sábado, 10 de maio de 2008

Tenis de mesa feminino

O tenis de mesa é um dos trunfos dos anfirtiões para derrotar os norte-americanos no quadro geral de medalhas. São quatro disputas, individual e equipes tanto no masculino como no feminino, e em todas a China é favorito. É claro que podem ocorrer surpressas, visto a última edição dos Jogos em que um coreano levou o ouro no individual.
Até Pequim, as disputas eram duplas e individual e neste edição dos Jogos, a competição de equipes, com 16 países, substitui o torneio de duplas.
A Ásia deve conquistar todas as medalhas do esporte.

Quadro de 2004 Aposta para 2008
China 3 1 2 China 4 2 1
Coréia do Sul 1 1 1 Coréia do sul - 1 1
Coréia do Norte - 1 - Singapura - 1 -
Hong Kong - 1 - Hong Kong - - 2
Dinamarca - - 1

O domínio chinês no tenis de mesa feminino é ainda maior, e o país anfitião dos Jogos Olímpicos tem as cinco primeiras colocadas no ranking mundial, o que deixa o país muito próximo de dois ouros entre as mulheres, repetindo assim o feito alcançado em Atenas. Aliás, das 10 medalhas de ouro para mulheres na história, cinco individuais e cinco de duplas, apenas uma não foi para os chineses, em 1988, nas duplas.

No individual, a favorita é a atual campeã olímpica Yining Zhang. Desde 2004 como líder do ranking mundial, a chinesa que foi também campeã nas duplas em Atenas, a chinesa perdeu nas semi finais do mundial de 2007. Porém, nem por isso a campeã neste ano do torneio do Qatar e do Kwait deixa de ser a grande candidata ao ouro.
No mundial do ano passado, quem a derrotou foi Yue Goe, que terminou com o título do torneio. Atual segunda colocada no ranking mundial, este ano chegou até as semi finais do Qatar e nas quartas de finais no Kwait. Ela, bronze nas duplas em Atenas e no individual do mundial de 2005, derrotou Zhang por 4x0 no mundial.
A terceira chinesa no individual é Li Xiaoxia. Terceira no ranking, foi vice campeã omundial ano passado e é a mais nova das melhores mesa tenistas do mundo, com 20 anos completados em 2008. Na final do mundial do ano passado, perdeu por 4x3 de virada, numa prova de sua inexperiência perante suas compatriotas. Este ano, foi vice campeão no Torneio do Kwait.

As atletas de Cingapura são as que têm mais chances de tirar as chinesas do pódio. Jia Wei Li, que nasceu na China e é naturalizada, é sexta no ranking mundial e no campeonato mundial do ano passado caiu nas oitavas de finais. Ganhou o aberto do Chile e foi vice do aberto do Brasil este ano. Uma posição atrás dela no ranking está Yue Gu Wang, que também caiu nas oitavas de finais do mundial ano passado. Tianwei Feng é décima do mundo e pode surpreender.

Huajun Giang, Ling Lin e Yana Tie vão disputar por Hong Kong, com chances remotas de medalha. Oitava, décima e décima primeira respectivamente no ranking mundial, elas têm muitas dificuldades de vencer as chinesas e acabam sempre disperdiçando chances de vencê-las.

Da Europa, Jia Li, da Holanda, e Jia Liu da Áustria. As duas caíram diante de chinesas nas oitavas de finais do mundial do ano passado mas estão entre as 15 melhores do mundo.
Cheng Weng, dos EUA e a coreana Kyung Ah Kim foram bem no último mundial, chegando até Às quartas de finais, mas estão distantes das chinesas.

Aposta
Yining Zhang (CHN) - Ouro
Yue Goe (CHN) - Prata
Li Xiaoxia (CHN) - Bronze


No torneio por equipes, a China tem tudo para levar a medalha de ouro. Além das três melhores jogadoras do mundo, o país tem a melhor dupla da atualidade e venceu o campeonato por equipes no início deste ano.
A equipe de Singapura é a única que consegue fazer frente à China. No mundial do ano passado, foi vice campeã conseguindo incluisive vencer uma das partidas, perdendo pro 3x1, na única derrota em um jogo da China no torneio.

O Japão, com apenas uma mesa-tenista entre as 20 melhores do mundo, tenatrá tirar de Hong Kong a medalha de bronze. Enquanto as atletas adversárias estão até cotadas para medalhas no individual, as nipônicas devem ser coadjuvantes no torneio simples e vêm com tudo por equipes para levar o título. No mundial do ano passado, as equipes não se enfrentaram mas perderam ambas nas semi finais, dividindo a medalha de bronze.

Da Europa, Hungria, Áustria, Holanda e Hungria tentarão surpreender. Todas as quatro equipes perderam nas quartas de finais do ano passado para as equipes asiáticas, e assim disputaram um torneio entre sí para saber quem ficaria em quinto. A Hungria passou por Holanda e Áustria e ficou em quinto, mostrando que o fato de não ter nenhuma atleta entre as 30 melhores do mundo não influi muito no torneio por equipes

Aposta
China- Ouro
Singapura- Prata
Hong Kong- Bronze

Nenhum comentário: