sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dúvidas Olímpicas- Levantamento de peso

Em mais uma postagem sobre as prováveis dúvidas olímpicas sobre as provas que serão disputadas nos Jogos Olímpicos de Pequim, uma explicação sobre as competições de levantamento de peso.

Divididas em oito pesos diferentes entre os homens e sete entre as mulheres, as disputas também tem outra divisão: A do arranco e a do arremesso. Cada atleta tem três tentativas para fazer um levantamento válido. São somados os resultados do arranco e arremesso e quem chegar no maior peso vence. Em caso de empate, o mais leve na pesagem fica com a medalha.

Na prova de arranco, os atletas devem inclinar o corpo por baixo do halteres e levantá-lo rapidamente sobre a cabeça, sem nenhuma pausa durante o movimento. No arremesso, o movimento é feito em dois tempos. Primeiro, os halteres são levantados até o peito, em uma posição intermediária (carga). Depois, com um único movimento, eleva-se a barra acima da cabeça, com os braços totalmente esticados.

Em campeonatos mundiais, são dadas medalhas para os três melhores no arranco, os três melhores no arremesso e os três melhores no total, fazendo com que um atleta possa "facilmente" sair com três ouros no torneio mais importante da modalidade.

Nenhum comentário: