segunda-feira, 19 de maio de 2008

Até 78kg e acima de 78kg feminino

O fim das análises do judô trás as duas categorias mais pesadas no feminino. Até 78kg e acima de 78kg.
A categoria até 78kg terá, muito provavelmente, um forte desfalque. A cubana Yurisel Laborde, bronze em Atenas, e campeã mundial em 2005 e 2007 desertou durante o Pan-americano de judô em Miame e provavelmente não fará parte da equipe cubana em Pequim.

Com isso, a japonesa Sae Nakazawa, que perdeu a final dos últimos dois mundiais para Laborde, chega como principal candidata ao ouro. Tri campeã asiática, disputou esse ano a etapa da Copa do Mundo de Hamburgo e ficou com a medalha de bronze.
A italiana Lucia Morico, atual medalha de bronze olímpica, ficou na quinta posição do mundial do ano passado mas chega como fortíssima candidata ao ouro, mesmo este ano não ter passado de um sétimo lugar na única etapa da copa do mundo que disputou.
A francesa Stéphanie Possamai foi bronze no mundial do ano passado ao vencer Morico na luta pelo terceiro lugar. Campeã européia de 2007, a francesa disputou esse ano algumas etapas da Copa do mundo ficando com a prata na Alemanha e bronze na supercopa de Paris.

A brasileira Edinanci Silva tenta finalmente chegar ao pódio olímpico. Sétima colocada nas últimas três edições das olimpíadas, a medalhista de bronze dos mundais de 1997 e 2003 tem chances reais de ir ao pódio. Bateu Laborde na final do Pan do ano passado mas não foi bem no mundial, ficando na nona posição. A quinta posição na etapa de Hamburgofoi seu melhor resultado em 2008.
A chinesa Yang Xiuli, quinta no mundial do ano passado, venceu a supercopa de Paris este ano e chegará em alta para disputar a medalha em casa. A ucraniana Maryana Pryscchepa também conseguiu excelentes vitórias este ano. Campeã da etapa da Bulgária e bronze na Polônia, ainda ficou numa rezoável sétima posição na supercopa de Paris.
A sul-coreana Kyung-Mi Jung foi bronze no último mundial depois de perder nas semi finais para Lambarde. Não disputou etapas da copa do mundo este ano.

Aposta
Sae Nakazawa(JAP) - Ouro
Yang Xiuli (CHN) - Prata
Edinanci Silva( BRA) - Bronze
Stéphanie Possamai (FRA) - Bronze
Dentre as mais pesadas da competição, a favorita é a chinesa Tong Wen. Campeã mundial da categoria absoluto(Não olímpica) em 2003, e ouro nos mundiais de 2005 e 2007 na categoria acima de 78kg, ela parece não ter adversárias. No mundial do ano passado, foi eleita a melhor judoca da competição em todas as categorias e este ano levou ouro na supercopa de Paris e na etapa da copa do mundo de Hungria.

A atual campeã olímpica Maki Tsukada parece não ser mais páreo para Wen. Bronze em 2005 e prata em 2007, sempre perdendo para Wen, Tsukada viu sua reserva Miduri Shintani vencer a copa do mundo de Hamburgo este ano.
A eslovaca Lucija Polauder não foi muito bem no mundial passado, ficou na nona posição, conseguiu brilhantes resultados nas copas do mundo deste ano. Foi campeã na Hungria, vice na Bulgária e bronze na Alemanha.

A britânica Karina Bryant foi quinta colocada no mundial do ano passado, mas levou o bronze em 2005 e tem boas chances de medalha. Quem levou o bronze em 2007 foi a alemã Sandra Köppen, enquanto a francesa Anne-Sophíe Mondíère.
Mondíére foi bronze no mundial de 2005, foi bronze na etapa da Alemanha da Copa do mundo e terá a experiência ao lado para subir ao pódio em Pequim.

O outro bronze em 2007 ficou com a holandesa Carola Uilenhoed que não passou de uma quinta posição na etapa de Hamburgo deste ano. A polonesa Ursula Sadkowska, sétima no mundial passado, foi prata na supercopa de Paris.
A russa Tea Donguzashvili foi medalha de bronze nos Jogos de Atenas mas não fez um bom mundial em 2007, ficando na nona posição. Medalha de prata no europeu desse ano, ano passado teve uma grande temporada, vencendo inclusive a supercopa da Holanda.
Aposta
Tong Wen(CHN) - Ouro
Maki Tsukada (JAP)- Prata
Karina Bryant (GBR)- Bronze
Lucija Polauder (SLO)- Bronze

Nenhum comentário: