terça-feira, 3 de junho de 2008

Últimas favoritas no remo feminino

Hoje, continuaremos as análises do remo feminino, com as informações sobre a prova do single skiff, skiff quádruplo e oito com. A prova individual e em octetos acontece desde os Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, enquanto a prova em quartetos terá em Pequim a sexta edição olímpica.

O single skiff, única prova individual do remo feminino, terá 25 atletas em Pequim, e a favorita é a bielorussa Ekaterina Karsten-Khodotovitch, medalha de ouro em Atlanta 1996 e Sydney 2000 e prata em Atenas 2004, que é a atual campeã mundial da prova. Aos 36 anos de idade, ela disputa sua quinta olimpíada, tendo no currículo um bronze no skiff quádruplo em 1992.
Este ano, já venceu as Copas do Mundo de Monique e da Suiça e não perde uma prova internacional desde Atenas 2004.

Outra multimedalhista olímpica é a principal rival da bielorussa. A búlgara Rumyana Neykova, medalha de prata em Sydney 2000 e bronze em Atenas 2004, também disputará sua quinta olimpíada. Campeã européia de 2007, ela ficou na quarta posição este ano em Monique. Porém, ela já está acostumada a usar as copas do mundo apenas como preparação, visto que antes do mundial de 2005 ela não havia medalhado em nenhuma prova, mas mesmo assim foi vice campeã mundial.

A americana Michelle Guerette vem em franca evolução. Integrante da equipe olímpica do skiff quádruplo nas últimas duas olimpíadas, ela conseguiu a vaga no single pela primeira vez, graças aos bons resultados obtidos. Além do bronze ano passado no mundial, ela venceu a etapa de Monique da Copa do mundo este ano e bronze na Áustria ano passado. Em 2006, ficou em quinto no mundial, não conseguindo repetir o bronze do torneio mundial de 2005.

Sua principal rival na luta pelo bronze é a tcheca Mirka Knapkova, que foi quarta colocada no mundial do ano passado. Este ano, foi vice campeã das etapas da Suiça e de Monique, mesma posição conquistada no europeu do ano passado e no mundial de 2006. Em Atenas 2004, ela ficou na quarta posição.

A chinesa Xinyun Zhang vem em alta, assim como todo remo feminino chinês. Quinta colocada no mundial do ano passado, ela ficou com bronze nas etapas da Copa do mundo de Monique e da Suiça e pode surpreender na luta por um bronze. Ainda está muito atrás da bielorussa e da búlgara, mas tem chances reais de uma terceira posição.
A neozelandesa Emma Twigg é campeã mundial sub-23 e vem de bons resultados internacionais, sempre entre as 6 primeiras. Em 2006, foi campeã mundial junior.
Aposta
Ekaterina Karsten-Khodotovitch(BIE) - Ouro
Rumyana Neykova (BUL) - Prata
Mirka Knapkova (RTC)- Bronze

No skiff quádruplo, a Alemanha venceu todas as disputas da categoria na história olímpica mas tem sérias chances de perder o reinado.

A equipe britânica vem com uma mescla de atletas experientes e novatos. Annie Vernon é a única que não participou da medalha de prata obtida em Atenas 2004, enquanto Debbie Flood e Frances Houghton são remanescentes da equipe que ficou 2s atrás das alemãs. A quarta atleta da equipe é bi-vice campeã, Katherine Grainger que foi prata também em Sydney 2000.
Na Copa do mundo de Monique, este ano, a equipe superou a Alemanha e ficou com o ouro.
A disputa com a Alemanha será intensa. As germânicas tem na equipe a veterana Kathrin Boron, que tem no currículo quatro medalhas de ouro, uma delas no skiff quádruplo e três no dois sem. Manuela Lutze, Britta Oppelt e Stephanie Schiller devem completar a equipe sendo que apenas a primeira disputou Atenas.
Como curiosidade, a alemã Kathrin Boron tem como ritual antes da provas tomar uma tça de vinho na noite antes da competição, além de se cercar pelos seus brinquedos de abraçar, como ursos de pelúcia.

A China deve ser a equipe que pode surpreender. Como em todos os esportes, as atletas estão sendo preparadas para a medalha de ouro, mesmo quando esta conquista ser bastante difícil. A equipe foi bronze no mundial, pouco mais de 1 segundo atrás das hexa campeãs olímpicas. Na etapa da Suiça, o time conseguiu a medalha de ouro, ficando à frente das duas favoritoas ao ouro olímpico. Em Monique, a equipe foi bronze.
O bronze poderá ser perdido para as ucranianas, que ficaram em quarto no mundial do ano passado, pouco mais de 1s atrás das chinesas. Campeãs européias de 2007, conseguiram pela última vez uma medalha na Copa do Mundo em 2005, quando foram bronze na Suiça.
As equipes dos Canadá e dos EUA também vêm fortes, depois da quinta e da sexta posições obtidas no mundial do ano passado, mas dificilmente brigarão pela medalha.

Aposta
Grã Bretanha- Ouro
Alemanha- Prata
China- Bronze
Na prova mais tradicional do remo, a oito com, a equipe da Romênia vai em busca do tetra campeonato. Com Viorica Susanu, dona de três medalhas de ouro olímpicas, e Doina Ignat, quatro vezes ouro em olimpíadas, no comando, a equipe tenta bater as norte americanas, que vem engasgado de uma medalha de prata olímpica, quando havia batido o recorde mundial nas eliminatórias, mas perderam na final por 2s de diferença.
No mundial do ano passado, as americanas levaram a melhor, liderando desde o início a prova e vencendo com um sprint final espetacular, numa emocionante final.


Correndo por fora na luta pelo ouro, a equipe da Austrália, que foi campeã do mundo em 2005 e bronze no ano de 2006. Ano passado, perdeu o bronze por 0s20 diante da equipe britânica, que é grande candidata ao pódio também. A equipe alemã também lutou pelo bronze até o final, ficando menos de meio segunda da medalha de bronze. A equipe australiana venceu a etapa de Monique este ano, deixando a equipe britânica com a prata e a Alemanha com o bronze. Será uma disputa e tanto pelo bronze
O Canadá, que no mundial passou em segundo depois da metade da prova, ficou na sexta posição mas pode até flertar com o o pódio, se conseguir manter na segunda metade da prova o desempenho obtido na primeira.

Aposta
EUA- Ouro
Romênia- Prata
Alemanha- Bronze

Nenhum comentário: