segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dúvidas Olímpicas- Tiro

As análises do tiro foram feitas no início do mês de abril. Foi o primeiro esporte de nosso blog a ter os favoritos nas categorias de Pequim, pelo fato de o número um estar muito envolvido com a modalidade. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos, o tiro, claro, esteve presente. A primeira medalha do Brasil na história dos Jogos veio do tiro, em 1820. Desde os Jogos de Sydney, em 2000, o tiro é o primeiro esporte a entregar medalhas nas olimpíadas, logo na tarde do primeiro dia oficial de competições. Para ver os favoritos do tiro, clique AQUI

Agora, na postagem sobre dúvidas olímpicas, explicarei as provas de tiro. Afinal, qual é a diferença de pistola e carabina? O que é fossa dublê? E skeet? Por que carabina deitado?

São 15 medalhas que serão entregues no tiro durante os Jogos Olímpicos de Pequim, duas a menos que em 2004, com as mulheres perdendo uma prova e os homens outras.
Para as mulheres, existe a fossa olímpica, o skeet, carabina de ar 10m, pistola rápida 25m, pistola de ar 10m e carabina três posições. Já os homens disputam essas seis provas e outras três: Fossa dublê, pistola 50m e carabina deitado.

O objetivo do tiro esportivo é somar pontos acertando o alvo o maior número de vezes. As provas dividem-se em três categorias: pistola, carabina e tiro ao prato. As duas primeiras diferenciam-se pela arma: a pistola é curta e só pode ser usada com uma mão; a carabina é longa e o disparo é de ar comprimido ou dióxido de carbono. As provas de tiro ao prato englobam skeet, fossa olímpica e dublê. A distância entre o atirador e o alvo -fixo ou móvel- e o número de tiros varia conforme a arma utilizada.

Na carabina, existem três categorias: três posições, deitado e carabina de ar. Na primeira atira-se em um alvo a 50 m, deitado, de pé e ajoelhado. São três séries de 40 tiros para homens e três de 20 para mulheres. Os homens usam carabinas chamadas "livres", com até 8 kg, e as mulheres carabinas standard, com peso de até 5,5 kg. Nos dois casos o calibre da arma é .22 LR.
Na categoria deitado, os competidores ficam deitados e têm 60 tiros para acertar alvos a 50 m de distância. A arma usada também tem calibre .22 LR. Já na carabina de ar (comprimido ou de dióxido de carbono), a competição é feita de pé e a uma distância de dez metros. São 60 tiros para homens e 40 para mulheres em armas de calibre 4,5 mm.As provas de pistola também são dividadas em modalidades diferentes.

Na disputa do sport, realizada somente por mulheres, as atiradoras usam uma arma semi-automática, com calibre .22, para acertar alvos a 25 m de distância. A fase classificatória consiste em 60 tiros, sendo 30 tiros de precisão e 30 tiros rápidos (sobre alvo móvel que gira se apresentando para a atiradora, permanecendo exposto por três segundos e oculto durante sete segundos), divididos em séries de cinco tiros cada. Na pistola livre, atira-se com uma pistola calibre .22. São 60 tiros em seis séries, com o alvo fixo colocado a 50 m do atirador. Na pistola de ar, calibre 4,5 mm, o alvo fica a apenas 10 m de distância. Os homens disparam 60 tiros, 20 a mais que as mulheres.

Na modalidade de tiro rápido, atira-se a uma distância de 25 m com uma pistola calibre .22 com capacidade para cinco tiros. É disputada sobre alvo móvel que fica exposto para o atirador em quatro séries de oito segundos, quatro séries de seis segundos e quatro séries de quatri segundos. Cada série de cinco tiros é dada em cinco alvos diferentes.No tiro ao prato, a modalidade skeet tem seus alvos lançados das casas alta e baixa. Vence quem acertar o maior número de pratos com uma escopeta calibre .12. Os pratos podem ser lançados separadamente ou juntos durante o percurso da prova, num total de cinco séries de 25 alvos para homens, e três séries de 25 alvos para as mulheres.
Na fossa olímpica, os homens dão tiros sobre cinco séries de 25 pratos, e as mulheres sobre três séries de 25 pratos.

Na fossa dublê, os tiros são sobre sobre três séries de 50 pratos para homens, três séries de 40 pratos pratos para mulheres. As duas modalidades utilizam escopetas calibre .22, mas na fossa olímpica os pratos são atirados um de cada vez, enquanto na dublê são atirados em duplas.

A Fossa Olímpica, os homens dão tiros sobre cinco séries de 25 pratos, e as mulheres sobre três séries de 25 pratos. Na fossa dublê, os tiros são sobre sobre três séries de 50 pratos para homens, três séries de 40 pratos pratos para mulheres. As duas modalidades utilizam escopetas calibre .22, mas na fossa olímpica os pratos são atirados um de cada vez, enquanto na dublê são atirados em duplas.

Um comentário:

M1 Garand disse...

Guilherme,

Parabéns pela excelente apresentação do tiro nas olimpíadas.

Se me permite duas observações:

(1) no texto sobre fossa duble e fossa masculina você menciona o uso de "escopetas", um vocábulo espanhol, que - em português - significa espingardas

(2) informa o calibre dessas armas como sendo .22 quando, em realidade, é 12 - sem ponto decimal.

No mais, reitero meus parabéns pelo excelente blog.

Abraço!