segunda-feira, 16 de junho de 2008

Canoa masculina

As provas de canoa serão analisadas hoje. Disputadas só entre os homens em Jogos Olímpicos, está no programa olímpico desde 1936 e em Pequim terá as provas de C-1 500m e 1000m e c-2 500m e 1000m.
Na prova de C 1 500m, o espanhol David Cal é um dos favoritos. Atual medalha de prata na prova dos 500m e campeão olímpico dos 1000m, o espanhol é o atual campeão mundial da prova e deve garantir ao menos um pódio.
Porém, terá um adversário fortíssimo. O alemão Andreas Dittmer o venceu em Atenas nesta prova e ficou em segundo nos 1000m. Será um duelo empolgante em Pequim, já que o alemão ainda tem no currículo outras três medalhas olímpicas e ficou com a prata no mundial do ano passado nesta prova. Esse ano, venceu a etapa da Copa do Mundo, numa competição que Cal não disputou.
O chinês Yang Wenjun, campeão do c-2 em 2004, é favorito para ficar com o bronze da prova, principalmente depois da terceira posição no mundial do ano passado.

O russo Maxim Opalev brigará palmo a palmo com o chinês. Medalha de prata na prova em 2000 e bronze em 2004, ele foi campeão mundial em 2006 e tem um total de 11 medalhas em mundiais. O ucraniano Yuriy Cheban, bronze no mundial de 2006, foi sexto no mundial do ano passado e deve lutar com o bronze.
Remando por fora, o polonês Pawel Baraszkiewcz e o canadense Mark Oldershan, quarto e quinto respectivamente no mundial do ano passado.
Aposta
Andreas Dittmer (ALE) - Ouro
David Cal (ESP)- Prata
Yang Wenjun (CHN)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Realmente não era a competição de Andreas Dittmer e ele sequer foi a final da prova que é sua especialidade. Já a medalha de ouro ficou com o russo Maxim Opalev que completou os primeiros 500m em quinto mas surpreendeu a todos, principalmente pelo fato de ser especialista nos 1000m, ao ter um grande final da prova e vencer com mais de 1s de vantagem para a prata de David Cal, da Espanha. O ucraniano Iuri Cheban foi medalha de bronze enquanto o chinês Li Quiang, que tirou de Yang Wenjun a vaga olímpica, ficou na sexta posição.
Na prova do C1 1000m, o atual campeão mundial da prova é o húngaro Átla Vajda, que foi campeão mundial com mais de dois segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Medalha de bronze em Atenas ano passado, foi bronze no mundial de 2006.
O eslovaco Marián Ostrčil, que marca presença em finais importantes há anos mas foi no mundial do ano passado que conseguiu seu principal resultado, com a prata na prova, vem como um dos principais candidatos ao pódio.

O espanhol David Cal, atual campeão olímpico da prova, aparece como outro favorito, mesmo tendo ficado "apenas" com o bronze no mundial do ano passado. O alemão Andreas Dittmer, quarto no mundial do ano passado, é um dos favoritos para a medalha também, principalmente pela sua experiência, com seis medalhas olímpicas.
Maxim Opalev, da Rússia, também chega para brigar pela medalhae tentar repetir o bronze de quatro anos atrás. Ele ficou em quinto no último mundial menos de 1s da medalha de bronze.

O mexicano José Cristobal foi campeão mundial em 2006 mas ficou "apenas' em sexto no mundial do ano passado.

Aposta
Andreas Dittmer (ALE) - Ouro
David Cal(ESP)- Prata
Átla Vajda (HUN) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Numa prova em que o favorito alemão Andreas Dittmer ficou na oitava posição tudo poderia acontecer. E o húngaro Átla Vajda venceu a prova com quase 2s de diferença para o espanhol David Cal enquanto o canadense Thomas Hall surpreendeu na terceira posição.
A prova mostrou que dar tudo nos primeiros 500m não dá certo. Vajda passou em oitavo na primeira metade da prova enquando Cal era sexto. O atleta uzbeque Vadim Menkov, primeiro até os 500m, ficou na quarta posição.
Na prova do C-2 500m, a dupla húngara é favorita. György Kolonics e György Kozzman foram campeões mundiais em 2007 e são experientes o bastante para confirmarem o favoritismo. Enquanto Kolonics tem quatro medalhas olímpicas, inclusive o bronze no c-2500m em Atenas ao lado de seu xará, Kozzman medalhou em todos os mundiais desde 1999 e não deve decepcionar.
Os romenos Iosif Chirilă e Andrei Cuculici ficaram com a prata conquistando assim suas primeiras medalhas em campeonato mundiais. São fortes candidatos para medalha mas também podem decepcionar pela inexperiência. Os alemães Tomasz Wylenzek e Christian Gille formaram a dupla medalha de ouro nos 1000m em Atenas e ficaram com o bronze no mundial do ano passado. Tomasz ainda foi ouro nesta prova, com outro parceiro alemão.

A dupla polonesa estão em outro barco da Polônia que lutará por fora pela medalha. Daniel Jedraszko e Roman Rynckiwicz ficaram em quarto no mundial do ano passado depois de passarem na primeira posição na primeira metade da prova. A dupla chinesa, vencedora da etapa da Copa do mundo, e ucraniana poderão surpreender na briga pelas primeiras posições também. Já os cubanos Serguey Torres e Karel Aguilar, bronze no mundial de 2005, tentarão voltar aos bons tempos depois da oitava posição no mundial. A especialidade dos cubanos é a prova dos 1000m.

Aposta
György Kolonics e György Kozzman (HUN) - Ouro
Tomasz Wylenzek e Christian Gille (ALE) - Prata
Iosif Chirilă e Andrei Cuculici (ROM) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A China mostrou que está em assenção no esporte e ficou com a medalha de ouro na prova com a dupla Guanliang Meng e Wenjun Yang que lideraram de ponta a ponta a prova. A dupla russa ficou com a prata passando os alemães Tomasz Wylenzek e Christian Gille no finzinho, que tiveram que se contentar com o bronze. Os húngaros ficaram fora das finais enquanto os romenos ficaram na sexta posição.

Na prova do C-2 1000m, a dupla favorita é a da Alemanha, que será formada por Tomasz Wylenzek e Christian Gille . No mundial do ano passado, ficaram com a medalha de ouro depois de passarem em terceiro na marca dos 750m, terminando com um sprint fenomenal.

Os cubanos Serguey Torres e Karel Aguilar são grandes favoritos para a medalha também. Prata no mundial do ano passado, são campeões pan-americanos da prova.

Os poloneses Wojciech Tyszyński Paweł Baraszkiewicz, este último bronze nesta prova em Sydney 2000, lideraram toda prova no mundial do ano passado mas perderam no metros finais, ficando com o bronze. Vencedores da etapa deste ano da Copa do Mundo não devem cometer o mesmo erro do mundial e vão terminar a prova com tudo.

Os romenos Flocea Nicolau e Ciprian Popa ficaram em quarto no mundial mas provavelmente em Pequim darão menos trabalho que os húngaros György Kolonics e György Kozzman, especialistas nos 500m, mas que disputarão também esta prova. No mundial do ano passado, eles cansaram no final e depois de passarem em segundo nos 750m, caíram para a sexta posição.
O russo Alexander Kostoglod, campeão mundial de 2006, virá com parceiro diferente do título e remará ao lado de Alexander Kovalev para tentar levar a medalha. Eles ficaram em oitavo no mundial do ano passado.

Aposta
Tomasz Wylenzek e Christian Gille (ALE) - Ouro
Wojciech Tyszyński Paweł Baraszkiewicz (POL) - Prata
Serguey Torres e Karel Aguilar (CUB) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os irmãos bielorussos Andrei e Aliksandr surpreenderam e num sprint final espetacular ultrapassaram os favoritos alemães Tomasz Wylenzek e Christian Gille e ficaram com o título com pouco mais de dois décimos de vantagem. Tamas Kiss e György Kozzma, da Hungria, ficaram com o bronze depois de passar em sétimo na metade da prova quase 4s atrás dos líderes. Os poloneses, em sétimo, e os cubanos, em nono, queimaram minha língua quando eu os coloquei como medalhistas.

Nenhum comentário: