terça-feira, 10 de junho de 2008

Ciclismo estrada

Serão quatro as provas olímpicas do ciclismo estrada, que não teve alterações em seu programa, se mantendo com a prova de resistência e contra relógio, tanto no masculino como no feminino.
A prova de resistência masculina é uma das maiores dos Jogos Olímpicos. Serão cerca de 140 atletas na prova que terá até cinco atletas por país, como é o caso dos primeiros colocados do ranking mundial por equipes, Austrália, Espanha, Alemanha, Rússia e EUA.
O atual campeão mundial da prova é o italiano Paolo Bettini, que também foi campeão do mundo em 2006 e é o atual campeão olímpico da prova. Grande favorito ao ouro, ele tem vitórias em etapas da Volta de Lombargia, tradicional competição que dura quase 15 dias.

O russo Alexandr Kolobnev é o atual vice campeão mundial da prova. Competindo desde 2003, ele disputou os Jogos de 2004 e ficou na décima posição. Ele ainda venceu uma etapa da volta da França ano passado e ficou em sétimo no mundial de 2006.
O alemão com sobrenome de campeão Stefan Schumacher foi medalha de bronze no mundial de 2007 e chega como um dos possíveis medalhistas. Ele foi campeão mundial sub-23 em 2002 e pode surpreender.
O espanhol Alejandro Valverde é um dos grandes nomes da prova. Bronze no mundial de 2006 e prata em 2003 e 2005, já venceu etapas da volta da França e venceu esse ano a volta de Murcia, sendo um dos favoritos ao ouro olímpico.

O belga Tom Boonen foi campeão mundial de 2005 e este ano começou muito bem vencendo a volta do Qatar. É um bom candidato ao pódio na prova. Conseguiu bons resultados na volta da França do ano passado. O atleta de Luxemburgo Fränk Schleck, perdeu a medalha no sprint final no mundial do ano passado, ficando na quarta posição com o mesmo tempo dos vencedores, e pode surpreender, apesar de pouco experiência internacional.
O australiano Cadel Evans foi quinto colocado no mundial do ano passado. Oriundo do montain bike, o atleta ficou em terceiro na volta de Andalucia este ano, o segundo na volta da França de 2007 e o vencedor dp UCI pro Tour de 2007.

A prova, considerada a maratona sobre rodas, é tão imprevisível quanto a prova que fecha os Jogos Olímpicos. Com muitos atletas, o jogo de equipe pode fazer a diferença.

Aposta
Paolo Bettini (ITA) - Ouro
Alejandro Valverde (ESP) - Prata
Alexandr Kolobnev (RUS) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Como de costume, o que fez a diferença foi o jogo de equipe, já que os primeiros países no ranking mundial tem vaga garantida de cinco atletas. Desta forma, Espanha e Itália, principais forças no ciclismo estrada, ficaram nas duas primeiras posições graças a sprints finais espetaculares, numa chegada que envolveu seis atletas no mesmo segundo.
Samuel Sanches surpreendeu e levou o ouro para a Espanha vencendo no finalzinho o italiano Davide Rebellin. A medalha de bronze ficou com o suiço Fabian Cancellara , especilista nas provas de contra relógio mas que conseguiu se aproveitar bem dos vácuos, coisa que não tem na prova de sua especialiadade.
O espanhol Alejandro Valverde acompanhou o pelotão o tempo todo, mas cheogu na 13ª posição, 30s atrás dos seis líderes. Paolo Bettini acabou chegando junto com Valverde cerca de 30s do líder.
O russo Alexander Kolobnev e o atleta de Luxemburgo Andy Schleck chegaram no mesmo segundo que os medalhistas, mas perderam as medalhas no sprint final, numa prova de quase 6h30min.
Na prova contra relógio, o suiço Fabian Cancellara é atual bi campeão mundial e tem tudo para levar a medalha de ouro olímpica. Foi bi campeão mundial junior da prova no fim da década de 1990 e ainda tem no currículo um bronze no mundial de 2005. Venceu a prova contra relógio da volta da França do ano passado.

O húngaro László Bodrogi conseguiu ano passado seu segundo pódio em mundiais, ao ficar com a prata na prova contra relógio. Ele havia sido bronze no mundial de 2000 e nesses 7 anos teve como principal resultado o título na volta de Luxemburgo. O holandês Stef Clement foi bronze no mundial do ano passado, mas não fez grandes provas nos últimos anos. O alemão Bert Grabsch foi quarto no mundial e venceu o campeonato nacional da prova, ficando com a vaga do forte país para a prova.

O russo Vladimir Gusev, sexto no último mundial, foi décimo no mundial de 2006 e venceu por três vezes a prova por equipes, sendo o líder do time russo. O norte americano David Zabriskie ficou com a prata no mundial de 2006 e é um forte candidato ao título também por ser três vezes campeão nacional da competição. Também na briga por medalhas estarão o espanhol Iván Gutiérrez, duas vezes prata e sexto no último mundial e o cazaque Alexander Vinokourov, vencedor da volta da Espanha em 2004, e vencedor da medalha de bronze no mundial de 2006.
O australiano Michael Rogers, quarto em Atenas 2004 e três vezes campeão mundial em 2003, 2004 e 2005, não chega tão forte, mas deve brigar pela medalha.

