terça-feira, 6 de maio de 2008

Até 69kg, até 75kg e até 81kg

Hoje, mais três categorias do boxe serão analisadas. São as categorias médio ligeiro, até 69kg, médio, até 75kg, e pesada até 81kg. Nas três categorias, serão 28 pugilistas nas olimpíadas de Pequim.

Na categoria até 69kg, o atual campeão mundial é o norte americano Demetrius Andrade. Ele, que prata no Pan no Rio perdendo para o brasileiro Pedro Lima(Que não conseguiu a classificação olímpica em nenhuma de suas três chances), garantiu o título em Chicago vencendo na final o tailandês Non Boonjumnong. O principal feito da campanha de Demetrius foi ter batido o medalha de prata no mundial de 2005, o bielorruso Magomed Nurutdinov. Nurutdinov garantiu presença em Pequim no primeiro pré olímpico europeu, e tem boas chances em Pequim.
Non Boonjumnong, vindo da forte escola de boxeadores de seu país que tem tudo para levar até quatro medalhas em Pequim, foi vice campeão asiático em 2002 e no mundial de 2007 derrotou o russo Andrey Balanov, campeão europeu de 2007, por 16x12. Porém, foi pego no exame antidopping e não vai participar dos Jogos.

Andrey Balanov conseguiu sua classificação para os Jogos Olímpicos apenas no segundo pré olímpico europeu, e depois de perder as semi finais e ter de disputar a medalha de bronze e a última vaga do continente para a categoria. Herdeiro do bi campeão olímpico e medalha de bronze em Atenas, Oleg Saitov, deu muito trabalho para o cubano Erislandi Lara no mundial de 2005. Lara, por sinal, seria o favorito na categoria, mas fugiu da delegação quando disputava os Jogos Pan-americanos do Rio e será substituido por Carlos Banteaux Suarez, campeão junior de 2004 e vencedor da Copa da Independência este ano, conseguiu vaga para os Jogos logo no primeiro pré olímpico americano, em Trinidad Tobago.
Os medalhistas de bronze no mundial de 2007 foram o turco Adem Kılıçcı e o chinês Hanati Silamu. O turco venceu nas quartas de finais do mundial o mongol Vitaly Grusac, que foi bronze em Sydney e está de volta à briga pela medalha. Já Silamu tem toda sua torcida a favor e derrotou durante o mundial o campeão asiático, o cazaque Bakhyt Sarsekbayev, sucessor do atual campeão olímpico Bakhtyar Aratayev, que está numa categoria acima.

O britânico Neil Perkins perdeu na primeira luta do mundial de 2007, mas foi bronze no mundial de 2005 e venceu o primeiro dos pré olímpicos continentais. No seu currículo ainda tem uma prata e um bronze em campeonatos europeus, pode surpreender na categoria que provavelmente será a mais equilibrada do boxe em Pequim

Aposta
Andrey Balanov (RUS) - Ouro
Demetrius Andrade( EUA) - Prata
Carlos Banteaux Suarez (CUB) - Bronze
Hanati Silamu(CHN)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O Cazaquistão conseguiu sua segunda medalha de ouro consecutiva na categoria, desta vez com Bakhyt Sarsekbayev, que venceu na final o cubano Carlos Banteaux Suarez por 18x9, sendo um dos responsáveis por deixar Cuba sem medalha de ouro. O sul-coreano Jungioo Kim ficou com um dos bronzes, depois de bater o americano campeão mundial Demtrius Andrade por 9x7 nas quartas de finais. Demetrius havia batido nas oitavas de finais o russo Andrey Balanov numa prévia da final que eu havia "chutado". A vitória, entretanto, foi fácil por 14x3.
Nas semi finais, caiu diante do futuro campeão por 10x6. Hanati Silamu, da China, ficou com o outro bronze.


Na categoria até 75kg, o russo Matvey Korobov é o grande favorito. Sucessor de Gaydarbek Gaydarbekov, campeão olímpico de 2004 e prata em 2000, ele garantiu os títulos mundiais de 2005 e 2007 e é o atual campeão europeu da categoria.

Seu grande desafiante deverá ser o cubano Emilio Correia, que não disputou o mundial de 2007. Campeão pan-americano no Rio, o boxeador cubano foi bronze em 2005 e deverá vir com toda força para impedir o título do russo. Ele garantiu vaga ao vencer facilmente o primeiro dos prés olímpicos continentais.

O vice campeão da categoria no mundial de 2007 foi o surpreendente venezuelano Afonso Blanco. Nas semi finais, ele bateu o campeão olímpico da categoria até 69kg, o cazaque Bakhtyar Aratayev, que mudou seu peso. Blanco perdeu nas quartas de finais do pan-americano para o equatoriano Carlos Gangora , que viria a ficar com o bronze na competição. Carlos Gangora pode surpreender, já que no mundial venceu duas lutas e parou só diante do campeão Korobov. A classificação veio com o vice campeonato no primeiro pré olímpico continental.

Além de Aratayev, o outro medalhista de bronze no mundial de 2007 foi o ucraniano Sergiy Derevyanchenko. Aos 22 anos, ele chegará em Pequim tentanto defender o bronze do mundial, mas sem ser o favorito, já que no torneio do ano passado não enfrentou nenhum pugilista renomado até perder nas semi finais por nocaute técnico no segundo assalto para Korobov.
O tailandês Angkarn Chomphupoung tirou do atual medalhista de bronze, o também tailandês Suriya Prasathinphimai a chance de defender sua medalha, e com o título no pré olímpico asiático chega como um dos principais candidatos ao pódio. O jovem uzbeque Elshod Rasulov é atual campeão asiático e é o quarto do ranking mundial. Ele perdeu nas oitavas de finais do mundial mas conseguiu sua classificação pelo pré olímpico continental.
O chinês Jianzheng Wang, perdeu nas quartas de finais do mundial de 2007, e terá todo apoio da torcida para conseguir a medalha. Já o egípcio Mohamed Hikal, bronze no mundial de 2005, que caiu na primeira rodada do mundial de 2007, conseguiu vaga nos Jogos vencendo o pré olímpico africano. Pode surpreender, já que disputou os Jogos de Atenas, quando caiu na segunda rodada diante de Saitov.

Aposta
Matvey Korobov (RUS) - Ouro
Emilio Correia (CUB) - Prata
Bakhtyar Aratayev (CAZ)- Bronze
Angkarn Chomphupoung (TAI) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O britânico James Degale conquistou a medalha de ouro de forma surpreendente, com vitórias sobre o americano Shawn Estrada e o cazaque Bakhtyar Aratayev no caminho para a final emocionante diante do cubano Emilio Correia. A vitória foi por 16x14 depois de abrir 6x1 no primeiro round mas levar um sufoco no final da luta.
As medalhas de bronzes ficaram com irlandês Sutlherland e com Vjender Kumar, da Índia.
Na categoria até 81kg, o atual campeão mundial é o uzbeque Abbos Atoev. Na final, ele venceu surpreendentemente o russo Artur Beterbiyev, campeão europeu e então favorito ao título mundial.

Os medalhistas de bronze no mundial da categoria foram o lituano Daugirdas Semiotas, eliminado por Beterbiyev, e o cazaque Yerkebuian Shynaliyev, medalha de prata no mundial junior de 2007.
O veterano croata Marijo Šivolija caiu nas quartas de finais do mundial diante de Atoev. Veterano de Atenas, quando caiu na primeira luta, foi medalha de prata no mundial de 2005, e ganhou medalha nos últimos quatro campeonatos europeus, porém sem nenhum título.

O colombiano Eleider Alvarez , que caiu na segunda luta do mundial, mas o potencial que ele mostrou no Pan e no pré olímpico deste ano, pode colocá-lo como uma das surpresas da competição.
Quem o eliminou foi o egípcio Ramadan Nasser, que caiu nas quartas de finais e conseguiu vaga em Pequim. Nasser pode repetir a medalha de seu compatriota Ahmed Ismail, que foi bronze nesta mesma categoria em 2004.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/04/o-primeiro-classificado-do-boxe.html

Aposta
Artur Beterbiyev (RUS) - Ouro
Abbos Atoev (UZB) - Prata
Marijo Šivolija (CRO) - Bronze
Yerkebuian Shynaliyev(CAZ)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O chinês Xiaoping Zhang ficou com a medalha de ouro ao superar os favoritos na categoria até 81kg do boxe. Na final, a vitória veio diante do irlandês Kenny Egan por 11x7. Nas semi finais, havia eliminado o britânico Tommy Jefferies, que ficou com uma das medalhas de bronze do torneio. Jefferies venceu o colombiano Alvarez depois de um empate em 5x5 nas oitavas de finais. Yerkebuian Shynaliyev ficou com o outro bronze.
O favorito russo Artur Beteryiev caiu nas oitavas de finais diante do chinês que se tornaria medalha de ouro por 8x2. O atleta do Uzbequistão Abbos Atoev caiu diante de um lutador do Tadjiquistão, o mesmo que eliminou na fase seguinte o croata Marijo Šivolija.

Nenhum comentário: