quinta-feira, 1 de maio de 2008

Tiro com arco masculino

As Competições de tiro com arco acontecem nos Jogos Olímpicos desde a primeira edicão, em Atenas 1896. Desde lá, muitas provas da modalidade foram disputadas mas hoje em dia o esporte destribui medalhas apenas no individual, masculino e feminino, e equipes, também para os dois sexos. As disputas olimpicas sao de 70m.

No individual masculino, os coreanos Hyin In Dong e Yeon Chun Kim querem ganhar o ouro que perderam em Atenas quando foram eliminados nas quartas de finais e ficaram fora do pódio. Dong, naquela ocasião, bateu o recorde mundial nas eliminatórias mas sucumbiu logo depois. Hoje, os dois coreanos sao os melhores do mundo na distância olimpica, 70m, e tem tudo para fazer uma dobradinha, já que foram os melhores no mundial de 2007 na distância. Dong foi campeão mundial e Kim caiu nas quartas de finais e e o quinto do ranking mundial.
O russo Balgimina Tsyrenpelov lidera o ranking mundial, e aos 33 anos foi vice mundial em 2007, este ano ficou em nono no evento teste, disputado na China. Ganhou a etapa da Grã Bretanha da copa do mundo e no mundial do ano passado ficou em 17 nos 70m.
Roman Giroulle,da Franca é o terceiro no ranking mundial e aos 20 anos ficou em quarto no evento teste da China, mas foi mal no mundial do ano passado no mata mata. Na primeira fase tinha sido o quinto melhor nos 70m, mostrando que pode ficar com uma medalha nas olimpiadas.
O chines Hai Feng Xue foi eliminado nas quartas do mundial, se encontra na décima sétima posicao no ranking mundial e e a principal esperança dos donos da casa de levar uma inédita medalha no esporte.
O malaio Chu Siang Sheng foi até as quartas de finais do campeonato mundial e se enconta em 11 do mundo. Na prova de 70m do mundial foi um dos melhores.

O italiano Marco Gagliazo, atual campeão olimpico, provavelmente não estará nas olimpiadas. Ele é o 33 do ranking mundial, quinto melhor italiano apenas. Ilario Di Buo deve ser o italiano que chegará mais perto da medalha, é o quarto do ranking mundial e conseguiu dois pódios em etapas da copa do mundo.
O experiente Hiroshi Yamamoto, medalhista em 84 e 2004 não vem bem mas não pode ser esquecido, mesmo sendo o numero 36 do mundo.
Por último, os atletas de Taipei tem grandes chances de subir ao pódio. Medalhistas de prata por equipes em Atenas, o pais tera Cheng Weng Kuo e Weng Chang Pang.

Aposta
Hyin In Dong(COR)- Ouro
Yeon Chun Kim (COR)- Prata
Roman Giroulle (FRA) - Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
E o domínio sul-coreano mais uma vez foi quebrado. Numa final emocionante, o ucraniano Viktor Ruban venceu o sul-coreano Kyung Mo Park por 113x112. O ucraniano começou melhor e parecia nem sentir a pressão da torcida sul-coreana, que lotava a arena de tiro com arco sonhando com uma medalha num dos esportes mais populares do país. Depois, o sul-coreano e favorito na final acertou três flechas 10 seguidas, ficando dois pontos na frente e dando a entender que a vitória chegaria. Porém, com dois 10 e um 9, o ucraniano colocou pressão no sul-coreano que teve sua vantagem diminuída para um ponto. No fim, um oito deixou o atleta asiático distante do ouro, que se confirmou para o ucraniano com um 10 no último tiro.
A medalha de bronze ficou com o russo Bair Badanov, que venceu o mexicano Juan Rene Serrano.
O malaio Chu Siang Sheng caiu nas quartas de finais diande de Badanov enquanto o favorito
Hyin In Dong perdeu nas oitavas de finais para o americano Viktor Wunderle, que caiu posteriormente nas quartas de finais.

Por equipes,os coreanos são os grandes favoritos. Atuais bi campeões olímpicos, estão em terceirno no ranking mundial mas possuem os melhores atiradores, com três entre os 10 melhores do mundo. No campeonato mundial, ficaram com a medalha de ouro na final ao baterem a Grã Bretanha, e nas semi finais, quando venceram Taipei, bateram o recorde mundial com 231 pontos. No evento teste da China, foram campeões.

Os britânicos colocaram dois atletas entre os 4 melhores no último mundial e venceram nos favoritos norte americanos, quarto colocados em Atenas e bronze em Sydney, nas quartas de finais. Os americanos, por sua vez, vivem uma pequena decadência no esporte e não tem nenhum alteta entre os 25 melhores do ranking mundial. No ranking por equipes se encontra apenas na sexta posição mas nunca pode ser esquecido num torneio por equipes masculino, no qual chegou nas semi finais nas cinco edições em que a prova foi disputada, levando medalha em quatro.

A equipe de Taipei tem grandes chances de medalhas. Atuais vice campeões olímpicos, o país foi bronze no último mundial depois de perder as semi finais para os coreanos. São líderes do ranking mundial e tem dois atletas com nível muito bom, entre os 10 melhores do mundo.
A equipe da Itália, medalhista em Atlanta-1996 e Sydney 2000, perdeu nas quartas da finais para a Polônia no mundial e se encontra em quarto no ranking mundial. Seus três melhores atiradores estão entre os 15 melhores, se dando ao luxo de deixar de fora o atual campeão olímpico.
Os poloneses foram a surpresa do mundial de 2007, quando terminaram em quarto, e mesmo em 11º no ranking mundial se classificaram para os Jogos. Seus atiradores não estão entre os melhores do mundo mas a equipe pode surpreender, como fez ano passado.

Aposta
Coréia do sul- Ouro
Grã Bretanha- Prata
Taipei- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
Por equipes, os sul-coreanos conseguiram manter a tradição e conquistaram a medalha de ouro vencendo a Itália na final por 227 x225. Os italianos estavam na frente na entrada da última sessão de três flechas, na qual o atirador europeu mandou uma flecha de sete pontos, deixando os sul-coreanos abrirem dois pontos e venceram mais uma vez a competição. O domínio sul-coreano esteve perto de acabar mas se manteve de pé.
Na disputa do bronze, os chineses mostraram a evolução que tiveram no esporte ao vencerem os ucranianos por 222x219. Os britânicos, para mim favoritos para a prata, viram de perto a evolução dos anfitriões e perderam logo na primeira rodada por 214x210. Já Taipei caiu diante dos ucranianos nas quartas de finais.

Nenhum comentário: