domingo, 18 de maio de 2008

até 63kg e até 70kg

Hoje, continuaremos as postagens sobre o judô, nas categorias até 63kg e até 70kg no feminino.
Na categoria até 63kg, a grande favorita é a cubana Driulis González. Vinda da categoria até 57kg, ela tentou a sorte a partir de 2007 na categoria até 63kg e se deu muito bem. Campeã mundial e pan-americana ano passado, ela tem tudo para levar mais um ouro olímpico. Em sua carreira, tem um bronze em Barcelona 1992, um ouro em Atlanta 1996, uma prata em Sydney 2000 e outro bronze em Atenas 2004. Além disso, possui três ouros em mundiais. Este ano, não disputou nenhuma etapa da copa do mundo. Porém, sua reserva, Anaisis Hernadez venceu a etapa da Polônia, foi vice na Alemanha e bronze na Supercopa de Paris.
A francesa Lucie Décosse é a que tem mais chance de acabar com a dinastia Driulis. Vice campeã mundial ano passado, é atual bi campeã européia e venceu o mundial de 2005, quando bateu Driulis nas semi finais. Este ano, venceu a supercopa de Paris.

Outra que tem grandes possibilidade de ouro é a japonesa Ayumi Tanimoto. Atual campeã olímpica da categoria, ficou com o bronze no mundial do Rio ano passado depois de perder para Driulis na semi final. Em sua carreira, Tanimoto tem três títulos asiáticos além da prata no mundial de 2005 e o bronze em 2001. Sua reserva na seleção japonesa Yoshie Ueno foi vice campeã da supercopa de Paris este ano.
A holandesa Elisabeth Willeboordse não pode ser considerada uma carta fora do baralho. Atual medalha de bronze no mundial, depois de perder por um Yoko nas quartas de finais para Ayumi, ela venceu a etapa da Bulgária da Copa do mundo.

A eslovaca Urška Žolnir, campeã do mundial de 2005, ficou na quinta posição do mundial depois de levar o golpe perfeito nas semi finais diante de Decosse e perder o bronze da mesma maneira diante de Ayumi. Este ano, foi bronze no europeu e venceu a etapa da Hungria da Copa do mundo.
Outra que não pode ser esquecida é a austriaca Claudia Heill. Atual vice campeã olímpica, ficou na sétima posição do mundial do ano passado depois de levar ippon de Driulis nas quartas de finais. É atual medalhista de bronze no campeonato europeu.

Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/venceu-menos-ruim.html

Aposta
Driulis González(CUB) - Ouro
Lucie Décosse(FRA) - Prata
Ayumi Tanimoto(JAP) - Bronze
Claudia Heill (AUT) - Bronze

Na categoria até 70kg, a atual campeã mundial e líder do ranking é a francesa Gevrise Emane. Este ano, ela faturou a supercopa de Paris, o torneio mais importante da temporada, mas ficou com o bronze no campeonato europeu.

A americana Ronda Rousey é uma velha conhecida do público brasileiro. Derrotou Mayra Aguiar na final do Pan e nas quartas de finais do mundial. Forte candidata ao ouro, ela foi vice campeã mundial no Rio e este ano faturou a supercopa da Hungria.

A veterana italiana Ylenia Scapin é outra candidata à medalha. Duas vezes medalhista olímpica, bronze em Atlanta na categoria até 70kg, e bronze em Sydney até 63kg, ela ficou com o bronze no último mundial depois de perder no golden score para Rousey. Scapin ainda foi bronze nos mundiais de 2005 e 2003 e é atual campeã européia da categoria, vencendo a campeã mundial. Este ano, ficou com o bronze na supercopa da Polônia.

A outra medalha de bronze no mundial ficou com a húngara Anett Mészáros. Ela perdeu nas semi finais para a futura campeã. No ranking mundial, tem o quinto lugar no europeu deste ano e o bronze na etapa da Hungria como principais resultados. Seu maior trunfo foi na disputa do bronze, diante de Edith Bosch.
A holandesa é atual medalha de prata olímpica e tem no currículo o título mundial de 2005 e bronze em 2003. Duas vezes campeã européia, tenta reviver os seus melhores tempos, ocorridos em 2004 e 2005.

A espanhola Leire Iglesas é atual vice campeã européia e no mundial do ano passado ficou na sétima posição mas este ano não conseguiu grandes resultados na Copa do mundo. Está prestes a perder a vaga na seleção para Cecília Blanco que venceu a etapa da Bulgária e foi bronze na supercopa de Paris.
A brasileira Mayra Aguiar, de 16 anos, pode surpreender. Ficou na nona posição no mundial do ano passado depois de perder para a americana nas quartas de finais. Porém, seu principal resultado veio esse ano com o título na Copa do mundo da Polônia, que contou com a participação de Scapin, Blanco , Iglesias e da chinesa Shumei Dou.

Shumei Dou ficou esse ano com a prata da Copa do Mundo da Polônia e o bronze em Hamburgo, podendo jogar com a torcida para brigar pelo pódio.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/menina-de-ouro-do-jud-brasileiro.html
Aposta
Ronda Rousey (EUA) - Ouro
Gevrise Emane (FRA) - Prata
Edith Bosch (HOL) - Bronze
Ylenia Scapin (ITA) - Bronze

Nenhum comentário: