Na categoria até 94kg, o russo Roman Konstantinov é o favorito para a medalha de ouro. A marca de 397kg alcançada quando ficou com o ouro no mundial do ano passado foi a melhor dos últimos anos na categoria.
O cubano Yohandrys Hernandez foi medalha de prata com quatro quilo a menos que o russo. Porém, foi o melhor no arremesso, totalizando 220kg nesta categoria, mas sendo apenas o quarto melhor no arranco.
O polonês Szymon Kolecki foi medalha de bronze na prova do mundial, com um total de 392kg. Porém, sua atuação arranco foi muito ruim, sendo apenas sétimo neste quesito. No total, levantou 392kg, quase beliscando a medalha de prata. Ele foi vice campeão no mundial de 2006 e, ano em que conseguiu a melhor marca de sua vida, com 396kg, que também foi a melhor do ano. Tem em seu currículo a prata olímpica em 2000.
O cazaque Eduard Tyukin foi sexto com 386kg, mas se melhorar um pouco sua prova de arremesso, em que foi apenas o oitavo melhor, pode disputar uma medalha, já que foi o terceiro melhor no arranco. Outro cazaque Ilya Ilin, campeão mundial de 2006 na categoria até 85kg, pode lutar pela medalha caso consiga a vaga.
O russo Andrey Demanov e o grego Konstantinos Papadopoulos tentarão usar a tradição de seus países no esporte para beliscar uma medalha. No mundial, ficaram em quarto e quinto respectivamente.
Aposta
Roman Konstantinov (RUS) - Ouro
Szymon Kolecki (POL) - Prata
Yohandrys Hernandez (CUB) - Bronze
Na categoria até 105kg, o bielorusso
Andrei Aramnau é o atual campeão mundial. Ele venceu ano passado com um total de 423kg, 12kg a frente do medalha de prata. Ele levantou 195kg no arranco e 228kg no arremesso.
No arremesso, ele ficou atrás do búlgaro Alan Tsagaev, que foi medalha de prata na categoria nos Jogos Olímpicos de 2000 e teve um total de 411kg, 231kg deles na prova em que ficou com o ouro, no arremesso. No arranco porém, ficou aquém de suas próprias expectativas, não passando de 180kg.
O russo Dmitriy Klokov vem de dois bronzes em mundiais, em 2006 e 2007, e poderá repetir a façanha em Pequim. O cazaque Bakhytbek Akhmetov será um de seus principais adversários. Ele ficou em quarto no mundial apenas 1kg abaixo do russo e ainda foi o segundo melhor no arremesso, porém apenas o sétimo no arranco.
O grego Nikolaos Kourtidis e o lituanio Ramunas Vysniauskas vem muito abaixo e dificilmente luitarão por uma medalha. Ele foram quinto e sexto no último mundial, respectivamente.
Aposta
Andrei Aramnau (BLR) - Ouro
Alan Tsagaev (BUL)- Prata
Dmitriy Klokov (RUS) - Bronze
Na mais pesada das categorias do levantamento de peso, o iraniano
Hossein Rezazadeh é bi campeão olímpico e busca seu terceiro ouro consecutivo. Aos 29 anos, ele tem no currículo quatro títulos mundiais, o último em 2006. Ano passado ele sofreu um acidente de carro e não disputou a competição. Em 2006, ele alcançou 448kg durante o mundial de Santo Domingo.
Outro favorito ao ouro é o lituano Viktors Ščerbatihs, medalha de prata nos jogos de Atenas e cinco vezes campeão europeu. No mundial do ano passado, o atleta levantou ao todo 442kg, 202kg no arranco e 240kg no arremesso. Ainda ano passado, no europeu de Strasboug, ele levantou um total de 447kg, melhor marca da temporada de 2007.
O vice campeão mundial foi o russo Evgeny Chigishev, que ficou apenas 1kg atrás do campeão. Evgeny levantou 1kg a menos no arranco. Em 2006, ele levantou 441kg. O bronze no mundial foi o atleta do Qatar Jaber Saed Salem, que ficou ao todo com 435kg. Ele conseguiu ficar à frente do búlgaro Velichko Cholakov, medalha de bronze na competição em Atenas 2004. A diferença entre os dois foi apenas no peso de cada atleta, desempate quando ambos levantam a mesma marca. O búlgaro também é medalha de prata no mundial de 2003.
O chinês Sun Haibo, não disputou o mundial do ano passado, mas foi campeão asiático com a marca de 431kg, que lhe daria a quinta posição no mundial. O ucraniano Artem Udachyn, vice campeão mundial de 2006, ficou em quinto em 2007 e pode brigar pelo pódio.
Aposta
Hossein Rezazadeh (IRA)- Ouro
Viktors Ščerbatihs (LIT) - Prata
Velichko Cholakov (BUL) - Bronze
Nenhum comentário:
Postar um comentário