Na categoria até 60kg, apesar de não ser o campeão mundial, o favorito é o georgiano Nestor Khergiani. Vice mundial de 2007, ele é o atual medalha de prata olímpico e duas vezes campeão europeu, e outras 7 vezes medalha de bronze. Este ano, ele não disputou as etapas da copa do mundo, mas com certeza virá forte para Pequim.
O campeão mundial da categoria é o holandês Ruben Houkes. Vice campeão europeu de 2008, ele ficou com o bronze na supercopa de Paris e chegará em Pequim para tentar bater de novo o experiente Nestor Khergiani.
O campeão europeu é o austríaco Ludwig Paischer. Ele caiu na primeira fase em Atenas mas, agora mais experiente, é um dos postulantes ao pódio. Ele foi bronze no mundial de 2007 e prata em 2005 além de ter cinco medalhas em campeonatos europeus. Este ano, foi campeão da Copa do mundo da Alemanha e prata na Áustria.
Outro favorito para o pódio olímpico é o coreano Choi Min-Ho. Atual medalhista de bronze olímpico, ficou com o bronze também no mundial e tem no currículo o ouro no mundial de 2003. Esse ano, ficou com o bronze na supercopa de Paris.
O japonês Tadahiro Nomura é o atual tri campeão da categoria mas não competirá em Pequim. Depois de ser derrotado por Daisuke Asano na semifinal do Campeonato Japonês por Pesos, o único tricampeão olímpico da história do Judô, Tadahiro Nomura, foi submetido à uma cirurgia para remover parte do menisco do joelho direito. Dessa forma, deu adeus à qualquer chance de ir aos Jogos de Pequim. O japonês que irá lutar na categoria é Hiroaki Hiraoka. Medalha de ouro na supercopa de Paris ele chegará como um dos favoritos ao ouro, mesmo sem ter disputado o mundial do ano passado.
O mongol Khashbaataryn Tsagaanbaatar é atual medalha de bronze olímpico. No mundial do ano passado, ficou na sétima posição e chega como um dos candidatos ao pódio em Pequim. O russo Ruslan Kishmakhov, campeão europeu de 2007, ficou em quinto no torneio continental deste ano e pode surpreender. O ucraniano Georgiy Zantaraya conseguiu belos resultados em 2008, com o bronze na etapa da Áustria e na supercopa de Paris além do vice na República Tcheca.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/volta-de-denilson.html
Aposta
Aposta
Nestor Khergiani(GEO)- Ouro
Hiroaki Hiraoka(JAP)- Prata
Ludwig Paischer (AUT) - Bronze
Ruben Houkes (HOL) - Bronze
Na categoria até 66kg, o favorito é o brasileiro João Derly. Campeão mundial de 2005 e 2007 e medalha de ouro no Pan de 2007, não lutou tão bem esse ano, ficando em sétimo na supercopa de Paris e nono na Áustria.
Na categoria até 66kg, o favorito é o brasileiro João Derly. Campeão mundial de 2005 e 2007 e medalha de ouro no Pan de 2007, não lutou tão bem esse ano, ficando em sétimo na supercopa de Paris e nono na Áustria.
Talvez o maior adversário do brasileiro seja o cubano Yordanis Arencibia. Atual bronze olímpico, o cubano não conseguiu bons resultados esse ano mas ano passado foi vice na supercopa da Alemanha. No Pan do ano passado, perdeu para Derly nas quartas de finais e terminou com o bronze.
O iraniano Arash Miresmaeili também dará problemas para Derly. Campeão mundial de 2001 e 2003, ele era um dos favoritos em Atenas mas perdeu na primeira rodada. Agora, depois de dois bronze nos mundiais de 2005 e 2007, o atleta busca esquecer o desempenho de Atenas para ficar com o ouro.
Outro que ganhou bronze nos dois últimos mundiais foi o húngaro Miklós Ungvári. Campeão europeu de 2002, foi prata no torneio de 2008 e este ano foi vice campeão da Copa do mundo da Alemanha.
O georgiano Zaza Kedelashvili é atual tri campeão europeu e mesmo com o péssimo mundial do ano passado, em que ficou na primeira rodada, é um dos favoritos ao pódio.
O sul-coreano Joo Jin Kim foi medalha de ouro na supercopa de Paris deste ano e surge como outro candidato ao pódio. O francês Benjamin Darbelet, campeão da etapa da República Tcheca , é outro que não foi bem no mundial mas esse ano fez boas lutas.
Um lutador japonês nunca pode ser esquecido. Principalmente quando é um campeão olímpico. Masato Uchishiba foi vice campeão no mundial de 2005, perdendo para Derly na final. Campeão olímpico de 2004, foi muito mal no mundial mas renasceu com o bronze na supercopa de Paris este ano.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/nico-bi-entre-o-ciclo-olmpico.html
Aposta
João Derly(BRA) - Ouro
Arash Miresmaeili (IRÃ) - Prata
Masato Uchishiba (JAP)- Bronze
Yordanis Arencibia (CUB)- Bronze
Na categoria até 73kg, o campeão mundial é o sul-coreano Wang Ki-Chun. Ele ficou em quinto na supercopa de Paris esse ano mas talvez não chegue como principal favorito à Pequim. Aliás, a categoria está aberta, sem um favorito absoluto. É herdeiro de Won-hee Lee , campeão mundial de 2003 e olímpico em 2004 na categoria.
Na categoria até 73kg, o campeão mundial é o sul-coreano Wang Ki-Chun. Ele ficou em quinto na supercopa de Paris esse ano mas talvez não chegue como principal favorito à Pequim. Aliás, a categoria está aberta, sem um favorito absoluto. É herdeiro de Won-hee Lee , campeão mundial de 2003 e olímpico em 2004 na categoria.
O atleta do Azerbaijão Elnur Mammadli chega como atual medalhista de prata no mundial. Este ano, disputou apenas uma etapa da copa do mundo e ficou com o ouro na Alemanha.
O japonês que disputará a categoria é Yusuke Kanamaru, atual medalha de bronze no mundial. Jovem, não disputou nenhuma etapa na copa do mundo deste ano mas ficou com a vaga na seleção do Japão. O atleta do Tadjquistão Rasul Boqiev foi o outro medalhista de bronze no mundial do ano passado e este ano ficou com o bronze na etapa da Alemanha da copa do mundo. O cubano Ronal Girones foi prata na supercopa de Paris e chega como um dos credenciados ao pódio.
O belga Dirk Van Tichelt foi campeão europeu em 2008 e chega forte depois do nono lugar no mundial do ano passado. Ele foi vice campeão da Copa do mundo da Áustria e da Alemanha além do quinto lugar na supercopa de Paris.
Nesta supercopa de Paris, o campeão foi o macedônio Serghei Toma, que chega credenciado ao pódio. Ainda em 2008, ficou em sétimo no europeu. O húngaro Ákos Braun foi campeão mundial em 2005 e foi nono no mundial do ano passado. Bronze no europeu deste ano, pode resugrgir em Pequim. Já o espanhol Kiyoshi Uematsu foi bronze no mundial de 2005 e ficou com a prata no europeu deste ano.
O bielorusso Kanstantsin Siamionau, sétimo no mundial do ano passado, foi campeão esse ano da copa do mundo da Geórgia e tem chances de medalha. O brasileiro Leandro Guilheiro foi bronze em Atenas 2004 e após uma nona colocação nos últimos dois mundiais, chega credenciado pelo bronze na Copa do Mundo de Hamburgo. O turco Sezer Huysuz foi líder do rankign mundial da copa do mundo de 2007, com importantes resultados, e depois do sétimo no mundial, pode ser um dos atletas a surpreender na categoria.
Chances do Brasil: http://brasilempequim2008.blogspot.com/2008/03/leandro-tentar-repetir-atenas.html
Aposta
Elnur Mammadli(AZE) - Ouro
Wang Ki-Chun (COR) - Prata
Dirk Van Tichelt (BEL) - Bronze
Yusuke Kanamaru (JAP) - Bronze
Yusuke Kanamaru (JAP) - Bronze
Um comentário:
guilherme,
tenho passado aqui direto para consultar sobre as olimpiadas. Tá show d bola. Tb as vezes procuro no google e rapidamente vem o endereço do seu blog. Abraços
Postar um comentário