Agora, é a vez da luta livre ter suas categorias analisadas. Assim como a greco romana, são sete categorias diferentes, destribuidas nos mesmos pesos. A diferença é que a luta livre feminina passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos a partir de 2004.
Hoje, as categorias até 55kg, até 60kg e até 66kg.
Na categoria até 55kg, o campeão mundial é o russo Besik Kudukhov. Na categoria, o atual campeão olímpico é o também russo Mavlet Batirov, que migrou para categoria até 60kg. Na final do campeonato mundial de Baku, ano passado, ele venceu Naranbaatar Bayaraa, da Mongólia, que foi bronze no mundial de 2005 e participou de Atenas 2004 quando foi eliminado na primeira fase com uma vitória e uma derrota.
A final foi 3x1 para o russo que tenta manter a tradição de seu país no esporte. No mundial de 2006, ele perdeu a final do mundial para o búlgaro Radoslav Velikov. Velikov, campeão de 2006 e vice em 2005, perdeu para o uzbeque Dilshod Mansurov nas oitavas de finais e, posteriormente, conseguiu a vaga olímpica no pré olímpico mundial, conquistando o título.Ele busca a medalha olímpica que lhe escapou em 2004, quando era um dos favoritos e não conseguiu passar da primeira fase, com uma vitória e uma derrota.
Já Monsurov, ficou em quinto no mundial e garantiu já em Baku seu passaporte para Pequim, foi o campeão mundial de 2005. Em Atenas, venceu uma luta e perdeu outra.
O atleta do azerbaijão Namig Abdullayev, ouro em Sydney e prata em Atlanta parece não ser mais o mesmo. Depois do bronze no mundial de 2006, caiu na primeira luta em 2007 e só conseguiu a vaga olímpica com o bronze no pré olímpico mundial. Em 2004, caiu na primeira fase de Atenas e busca a redenção olímpica.
Os bronzes ficaram com Rizvan Gadzhiev, da Bielorussia, e o cubano Andy Moreno Gonzalez. Gonzalez conseguiu uma vitória íncrivel na disputa do bronze no mundial em cima de Monsurov, depois de um empate em 0x0.
Aposta
Besik Kudukhov (RUS) - Ouro
Radoslav Velikov (BUL)- Prata
Naranbaatar Bayaraa(MON) - Bronze
Na categoria até 60kg, o favorito ao título é o russo Mavlet Batirov, medalha de ouro em Atenas na categoria até 55kg, e atual campeão europeu de sua nova categoria. No mundial de 2007, conseguiu vencer suas cinco lutas sem sofrer um único ponto, inclusive na final diante do búlgaro Anatoli Guidea. Terá um grande confronto com o cubano Yandro Quintana
Guidea, teve um caminho mais complicado até a final e bateu nas semi finais Sair Priezreni, que posteriormente seria medalha de bronze na competição.
A outra medalha de bronze ficou com Bazar Bazarguruev, do Quirquistão, que perdeu para Batirov na segunda luta e teve um longo caminho pela respescagem.
O iraniano Morad Mohammadi, bronze em 2005 e ouro em 2006, caiu na segunda luta diante do atleta da Macedônia Murad Ramazanov e ficou de fora dos primeiros colocados de Baku. Porém conseguiu o bronze no pré olímpico mundial e assegurou vaga nas olimpíadas e como um dos favoritos ao título. Ele é cinco vezes medalhista em campeonatos asiáticos e contará com a experiência para ir bem em Pequim.
O cubano Yandro Quintana não disputou o mundial de 2007, mas foi o campeão do primeiro pré olímpico mundial e deve dar trabalho aos adversários, já que é o atual campeão olímpico da categoria e é bi campeão pan-americano. O americano Mike Zadick, prata no mundial de 2006, conseguiu a vaga pelo pré olímpico pan-americano e pode surpreender em Pequim.
Aposta
Mavlet Batirov( RUS) - Ouro
Yandro Quintana (CUB) - Prata
Morad Mohammadi (IRA) - Bronze
Na categoria até 66kg, o campeão mundial foi o turco Ramazan Shahin. Na final, ele surpreendeu o cubano Geandry Garzon e o venceu por 2 rounds a um, se recuperando depois de levar três pontos na segunda etapa da luta. Garzon foi bronze em 2006 e tentava seu primeiro título mundial.
Os medalhistas de bronze do mundial foram o russo Irbek Farniev e Otari Tushishvili, da Geórgia. O russo perdeu por 2x0 nas quartas de finais diante de Shanin e venceu o ucraniano Andriy Standyk, bronze no mundial de 2006, na disputa pelo bronze. Já Otari, prata no mundial de 2006 e bronze em 2005 e veterano de Atenas 2004, quando perdeu na primeira fase, , bateu o americano Doug Schwab na luta pelo bronze. Doug deu sorte no campeonato e venceu atletas pouco famosos, como da Austrália e de Porto Rico nas eliminatórias, vencendo apenas o mongol buyanjav Batzorig, dos grandes lutadores do mundo.
O norte coreano Chung Song Yang é o atual campeão asiático e venceu o segundo dos pré olímpicos mundiais e chega com moral.
Aposta
Otari Tushishvili(GEO) - Ouro
Ramazan Shahin (TUR)- Prata
Geandry Garzon (CUB) - Bronze
Nenhum comentário:
Postar um comentário