Hoje, serão analisados os esportes que contam com mais de uma modalidade em suas competições. O pentatlo moderno e o triatlo são disputados tanto entre os homens como para mulheres e distruibuem dois ouros cada um. O pentatlo moderno envolve tiro, esgrima, natação, hipismo e atletismo enquanto o triatlo envolve Natação, ciclismo e corrida.
Quadro 2004 triatlo Quadro de apostas 2008
Nova ZelÂndia 1ouro 1 prata - Portugal 1ouro - -
Àustria 1 - - Espanha 1 - -
Austrália - 1 - Austrália - 1 -
EUA - - 1 Nova Zelândia - 1 -
Suiça - - 1 Canadá - - 1 Eua - - 1
No triatlo feminino, a disputa pelo terceiro ouro da modalidade deve ser acirrada. Este ano, no mundial ocorrido em Vancouver, quem ficou com a medalha de ouro foi a britânica Helen Tucker, que terminou o ranking da Copa do Mundo de 2008 na primeira posição, com o melhor resultado o vice campeonato na etapa de Madri. Ela não competiu bem ano passado mas esse ano vem muito forte.
A americana Sarah Haskins ficou com a medalha de prata no mundial de Vancouver, terminando o ranking de classificação para as olimpíadas, que engloba os resultados dos últimos 365 dias, na sexta posição.
A neozelandesa Samantha Warriner foi bronze no mundial deste ano, terminando na segunda posição no ranking de classificação da Copa do Mundo sendo vice campeã do mundial de 2007. Ela disputou as olimpíadas de 2004 e ficou na décima oitava posição.
A portuguesa Vanessa Fernandes ficou em décimo no campeonato mundial deste ano e é uma das principais favoritas ao ouro. Campeã mundial de 2007, vice em 2006 e bronze em 2005, a atleta tem nove medalhas de ouro em campeonatos europeus e terminou em primeiro no ranking de classificação olímpica. Foi oitava colocada em Atenas 2004. As australianas, como sempre, vêm fortes. Emma Snowsill terminou em terceiro no ranking de classificação olímpica, sendo vice campeã mundial de 2007 e ficando em segundo lugar no evento teste de Pequim. Ela foi campeã mundial em 2005 e 2006 e estranhamente ficou de fora dos Jogos de Atenas 2004, época que era a melhor australiana no ranking. Além dela, Emma Moffat, quinta no mundial deste ano e quarta no ranking de classificação olímpica, e Erin Denchan, bronze no mundial deste ano.
A atleta da Nova Zelândia Debbie Tarnner foi quinta colocada no ranking de qualificação olímpica e ficou na nona posição no mundial deste ano. Foi quarta colocada no evento teste de Pequim.
A atual campeã olímpica da competição, a austríaca Kate Allen tenta surpreender de novo, como fez em 2004. Ela ficou em nono no último mundial e conseguiu a vaga no mundial, longe das primeiras do ranking.
Aposta
Vanessa Fernandes (POR) - Ouro
Emma Snowsill (AUS) - Prata
Sarah Haskins EUA - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Emma Snowsill levou o ouro, com o tempo total de 1h58min27s66. Na segunda colocação, a portuguesa Vanessa Fernandes chegou com 1min06s97 de atraso em relação à líder. Emma Moffat, também da Austrália, ficou com o bronze, cruzando a linha de chegada 1min28s18 após a compatriota.
A medalhista Snowsill garantiu a vitória na última etapa, de dez quilômetros de corrida, em que iniciou na quinta posição. Na disputa pela prata, Fernandes venceu com 21s21 de vantagem para Moffat.O ouro de Snowsill vem compensar uma prata difícil de aceitar em Atenas-2004, quando a australiana Loretta Harrop foi vencida nos 150 m finais pela austríaca Kate Allen. Este ano, Snowsill venceu tranqüila, e teve tempo inclusive de pegar uma bandeira de seu país e terminar a prova festejando. A austríaca acabou em 14º, sem nunca ter liderado a prova e sempre longe das líderes.Helen Tucker, outra das favoritas, acabou em 21º numa prova parecida com a da austríaca.
Sarah Haskins foi décima primeira enquanto Samantha Warriner, da Nova Zelândia, ficou em 14º. Andrea Hewwit, que entregou na primeira posição na hora de passar para a corrida, ficou na oitava posição.
Na prova masculina, deveremos ter outra disputa emocionante. O favorito é o espanhol Javier Gomez, campeão mundial deste ano e medalha de prata no ano passado. Ele ficou em primeiro no ranking qualificatório para Pequim com resultados muito constantes nas etapas da Copa do Mundo.
O campeão mundial de 2007 foi o alemão Daniel Unger, que terminou na 15ª posição do ranking qualificatório, sem ter disputados muitas etapas na Copa do Mundo. Ele foi medalha de bronze no europeu do ano passado.
O neozelandês Bevan Docherty talvez seja o principal adversário de Gomez na luta pelo ouro. Vice campeão no mundial de 2008, ele terminou em segundo no ranking mundial com resultados constantes nas Copas do Mundo. Ele é o atual medalhista de prata olímpico e tem tudo para, dessa vez, conseguir o ouro.
O suiço Reto Hug surpreendeu ao ficar com o bronze no mundial deste ano e pode fazer o mesmo nos Jogos Olímpicos. Ele fechou o ranking na 19ª posição mas não será o único suiço com chances. O atual medalhista de bronze olímpico, Steven Rieder, ficou na 12ª posição do ranking mundial sem disputar o mundial deste ano e ficando abaixo dos 10 primeiros no ano passado.
O australiano Bradley Kahlefeldt, campeão dos Jogos da Comunidade Britânica, terminou o ranking como número três do mundo, tendo sido bronze no mundial do ano passado e não participando deste ano.
O campeão olímpico de 2000 Simon Whitfield, do Canadá, continua forte e tenta o bi campeonato que ficou distante em 2004. Ele fechou o ranking mundial na quarta posição, com a sexta posição no mundial deste ano. O francês Frédéric Belaubre foi campeão europeu de 2007 e ficou com o bronze no mundial de 2006, podendo ser um candidato ao pódio olímpico.
Aposta
Javier Gomez(ESP)- Ouro
Bevan Docherty (NZL) - Prata
Simon Whitfield (CAN) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O alemão Jan Frodeno, com uma arrancada perto da linha de chegada, venceu a prova do triatlo masculino nesta terça-feira com 1h48min53s28. Ele passou o canadense Simon Whitfield nos metros finais para ficar com a medalha de ouro. O bronze foi para Bevan Docherty, da Nova Zelândia.
A prova foi relativamente tranquila, com poucos ataque no ciclismo, o que fez com que a corrida decidisse tudo, com mais de 30 atletas chegando juntos para a corrida. Nos últimos km da corrida, um pelotão de 6 atletas ficou reunido na primeira posição e todos esperavam que o espanhol Javier Gomez, que tem na corrida sua maior especialiadade, fizesse seu sprint final e ficasse com a primeira posição.
O que se viu foi o contrário e o alemão Jan Frodeno, junto com Bevan Docherty, Simon Whitfield partiram para a chegada numa velocidade invejável, deixando Gomez e seu compatriota Ivan Rana para trás, chegando em quarto e quinto.
Faltando alguns metros para a chegada, o campeão olímpico de Sydney Simon Whitsfield tentou correr para o ouro e se assustou que o alemão não só veio junto como ultrapassou-o e ficou com o ouro.
Daniel Unger, da Alemanha, ficou na sexta posição, se mantendo no pelotão de elite até a reta final. A decepção da prova ficou por conta da participação fraca da equipe suiça, que vinha com possíveis medalhistas mas não colocou ninguém entre os 10 primeiros.
Quadro 2004 Aposta para 2008
Hungria 1ouro - - Rússia 1ouro - prata 1 bronze
Rússia 1 - - França 1 - -
Letônia - 1 - Hungria - 1 -
Lituânia - 1 - Egito - 1 -
Grã Bretanha - - 1 Alemanha - - 1
Rep. Tcheca - - 1
No pentatlo moderno masculino, o russo Ilia Frolov é o principal favorito ao ouro. Vice Campeão mundial do ano passado e terceiro neste ano, depois de liderar as eliminatórias, ele é o quarto no ranking mundial e tem como um de seus principais adversários seu compatriota Andrei Moiseev, atual campeão olímpico e sexto colocado no ranking mundial. Enquanto Frolov tem o hipismo como seu calcanhar de Aquiloes, Moiseev
O húngaro Viktor Horváth é terceiro colocado no ranking mundial. No mundial deste ano, ele era o segundo colocado até se machucar e não terminar a corrida, fechando apenas na 36ª posição. No mundial do ano passado, ele ficou com o bronze, mesma posição que ele ficou nas eliminatórias do mundial deste ano. Precisa melhorar a esgrima se quiser brigar pelo ouro. Conseguiu a vaga pelo título europeu de 2007. Outro húngaro, Róbert Németh, medalha de bronze no último mundial é o décimo colocado no ranking mundial.
O francês Jean Berrou ficou em quarto no mundial deste ano e venceu a etapa da República Tcheca da Copa do Mundo. Se melhorar sua esgrima, pode brigar por uma medalha de ouro. O americano Eri Bremer é atual campeão pan-americano e está em décimo no ranking, podendo brigar pela medalha.
O lituanio Andrus Zadneprovisks, vice líder do ranking mundial, ficou em sexto no mundial deste ano e venceu a etapa do Egito da Copa do Mundo.
Aposta
Ilia Frolov (RUS) - Ouro
Viktor Horváth (HUN)- Prata
Andrei Moiseev (RUS) -Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O russo Andrei Moiseev ficou com a medalha de ouro na prova, largando 13s na frente na corrida e se mantendo na ponta, levando o título para a Rússia. Dois lituanos Edvinas Krungolcas e Andrejus Zadneprovskis completaram o pódio.
Na corrida, última das cinco provas, o chinês Qian Zhenhua largou na segunda posição com quase 40s de vantagem sobre o quarto colocado e 20s sobre o então terceiro colocado, Edvinas Krungolcas. Krungolcas colocou seu rítmo, assumiu a segunda posição, não conseguiu chegar perto do russo, mas levou a prata. Já seu compatrioca, Andrejus Zadneprovskis saiu da sexta posição na corrida, para a medalha de bronze, passando o chinês que ficou em quarto por pouquíssimos metros.
Irya Florov perdeu 828 pontos no hipismo e já não tinha ido tão bem no tiro, o que fez com que largasse na décima quinta posição a mais de 2 minutos do líder e ficou na 20ª posição.
O húngaro Viktor Horváth fez uma prova vem abaixo das expectativas, assim como seu compatriota Róbert Németh, que ficaram longe dos 10 primeiros colocados.
Na prova feminina, a principal favorita é a francesa Amélie Caze. Campeã mundial de 2007, ela lidera o ranking mundial e este ano já conseguiu o título mundial novamente. Se melhorar um pouco sua corrida, ela será quase imbatível em Pequim.
A segunda colocada no ranking é a egípcia Aya Medany, vice líder do ranking mundial e que caso melhore um pouco sua prova de tiro briga pelo ouro. Ela foi vice campeã mundial este ano e ano passado não disputou a corrida e por isso não ficou entre as primeiras no mundial.
A alemã Lena Schoneborn foi vice campeã do mundo ano passado e atualmente é terceira colocada no ranking mundial. Ficou na quinta posição no mundial deste ano, em que venceu a etapa da Espanha da Copa do Mundo.
A britânica Heather Fell é quarta colocada no ranking mundial e este ano ficou em quarto no mundial, depois da nona posição em 2007. Foi vice campeã européia ano passado.
A lituânia Laura Asadauskaite, bronze no mundial do ano passado, é apenas a 17ª colocada no ranking mundial, precisando melhorar muito sua prova de tiro para brigar entre as favoritas.
A russa Evdokia Gretchichnikova é atual campeã eurpéia e oitava no mundial deste ano, sustentando a décima posição no ranking mundial.
A bielorussa Anastasia Samusevich e a britânica Katy Linvingstong são terceira e quarta no ranking mundial e podem brigar pelo pódio.
Aposta
Amélie Caze(FRA) - Ouro
Aya Medany (EGI) - Prata
Lena Schoneborn (ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A medalha de ouro foi para a alemã Lena Schoneborn, que somou 5.792 pontos na soma dos resultados das cinco modalidades. A britânica Heather Fell, com 5.752, ficou com a prata, e o bronze é da ucraniana Victoria Tereshuk, que somou 5.672.
O melhor resultado da alemã foi na esgrima, em que ela foi a melhor, mas a regularidade foi seu maior trunfo, assim como sempre acontece nas provas de pentatlo. Ela entrou na corrida com uma bela vantagem, soube administrá-la e mesmo fazendo apenas o nono melhor tempo, chegou bem a frente da britânica Heather Fell. Fell fez uma corrida boa, mas só conseguiu tirar 10s de desvantagem para a alemã, que largou 30s a sua frente.
A ucraniana Victoria Tereshuk foi a maior surpresa da competição, terminando com a medalha de bronze sem estar entre as mais cotadas para a medalha. Ela chegou na disputa da corrida na sexta posição, 18s atrás da suiça Belinda Scheiber que era terceira colocada. Amelie Cozer, princopal favorita da prova, chegou na quarta posição para correr, deu tudo no início, cansou no fim e ficou na oitava posição. Melhor para a ucraniana que saiu em sexto, passou três adversárias e ficou em terceiro. Belinda acabou na décima posição.
As atletas do Egito, uma das únicas esperanças de medalha de seu país, não foram bem no hipismo e chegaram na corrida longe da disputa pelas primeiras posições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário