domingo, 11 de maio de 2008

Nado Sincronizado

O Nado sincronizado é esporte olímpico desde 1984, quando as competições de duetos e solo eram realizadas. A partir de Atlanta 1996, o torneio individual deu lugar ao mais emocionante torneio por equipes. A Russia ganhou medalha de ouro tanto no dueto como por equipes nos dois últimos anos e chega à Pequim como fortíssima candidata ao ouro nas duas categorias.
Japonesas e espanholas deverão brigar pelas medalhas restantes. A China evoluindo e a tradição dos EUA E Canadá farão esses países brigar pelo pódio por fora.

Quadro de 2004 Aposta para 2004
Russia 2 ouros - - Russia 2 - -
Japão - 2 - Espanha- 2 -
EUA - - 2 Japão - - 2

Por equipes, as russas vêm como a equipe a ser batida. Foram campeãs do mundo em 2005 e 2007 além de terem vencido o Troféu mundial de Nado Sincronizado, disputado no Rio de Janeiro no fim do ano passado, envolvendo as melhores equipes. A provável equipe russa é Maria Gromova, Natalia Istchenko, Elvira Khasyanova, Olga Kuzhela, Anna Nasekina, Elena Ovtchinnikova, Svetlana Romashina, Anna Shorina.

A medalha de prata que terá uma disputa emocionante. O Japão ganhou medalha de bronze em 1984, 88 e 92 e ficou com a prata em 2000 e 2004 e chegará em Pequim com a Espanha sendo a pedra no sapato.

No mundial do ano passado, a Espanha conseguiu a medalha de prata an rotina livre e as atuais vice campeãs olímpicas terão que lutar muito se quiserem repetir o resultado de Atenas. As japonesas conseguiram medalha de prata na rotina técnica e a prata no geral, com a Espanha muito próxima.

A Espanha provavelmente irá com Alba Cabello, Raquel Corral, Andrea Fuentes, Tina Fuentes, Thais Henriquez, Gisela Moron, Irina Rodriguez, Paola Tirados enquanto as japonesas com Al Aoki, Reiko Fujimori, Hiromi Kobayashi, Erika Komura, Takako Konishi, Ayako Matsumura, Erina Suzuki, Masako Tachibana.
As chinesas, cada vez mais fortes, ficaram em quarto no mundial mas ainda um pouco distante da medalha. Poderá sim melhorar e brigar pelo pódio, mas não é uma das favoritas. Está atrás de Espanha e Japão ainda mas tem tudo para ficar à frente de outras equipes mais tradicionais.
Os EUA e Canadá, bronze respectivamente em 2004 e 2000, não estão mais tão fortes e deverão no máximo brigar pela quarta posição com as chinesas.

Aposta
Russia Ouro
Espanha- Prata
Japão- bronze
O nado sincronizado é um esporte que pouco muda de uma olimpíada para outra, sempre com os mesmos países no pódio e até mesmo as mesmas nações entre as seis primeiras colocadas.
Porém, com um trabalho voltado diretamente para os Jogos Olímpicos, as chinesas conseguiram a medalha de bronze ao bater as japonesas, que além de terem tido uma atleta com cãimbras no fim da apresentação, não fizeram uma apresentação a altura das anfitriãs. A pontuação foi de 48.750 a 48.084.
Na frente, as russas fizeram uma apresentação quase perfeita, com apenas dois 9.9, um em cada apresentação, o que fez com que elas ganhassem a nota máxima de 50 pontos e ficaram com a medalha de ouro.
A Espanha também saiu muito feliz da piscina, com notas entre 9.8 e 9.9, e conseguiu a prata com uma certa folga, mas sem grandes chances de bater as russas.
As japonesas acabaram na sexta posição, atrás inclusive do Canadá e dos EUA, sendo a única mudança importante ocorrida com relação aos últimos torneios importantes.

No dueto, as russas Anastacia Davydova e Anastacia Ermakova que costumam ganhar alguns dez nas notas, mas tem a maioria de 9.9, são campeãs olímpicas por equipes em 2004 e foram as campeãs do dueto também em 2004. Quanto ao mundial, foram campeãs em 2007 com uma apresentação quase perfeita.

A briga pela prata deverá ser emocionante entre Espanha e Japão. Gemma Mengual e Paola Sanches foram medalha de prata no mundial do ano passado apenas 0.7 à frente das japonesas Ayako Matsumura e Emiko Suzuki. No troféu mundial, no Rio de Janeiro ano passado, as espanholas ficaram um ponto à frente nas adversárias.

As espanholas, campeãs européias em 2008, ficaram em quarto nos Jogos de Atenas e mostraram forte evolução. Já o Japão, foi campeão em 2005 do mundial, vencendo a Russia, mas não foi a dupla atual.

A China, competindo em casa, poderá surpreender as japonesas e espanholas, e podem brigar pela medalha de prata e bronze. Não seria uma enorme surpresa se conseguisse bater a dupla japonesa e ficar com o bronze. A Espanha está um passo à frente. No mundial, ficaram em quarto mais de um ponto longe da medalha, mas Tingting e Wenwen Jiang estão muito fortes.
O dueto do Canadá terá como principal objetivo em Pequim, passar as americanas. O Canadá, sempre prata no Pan, chegou na sexta posição no mundial, nem perto do quinto lugar americano. Porém, as duplas da América do Norte dificilmente chegarão à alguma medalha.

Aposta
Russia- Ouro
Espanha- Prata
Japão- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
As russas Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova confirmaram o favoritismo e levaram o ouro no dueto do nado sincronizado com 99,993 pontos. Elas receberam cinco notas dez na parte de rotina técnica e dois 9.,9 e três 10 na parte livre para ficar com a medalha de ouro mais uma vez.
As três primeiras posições só não foram iguais as da fase semifinal porque o Japão conseguiu "roubar a cena" e tirar o bronze da dupla da China. As irmãs Tingting Jiang e Wenwen Jiang tinham a terceira colocação assegurada até que as japonesas Saho Harada e Emiko Suzuki alcançaram uma nota de 97,833 contra 96,500 das chinesas.
A China entrou de vez no cenário do nado sincronizado, com um trabalho forte para os Jogos Olímpicos. Resta saber se o trabalho continuará.

Nenhum comentário: