sábado, 3 de maio de 2008

Três categorias mais leves


Hoje, começamos às analises do boxe. Esporte queainda divide os profissionais dos amadores destribui 11 medalhas de ouro e é um dos únicos que deixam dois bronzes para os atletas, já que não há disputa pelo terceiro lugar.

Na categoria ate 48kg, o chines Shiming Zou e o principal favorito na prova. No mundial de Chicago, ele garantiu o titulo com uma vitoria de 17x3 sobre Harry Tanamor, das Filipinas. Zou sobrou na competicao de Chicago e venceu todas suas lutas com facilidade. Sua luta mais complicada foi com o irlandes Patrick Barnes, quando o combate terminou 22x8. Ele foi medalha de bronze em Atenas e, agora lutando em casa, chega com um bi campeonato munidal, 2005-07, nas costas alem do titulo asiatico de 2006.
Harry Tanamor, das Filipinas, e experiente e chegar nos Jogos com 31 anos. Foi bronze nos mundiais de 2001 e 2003 mas decepcionou nos Jogos de Atenas, quando caiu na primeira luta diante do coreano Hoong Moon.

O argelino Nordine Oubaali, que é naturalizado francês, ficou com um dos bronzes no mundial, perdendo nas semi finais para o chinês campeão enquanto Ammat Ruenroeng levou o outro bronze. Oubaali conseguiu o bronze no europeu de 2006 enquanto o tailandês é uma promessa de seu país.
O húngaro Pal Bedak foi medalha de prata no mundial de 2005 mas em 2007 caiu logo na segunda luta. Porém, se recuperou, conquistando o ouro no europeu de 2007 e vaga olímpica pela Europa no início deste ano, no segundo pré olímpico.

O cazaque Birzhan Zhakypov deu azar no mundial do ano passado e enfrentou Zhou logo na segunda luta. O medalha de bronze no mundial de 2005 conseguiu sua vaga graças ao título no pré olímpico asiático e tem boas chances de medalha. Já o atleta do Tadjquistão Sherali Dostiev, medalha de bronze no mundial de 2005, caiu nas oitavas de finais do mundial de 2007 e garantiu presença pelo pré olímpico continental.

Cuba sempre coloca bons pugilistas nas olimpíadas, principalmente nesta categoria em que o país levou dois dos últimos cinco títulos olímpicos. Sem disputar o mundial, Iran Perez foi apenas bronze no pré olímpico das Américas mas um cubano é sempre cubano.
O russo David Ayrapetyan, campeão mundial junior de 2006 e campeão europeu de 2006, chega como campeão do pré olímpico europeu depois de cair nas oitavas de finais do mundial diante do chinês.

Shiming Zou (CHN) - Ouro
Harry Tanamor (FIL) - Prata
David Ayrapetyan (RUS) - Bronze
Birzhan Zhakypov (CAZ) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A decisão da categoria até 48 kg durou pouco mais que um assalto. O mongol Serdamba Purevdorj, atual campeão asiático, saiu para a luta na defensiva, estudando o chinês Shiming Zou. Entretanto, o boxeador demonstrou sentir dores no ombro direito, e voltou para a luta sem conseguir levantá-lo nem ao menos para montar sua guarda. Na primeira troca de golpes do segundo assalto era visível a incapacidade de Purevdorj em continuar na luta. O juiz interrompeu e Zou, que havia feito um ponto no round anterior.
O mongol havia surpreendido o tailandês Ammat Ruenroeng nas quartas de finais por 5x2 e o cubano Yampier Hernandez nas semi finais, numa das lutas mais polêmicas do boxe em Pequim,sendo decidida no desempate após 8x8. O desempate é feito pela pontuação dos juízes que não valeram pontos no placar oficial. Pior para o cubano.
Harry Tanamor perdeu logo na primeira rodada para um boxeador de Gana que em seguida foi derrotado pelo brasileiro Paulo Carvalho. O russo David Ayrapetyan também caiu na primeira luta, diante de um ucraniano que também saiu na segunda rodada, perdendo para Yampier Hernandez, de Cuba. Birzhan Zhakypov perdeu nas quartas de finais para o chinês Shiming Zou.
As medalhas de bronze ficaram com Hernandez, de Cuba, e Paddy Barnes, da Irlanda.

Na categoria até 51kg, o americano Raushee Warren é atual campeão do mundo e chega como o homem a ser batido em Pequim. Medalha de bronze no mundial de 2005, ele disputou as olimpíadas de 2004 na categoria até 48kg, quando caiu diante de Zhou. Agora mais velho, aos 21 anos, depois de ter sido o mais jovem pugilista olímpico americano da história, tem tudo para conquistar à medalha.
O tailandês Somjit Jongjohor foi vice campeão mundial, perdendo a final por 13x9. Campeão do mundo em 2003, disputou os Jogos Olímpicos de Atenas e caiu na segunda luta diante do futuro campeão, o cubano Yuriorkis Gamboa Toledano , numa luta equilibradíssima por 26x21. No mundial de 2005, ele foi mal e em 2007 conseguiu chegar na grande final. Foi vice campeão asiático em 2002 e vice em 2006.
Os medalhas de bronze no mundial foram Samir Mammadov e o italiano Vicenzo Picardi.
Mammadov, do Azerbaijão, foi prata no europeu de 2006 e no mundial não venceu nenhum atleta muito renovado, mas foi constante, apesar da derrota nas semi por 26x13. Já Picardi, foi bronze no europeu de 2007 mas mesmo assim não chegará como grande candidato ao título.
O russso Georgy Balakshin é tri campeão europeu e nos Jogos de Atenas caiu nas quartas de finais diante do cubano Yuriorkis Gamboa Toledano. Perdeu nas quartas de finais do mundial de 2007 para Warren e, desta vez, busca a medalha olímpica.

O veterano francês Jerome Thomas chegará sua terceira olimpíada em busca da terceira medalha. Ele foi prata em Atenas e bronze em Sydney. Além disso, tem quatro medalhas em campeonatos europeus e campeão mundial de 2001 e vice em 2003. No mundial do ano passado, enfrentou Balaskshin e caiu na primera fase e conseguiu vaga nas olimpíadas apenas no segundo pré olímpico, depois de estar machucado no primeiro torneio europeu.
O cubano Andry Hernandez, vice campeão mundial em 2005, não foi para o torneio de 2007 mas conseguiu a vaga no primeiro pré olímpico das Américas. Um dos favoritos para o título.


Aposta
Raushee Warren (EUA) - Ouro
Jerome Thomas (FRA)- Prata
Andry Hernandez (CUB) - Bronze
Georgy Balakshin (RUS) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O tailandês Somjit Jongjohor acabou com o favoritismo de Andris Laffita Hernandez, de Cuba, na final e ficou com o ouro que lhe escapou no último mundial. Com o peso de carregar consigo a tradição de Cuba no boxe, Laffita não teve chances em nenhum momento do combate. Ao fim dos dois primeiros assaltos, Jogjohor vencia por 6 a 0. Nos últimos minutos, ele apenas administrou para fazer 8 a 2 e conquistar o ouro.
O americano Raushee Warren, na minha opnião o favorito em Pequim, caiu na primeira luta diante de Oksang Lee, da Coréia do Sul, por 9x8. Lee caiu na segunda luta. Jerome Thomas caiu na primeira luta também, diante do dominicano Juan Carlos Payano.
O russo Georgy Balakshin ficou com a medalha de bronze depois de perder nas semi finais para o cubano Andry Hernandez por 8x7, num dos melhores combates das olimpíadas.
O outro bronze foi para Vicenzo Picardi, que perdeu por 7x1 para o boxeador da Tailândia nas quartas de finais.

A categoria até 54kg está orfã de seu campeão olímpico e melhor pugilista, o cubano Guilermo Rindodeaux, que desertou da delegação de seu país durante os Jogos Pan-americanos e não luta mais no boxe amador.

Com isso, o nome a ser batido é o do russo Sergey Vodopyanov. Vice campeão junior em 2004, o atleta foi campeão do mundo ao bater na final o mongol Enkhbatyn Badar-Uugan, num equilibrado combate, que terminou 16x14. No caminho para o ouro venceu o americano Gary Russel, um dos candidatos à medalha.
Enkhbatyn Badar-Uugan foi bronze no asiático de 2006 e no mundial de 2007 chegou até a final, ficando com a medalha de prata.

O tailandês Woropoj Pétchkoom, medalha de prata nas olimpíadas de 2004, caiu nas oitavas de finais do mundial, diante do húngaro David Oltvanyl. Woropoj foi vice campeão do primeiro pré olímpico asiático e conseguiu vaga em Pequim.
As medalhas de bronze ficaram com McJoe Arroyo, de Porto Rico e Joseph Murray, da Inglaterra. Arroyo teve sorte no sorteio e não teve grandes pugilistas em seu caminho, vencendo duas lutas por nocaute, o mesmo acontecendo com Murray.
O alemão Rustamhodza Rahimov, medalha de prata no mundial de 2005, caiu nas oitavas de finais do mundial de 2007 e conquistou sua vaga apenas com o bronze no pré olímpico europeu. É perigoso mas não está em sua melhor forma. Nos Jogos de Atenas, chegou até as quartas de finais.

O francês Ali Hallab foi bronze no mundial de 2005 e tem quatro medalhas nos últimos quatro campeonatos europeus. Hallab disputou os Jogos de Atenas mas caiu na primeira rodada e só conseguiu a vaga no mundial pelo pré olímpico europeu, o segundo, depois de perder no primeiro. Ele caiu nas oitavas de finais do mundial. Ele venceu o veterano Detelin Dalakliev, da Bulgária, que agora ficou de fora dos Jogos Olímpicos.
O cubano Yankiel Leon, não disputou o mundial de 2007 mas é apontado como um dos possíveis medalhistas olímpicos pela facilidade na qual passou pelo pré olímpico das Américas. É herdeiro de Ringeoudeaux e pode dar trabalho.

Aposta
Sergey Vodopyanov (RUS) - Ouro
Woropoj Pétchkoom(THA) - Prata
Ali Hallab (FRA) - Bronze
Rustamhodza Rahimov(ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O cubano aYankiel Leon Alarcón, que enfrentou o mongol Badar-Uugan Enkhbat, campeão asiático da categoria em 2007, na final e perdeu por 16X5, perdendo a chance de dar um ouro ao boxe cubano. Enkhbat saiu na frente abrindo três pontos no primeiro assalto. O cubano Alarcón conseguiu descontar num jab de direita, mas foi novamente golpeado com um direto do mongol, que fechou o assalto inicial em 4 a 1.O mongol procurou se proteger no quarto round, buscando o clinche, se esquivando dos jabs frenéticos de Alarcón, que não entravam. Sem pontuar, o cubano tentava o ataque, mas não conseguia encaixar os golpes. Cuba perdeu sua penúltima chance de ouro no boxe olímpico por 16 a 5.
O russo Sergey Vodopyanov, meu favorito para Pequim, caiu na segunda luta diante do surpreendente indiano Akhil Kumar que, posteriormente, perdeu nas quartas de finais. Kumar havia eliminado na primeira rodada o francês Ali Hallab. Já Rustamhodza Rahimov, perdeu logo na primeira luta para um lutador do Uzbequistão por11x2.
O tailandÊs Woropoj Pétchkoom perdeu nas quartas de finais para o cubano aYankiel Leon Alarcón por 10x2.
Um dos bronzes ficou com Bruno Julie, que conseguiu a única medalha das Ilhas Maurícios em Pequim. O outro ficou com Veaceslav Goejan.

Nenhum comentário: