sexta-feira, 16 de maio de 2008

Luta feminina

A tendência da luta livre segue a de Atenas 2004. Domínio japonês no feminino e russo no masculino, deixando os dois países nas lideranças das apostas para 2008. Pouco mais democrática que a greco romana, a luta livre coloca entre os favoritos à medalha além de países do leste europeu e asiáticos, os da América, principalmente EUA, Cuba e Canadá.

De interessante, o fato de a Russia não conseguiu manter entre as mulheres a tradição do masculino enquanto o Japão não consegue colocar nenhum homem entre os melhores enquanto as mulheres podem levar até mesmo quatro ouros.
Quadro de 2004 Aposta para 2008

Russia 3ouros 1 prata 2 bronzes Russia 5ouros - 1 bronze
Japão 2 1 3 Japão 3 - -
Ucrânia 2 - - Uzbequistão 1 - 1
EUA 1 3 1 Geórgia 1 - -
Uzbequistão 1 1 - Bulgária 1 1 -
Cuba 1 - 1 Cuba - 3 2
China 1 - - Irã - 2 1
Irã - 2 1 Ucrânia - 1 1
Canadá - 1 - EUA - 1 -
Cazaquistão - 1 - Turquia - 1 -
Coréia do Sul - 1- China - 1 -
França - - 2 Suécia - 1 -
Turquia - - 1 França,Azerbaijã0, Cazaquistão, Bielorrussia, Mongólia - - 1

As competições femininas têm quatro categorias, quase a metade das competições oficiais. Os campeonatos mundiais são divididos em sete categorias(Até 48kg, até 51kg, até 55kg, até 59kg, atpe 63kg, até 67kg e até 72kg) e nos Jogos Olímpicos, competição mais importante do esporte, as categorias são unidas em até 48kg, até 55kg, até 63kg e até 72kg.
Nos mundiais, as categorias não olímpicas são praticamente uma outra opurtunidade para países com grande tradição no esporte levar equipes maiores. Enquanto os mundiais de categorias que são disputadas nas olimpíadas envolvem cerca de 40 atletas, as categorias que não fazem parte do evento olímpico contém menos de 20 atletas.

A categoria até 48kg promete para Pequim uma revancha. A atual campeã mundial, a japonesa Chiharu Icho foi derrotada pela ucraniana Irini Merleni na final dos Jogos Olímpicos de 2004 e agora, depois de derrotá-la na final do mundial do ano passado, quer ficar com o ouro que lhe escapou em Atenas.
A chinesa Li Xiaomei foi medalha de bronze no mundial depois de perder para Icho por 3x0 na final. Na decisão do bronze, venceu Stephanie Murata, dos EUA, por 3x0. O outro bronze ficou com a venezuelana Mayelis Caripa que foi batida pela ucraniana Merleni por 7x0.
Os placares mostram a superioridade técnica de Merleni e Icho, que dominam a categoria há anos e que não vêm sendo ameaçadas.
Quem pode surpreender na luta pelo bronze é a atleta do Azerbaijão, a campeã européia Mariya Standki. No mundial do ano passado perdeu para Icho nas quartas de finais por 5x4 numa luta em que a japonesa venceu pelos pontos técnicos.
A americana Stephanie Murata perdeu a vaga na seleção para Clarissa Chun, que venceu no pan-americano deste ano. Qualquer uma das duas que disputar os Jogos, tem chances de brigar pelo bronze.

Aposta
Chiharu Icho (JAP) - Ouro
Irini Merleni (UCR) - Prata
Mariya Standki (AZE)- Bronze

Na categoria até 55kg, a atual campeã olímpica Saori Yoshida tem tudo para manter sua hegemonia na categoria. Perdeu a primeira luta de sua vida somente no início de 2007, quando foi derrotada pela americana Marcie Van Dusen na Copa do Mundo por equipes.
Van Dusen caiu nas quartas de finais do mundial e ainda tenta garantir a vaga olímpica depois do pré olímpico mundial. Terá poucas chances em Pequim de brigar pelo ouro, mas o pódio está em aberto.

A vice campeã mundial foi a experiente sueca Ida-Theres Karlsson. Sétima colocada em Atenas, bronze no mundial de 2006, venceu em 2007 importantes atletas, como a ucraniana Tetyana Lazareva, que ficou em quinto em Atenas depois de bater na primeira fase a própria Ida. Lazareva terminou o mundial na quinta posição, perdendo o bronze para a russa Natalya Golts. Golts precisou de duas vitórias na repescagem para ficar com uma das medalhas de bronze. O outro bronze ficou com com a cazaque Olga Smirnova.