Aposta
Fabian Cancellara (SUI) - Ouro
David Zabriskie (EUA) - Prata
Michael Rogers( AUS) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O suiço Fabian Cancellara confirmou seu favoritismo e venceu a prova do contra relógio de estrada com a marca de 1h02min11s43. Foi o bi campeonato olímpico para o suiço, que também venceu os últimos mundiais.
sueco Gustav Larsson fechou o percurso com 1h02min44s e conquistou a segunda colocação. O bronze ficou com o norte-americano Levi Leipheimer, com 1h03min21z.O tempo final da prova surpreendeu até mesmo o suíço, que admitiu ter feito uma grande prova. "O tempo que fiz é realmente forte. Agora é o momento de aproveitar essa medalha, me orgulhar e ser feliz. Eu trabalhei muito para isso", disse Cancellara.
O americano David Zabriskie, que seria um dos meus favoritos, ficou mais de 3minutos atrás da medalha e ficou fora do pódio. Já o australiano Michael Rogers, foi oitavo colocado.
Na prova de estrada feminina, a jovem italiana Marta Bastianelli venceu o mundial de 2007 aos 20 anos de idade e tentará confirmar o favoritismo em Pequim. Porém, sua principal adversária tem experiência ao seu lado. A holandesa Marianne Vos, que mesmo com os mesmo 20 anos da italiana, já venceu o mundial de 2006 e ainda tem chances reais de medalha na prova por pontos na pista.

No último mundial, quem ficou com o bronze foi a italiana Giorgia Bronzini. Aliás, a equipe italiana que terá quatro atletas(número máximo entre as mulheres) deverá usar muito fator time para conseguir medalhas. Noemi Cantelli, quinta no mundial, também brigará pelo pódio.
A alemã Trixi Worrack, prata no mundial de 2006, também terá grandes chances do pódio, chegando à sua segunda olimpíada, já que disputou a prova contra relógio em Atenas.

A britânica Nicole Cooke, quinta na prova contra relógio em Atenas e 19ª na estrada, tenta agora o pódio. Ela foi campeã britânica da prova e vice campeã no UCI Pro Tour ano passado.
A australiana Oenone Wood, vencedora da copa do mundo de 2004 e 2005, não vem em boa fase mas deve brigas pelo pódio. A atual campeã olímpica da prova, Sara Carrigan tentará defender seu título, mas não vem fazendo grandes temporadas, o mesmo acontecendo com a vice campeã de 2004, a alemã Judith Arndt.

Aposta
Marianne Vos(HOL) - Ouro
Nicole Cooke (GBR) - Prata
Giorgia Bronzini (ITA) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Três atletas chegaram as mais de 3h40min juntas, com a prova sendo definida no sprint. A experiente britânica Nicole Cooke ficou com a medalha de ouro, vencendo no finalzinho a surpreendente sueca Emma Jonhson. A italiana Tatiana Guderzo surpreendeu ao ser a melhor dentre as italianas e ficou com a medalha de bronze.
Marianne Vos ficou no primeiro pelotão grande parte da prova e acabou perdendo velocidade nos metros finais, não conseguindo chegar junto com as ponteiras, ficando na sexta posição. As outras atletas da Itália acabaram por desistir da prova na última volta.

Na prova contra relógio feminina, a alemã Hanka Kupfernagel é atual campeã mundial da prova chega como uma das favoritas. A alemã foi quatro vezes campeã mundial de ciclo cross.

A americana Kristin Armstrong medalhou nos últimos três mundiais, sendo prata em 2007, campeã em 2006 e bronze em 2005. Talvez seja a grande favorita ao ouro. Ela disputou os Jogos Olímpicos de 2004 e ficou na oitava posição.

A suiça Karin Thürig, campeã mundial de 2004 e 2005 e prata em 2006, ficou em nono no mundial do ano passado mas mesmo assim é uma das grandes favoritas.
A austríaca Christiane Soeder foi medalha de bronze no último mundial, mas não tem grandes resultados em competições importantes. Ela participou dos Jogos de Atenas e ficou na 13ª posição.
A britânica Emma Pooley ficou em oitavo no último mundial e venceu a copa do mundo de 2005. A veterana Jeannie Longo de 50 anos pode ganhar mais uma medalha olímpica. A francesa tem quatro medalhas olímpicas e 10 em mundiais e ficou em sétimo na prova no mundial do ano passado.

Aposta
Kristin Armstrong(EUA) - Ouro
Karin Thürig(SUI)- Prata
Hanka Kupfernagel (ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A americana Kristin Armstrong confirmou seu favoritismo na prova contra relógio ao completar o percurso em 34min51s72, bem a frente da medalha de prata, a britânica 2. Emma Pooley , que fez 35min16s e de certa forma até surpreendeu a suiça Karin Thürig, que ficou com a medalha de bronze apenas dois segundos mais rápida que a francesa Jeannie Longo Ciprelli, que aos 50 anos ficou muito, mas muito próxima da medalha.
A austríaca Christiane Soeder mais uma vez ficou no quase com a medalha, já que havia ficado em quarto na estrada e foi sétimo no contra relógio.

Nenhum comentário: