segunda-feira, 26 de maio de 2008

Favoritos no levantamento de peso

O levantamento de peso é um dos esportes mais clássicos dos Jogos Olímpicos. Disputado desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, o esporte tem hoje em dia oito categorias no masculino e sete no feminino. As mulheres entrarão em ação pela primeira vez em 2000, em Sydney.
Hoje, começaremos com as categorias mais leves do levantamento de peso masculino, até 56k e até 62kg.

Na categoria mais leve do esporte, até 56kg, o atual campeão mundial é o norte coreano Cha Kum-Chol. O atleta, que não disputou nenhum outro torneio importante ano passado, levantou 128kg no arranco e 155kg no arremesso, ficando com a medalha de ouro com total de 283kg, melhor marca do ano de 2007.

Ainda ano passado, o chinês Li Zheng conseguiu chegar nesta marca durante o campeonato mundial. Entretanto, perdeu a medalha de ouro por pesar mais que o adversário norte coreano. Em 2006, ele ficou com a medalha de ouro no mundial com um total de 280kg.
O atleta da Indonésia Eko Yuli Irawan foi bronze no último mundial. Ele foi quinto no arranco e quarto no arremesso e alcançou ao todo 278kg.
O cubano Sergio Alvarez Boulet, medalha de prata no mundial de 2006, vai brigar pela medalha depois da quarta posição no mundial de 2007. Ele teve a melhor marca do ano de 2007 no arranco, com 156kg, mas com "apenas" 118kg no arremesso ficou na quarta posição no geral.

O chinês Jingbao Wu não disputou o mundial mas fez no campeonato asiático a quinta melhor marca do ano passado com 273kg. Ainda briga por uma vaga na seleção chinesa com Li Zheng, mas dificilmente alcançará a vaga. O turco Sedac Artuc, bronze em Atenas, foi quinto no mundial.

O vietinamita Hoang Anh Tuan, medalha de bronze no mundial de 2006, havia sido o segundo melhor do arranco no mundial do ano passado mas não completou as disputas no arremesso. Campeão do evento teste, foi campeão junior de 2006 e tem reais chances de medalha. Os 278kg levantados no evento teste lhe daria a quarta posição no mundial.
Igor Bour, da Maldávia, sexto no mundial do ano passado é um dos únicos atletas de seu país com chances de medalha. Ele é o atual campeão europeu da categoria, vencendo Halil Mutlu, da Turquia, que tem o recorde mundial da prova e é bi campeão olímpico mas últimamente não tem conseguindo bons resultados. Ano passado, seu melhor resultado foi 269kg.

Aposta
Li Zheng (CHN) - Ouro
Cha Kum-Chol(CDN) - Prata
Hoang Anh Tuan (VIE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O chinês Qingquan Long foi quem representou a China na categoria, e acabou com a medalha de ouro levantando ao todo 292kg, apenas dois a mais que o viatinamita Hoang Anh Tuan que conseguiu melhorar em 12kg sua melhor marca e medalhar para seu país.
Eko Yuli Irawan, da Indonésia, levantou 288kg no total e foi medalha de bronze enquanto o favorito ao pódio Cha Kum-Chol, da Coréia do Norte, não passou de uma quinta posição com 283kg, mesma marca que o deixou com o título mundial em 2007.

Na categoria até 62kg, o chinês Fan Yang é o atual campeão mundial da categoria. Foram 315kg levantados, o mesmo do vice campeão, o norte coreano Im Yong Su. Aliás, os dois empataram tanto no arranco como no arremesso, o que promete um grande duelo para Pequim.

Outro chinês, Qiu Le é favorito à medalha. Campeão mundial em 2005 e 2006, ele focpi em quarto no último mundial no arranco, mas não participou do arremesso.
O colombiano Oscar Figueroa, prata no mundial de 2006 e quarto no geral do mundial do ano passado, pode dar a Colômbia uma das únicas medalhas de seu país as olimpíadas. Campeão pan-americano, ele possivelmente terá Diego Salazar como companheiro na prova, e este também tem chances de pódio.
O búlgaro Ivaylo Filev, medalha de bronze no mundial de 2007, será outro candidato ao pódio.
O atleta do Turcomenistão Umurber Bazarbayev foi quinto no mundial e bronze no campeonato asiático e pode brigar por um lugar ao pódio.

Aposta
Fan Yang (CHN) - Ouro
Qiu Le (CHN) - Prata
Im Yong Su(CDN) Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A China acabou escolhendo apenas um atleta para disputar a categoria e levou a medalha de ouro com 319kg, conquistando com folgas tanto o arremesso quanto o arranco. Quem ficou com a medalha de prata foi o colombiano Diego Salazar, que surpreendeu ao levantar um total de 305kg. Seu compatriota, Oscar Figueroa, não conseguiu levantar 120kg no arranco e deu adeus a competição.
Quem foi bronze foi o indonésio Tryatno que levantou um total de 298kg. O nortecoreano Im Yong Su havia levantado 139kg no arremesso, que lhe daria a segunda posição, mas não levantou 160kgno arranco, sendo eliminado da competição. Lembrando que a Búlgaria acabou não levando atletas para Pequim por problemas com dopping.

Nenhum comentário: