quinta-feira, 8 de maio de 2008

Tenis de mesa masculino

Hoje, começam as análises do tenis de mesa. Pela primeira vez no programa, o torneio por equipes será a principal atração do esporte, que assim excluiu a competição de duplas. Agora, os atletas medirão forças no individual e por equipes, tanto entre os homens como entre as mulheres.
Hoje, começamos com os homens. No individual, a China tem as quatro primeiras posições no ranking, além de ter diversos naturalizados ao longo dos classificados para Pequim. É bastante comum ver um Liun Song da Argentina ou um Ju Lin da Republica Dominicana.

O líder do ranking e grande favorito para medalha é Hao Wang. Ele, que perdeu nas semi finais do mundial do ano passado para seu compatriota Lin Ma, venceu o torneio dos campeões ano passado e foi vice campeão do Torneio do Qatar esse ano. Lidera o ranking mundial desde setembro do ano passado. Ele é atual vice campeão olímpico e é atual campeão dos Jogos Asiáticos.

Seu principal adversário será seu compatriota Lin Ma. Desde 2006, ele altera entre o primeiro e o segundo lugar no ranking e foi vice campeão mundial ano passado. Foi medalha de ouro em Atenas nas duplas. Venceu o aberto do Qatar esse ano e ano passado foi segundo no Torneio dos Campeões e venceu o Torneio dos Campeões.
O terceiro chinês no torneio será Ligin Wang. Campeão mundial de 2001, 2003 e 2007 e bronze no torneio individual de Atenas 2004, ele venceu o jogo mais importante do ano passado, quando venceu Lin por 4x3 depois de estar perdendo por 3x1 na final do mundial.

O maior candidato para quebrar os chineses é um que já está acostumado com isso. O Sul coreano Ryu Seung Min é oitavo no ranking mundial mas é também o atual campeão olímpico, quando venceu Wang por 4x2 na final. No mundial do ano passado, Min ficou em terceiro depois de perder para Wang por 4x3. Este ano, foi campeão do Aberto do Chile mas não fez boas campanhas no Kwait e no Qatar. Também da Coréia, Sang Eun Oh, nono do mundo, e Se Hyuk Joo, uma posição atrás.

O bielorusso Wladimir Samsonov é o primeiro europeu no ranking, na quinta posição, e pode tentar surpreender os asiáticos. Ele caiu nas quartas de finais do mundial do ano passado e já é um veterano em Jogos Olímpicos. Diputará em Pequim a quarta edição da carreira, tendo como melhor resultado as quartas de finais de 2000. Foi vice campeão do mundial de 1997 e tem oito ouros em campeonatos europeus. O alemão Timo Boll é o sexto no ranking e no ano passado caiu por 4x0 nas quartas de finais do mundial. Ele chegou a ser número um do mundo em 2003 e é o atual campeão europeu individual.

O tenis de mesa é um esporte rápido e dinâmico e contará com 40 atletas no individual. Os oito citados acima são os principais favoritos e muito dificilmente a medalha escapará destes nomes.
O Brasil irá com Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro

Aposta
Ligin Wang (CHN) - Ouro
Hao Wang (CHN)- Prata
Ryu Seung Min (COR) - Bronze

O torneio por equipes será umas maiores barbadas de Pequim. Claro, no esporte tudo é possível, mas o torneio por equipes masculino do tenis de mesa é uma das medalhas mais "fáceis" para os anfitriões.

A China lidera o ranking mundial por equipes e, além de jogar em casa, tem os três melhores jogadores do mundo e uma dupla constante para garantir o ponto do jogo de duplas. O time venceu o campeonato mundial por equipes este ano vencendo oito confrontos, sete deles por 3x0 e apenas um por 3x1, diante da Romênia.

A equipe da Coréia do Sul tentará parar, em plena Pequim, a máquina chinesa das bolinhas. O time tem o atual campeão olímpico Ryu Seung Min, além de outros dois entre dez melhores do mundo. Porém, a dupla do país não é boa o suficiente para garantir um dos pontos de uma hipotética final diante da China e seus mesa-tenistas são, muito provavelmente, incapazes de vencerem os chineses, como se mostrou na final do mundial por equipes, em que precisou ser disputado apenas três jogos para saber o campeão. São favoritos para a prata.

Ainda da Ásia, Japão, Hong Kong e Taipei são capazes de brigar pelo bronze ou até surpreender os coreanos. Os japoneses são sexto no ranking mundial e fecharam na terceira posição no mundial do ano passado, depois de vencer nas quartas de finais o time de Taipei por 3x0. No ranking individual, Yo Kan como melhor na 18ª posição.

A equipe de Hong Kong, que disputará Pequim a par da equipe chinesa, ficou com o bronze depois de bater a Romenia nas quartas de finais mas perder para a China nas semi finais por 3x0. No ranking mundial, Li Ching é o melhor na 12ª posição.

A equipe de Taipei, a parte capitalista(se é que podemos falar que a China é comunista ou socialista), terão chances reais de medalha. Chih Chuan é 13º do mundo e tenta levar sua equipe À conquista da medalha. No mundial do ano passado, o time ficou em sexto, depois de perder para o Japão nas quartas de finais.
Correndo por fora na briga por medalhas, os times europeus. República Tcheca, Alemanha e Romenia foram os melhores no mundial passado, todos eliminados nas quartas de finais. Os asiáticos ainda estão muito à frente.

Aposta
China - Ouro
Coréia do Sul- Prata
Honk Kong- Bronze

2 comentários:

Anônimo disse...

.ooi' :x
oo blog de voces táah hoorriveel !
nuum teem nda haveer cm oo q nós procuramos !

...esperamoos melhoraaas !!!

Anônimo disse...

o blog é uma merda.
não achei o que procurava e continuo sem achar, vcs não ENTENDEM!
estou a bera de ter um ataque do tum tum!
preciso de BLOG QUE PRESTEEE!
BLOG NÃO UM SITE DESCENTE!
OK