Hoje, terminamos as análises do levantamento de peso masculino com as três categorias mais pesadas do esporte. Até 94kg, até 105kg e acima de 105kg. Amanhã, serão análisadas três das sete categorias femininas. É difícil saber em que categorias os países leverão seus atletas, já que o número de vagas é determinado pela posição no mundial, e esta posição é por nação. Por exemplo, o país pode conquistar oito vagas no masculino e mandar dois atletas em quatro categorias e ficar sem disputar as outras quatro.
Na categoria até 105kg, o bielorusso Andrei Aramnau é o atual campeão mundial. Ele venceu ano passado com um total de 423kg, 12kg a frente do medalha de prata. Ele levantou 195kg no arranco e 228kg no arremesso.
Na mais pesada das categorias do levantamento de peso, o iraniano Hossein Rezazadeh é bi campeão olímpico e busca seu terceiro ouro consecutivo. Aos 29 anos, ele tem no currículo quatro títulos mundiais, o último em 2006. Ano passado ele sofreu um acidente de carro e não disputou a competição. Em 2006, ele alcançou 448kg durante o mundial de Santo Domingo.Outro favorito ao ouro é o lituano Viktors Ščerbatihs, medalha de prata nos jogos de Atenas e cinco vezes campeão europeu. No mundial do ano passado, o atleta levantou ao todo 442kg, 202kg no arranco e 240kg no arremesso. Ainda ano passado, no europeu de Strasboug, ele levantou um total de 447kg, melhor marca da temporada de 2007.
O vice campeão mundial foi o russo Evgeny Chigishev, que ficou apenas 1kg atrás do campeão. Evgeny levantou 1kg a menos no arranco. Em 2006, ele levantou 441kg. O bronze no mundial foi o atleta do Qatar Jaber Saed Salem, que ficou ao todo com 435kg. Ele conseguiu ficar à frente do búlgaro Velichko Cholakov, medalha de bronze na competição em Atenas 2004. A diferença entre os dois foi apenas no peso de cada atleta, desempate quando ambos levantam a mesma marca. O búlgaro também é medalha de prata no mundial de 2003.
O chinês Sun Haibo, não disputou o mundial do ano passado, mas foi campeão asiático com a marca de 431kg, que lhe daria a quinta posição no mundial. O ucraniano Artem Udachyn, vice campeão mundial de 2006, ficou em quinto em 2007 e pode brigar pelo pódio.
Aposta
Hossein Rezazadeh (IRA)- Ouro
Viktors Ščerbatihs (LIT) - Prata
Velichko Cholakov (BUL) - Bronze
Nenhum comentário:
Postar um comentário