Atual medalha de prata na competição, a canadense Tonya Verbeek perdeu nas quartas de finais diante da bielorussa Alena Filipova por 6x3 e acabou sequer indo para repescagem. O título pan-americana a colocou na olimpíada e consequentemente como uma das favoritas para medalha, bem como a própria Filipova, que no mesmo mundial eliminou outra medalhista olímpica, a francesa Anna Gomis, que havia sido bronze em Atenas. Gomis ainda busca a vaga olímpica enquanto Filipova assegurou com o título europeu, vencendo exatamente a francesa no caminho para o ouro.

Aposta
Saori Yoshida (JAP) - Ouro
Ida-Theres Karlsson (SUE) - Prata
Alena Filipova (BIE) - Bronze

A categoria até 63kg a grande favorita é a atual campeã olímpica Kaori Icho. Ela chega à Pequim como penta campeã mundial e tem tudo para conseguir sua segunda medalha de ouro. No mundial de Baku, ano passado, não teve dificuldade em nenhuma luta, perdendo pontos apenas para francesa Legrand Golliot nas semi finais. Golliot, bronze em Atenas, terminou na quinta posição no mundial, perdendo o bronze para a americana Sara McMann, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Mcmann, uma das favoritas à medalha, deu muito azar no sorteio do mundial, enfrentando logo na primeira luta Icho. A luta foi equilibrada, mas a japonesa sempre esteve melhor abrindo dois pontos de vantagem logo no ínício. Ela é atual bi campeã pan-americana e tem uma prata no mundial de 2003 e um bronze em 2005.

A vice campeã mundial foi a cazaque Elena Shalygina que bateu nas semi finais a ucraniana Ostapchuk por 10x2. Porém, a luta chave dela foi nas quartas de finais diante da forte polonesa Monika Rogien, que viria ficar com a medalha de bronze. Rogien bateu por 5x2 a ucraniana na luta por um dos bronzes.

Aposta
Kaori Icho(JAP) - Ouro
Sara McMann (EUA)- Prata
Legrand Golliot (FRA)- Bronze

A categoria mais pesada da luta feminina foi a que causou mais polêmica na primeira aparição olímpica das mulheres no esporte. Em uma das semifinais, o pai de uma das lutadoras tentou invadir o local dos combates após a eliminação de sua filha.A lutadora em questão é a pentacampeã mundial Kyoko Hamaguchi, porta-bandeira da delegação do Japão na cerimônia de abertura. Ela perdeu na semifinal da categoria até 72 kg para a chinesa Wang Xu, de 18 anos, que foi medalha de ouro.Logo após o anúncio de que Xu tinha vencido, Heigo "Animal "Hamaguchi, ex-lutador de 56 anos, tentou pular das arquibancadas. "Isso é impossível. Não pode ser assim. Vocês erraram", gritou, antes de ser detido pelos seguranças gregos. Kyoko Hamaguchi ainda venceu a decisão de bronze.

Quatro anos mais tarde, a japonesa Kyoko Hamaguchi tem a chance de se vingar. Mesmo sendo eliminada na segunda luta do mundial, ela venceu o pré olímpico continental e garantiu o passaporte para Pequim. A atual campeã olímpica, a chinesa Xu Wang estará lá, mas sua princípal adversária será a búlgara Stanka Zlateva. Foi exatamente ela que venceu Kyoko no mundial, logo na primeira rodada, e posteriormente passou por Wang nas quartas de finais. Campeã mundial também em 2006, a atleta da Bulgária é a mulher a ser batida na luta.

Hamaguchi e Wang terão dificuldades até mesmo para brigar pelo pódio. A americana Kristie Marano foi vice campeã mundial, batendo inclusive nas semi finais a russa Gouzel Maniourova, medalha de prata em Atenas 2004, e uma das favoritas à medalha. Gouzel terminou com o bronze no mundial do ano passado ao vencer Maria Unda da Espanha.
A outra medalha de bronze foi para cazaque Olga Zhanibekova, que venceu na repescagem Hamaguchi e Wang, tirando delas a chance medalhar no torneio. As vitórias foram por 4x2 e 3x0 respectivamente.

Aposta
Stanka Zlateva (BUL)- Ouro
Xu Wang (CHN) - Prata
Olga Zhanibekova (CAZ) - Bronze

Nenhum comentário: