sexta-feira, 20 de junho de 2008

Favoritos no handebol

As análises dos esportes estão chegando ao fim. Faltando 50 dias para os Jogos Olímpicos, faltam ser analisados além do handebol, esporte que será visto hoje, apenas volei de praia, tawekondo, basquete, atletismo, natação, trampolim acrobático, beisibol, softbol, hóquei na grama e tênis.

No handebol, a classificação dos times asiáticos veio de uma forma muito conturbada. A disputa de um torneio pré olímpico continental foi repetida a pedido da Federação Internacional de Handebol que ordenou a anulação das disputas masculina e feminina, disputados em setembro de 2007, ante os protestos da Coréia do Sul.
A IHF determinou a medida depois de Coréia do Sul e Japão denunciarem um esquema de favorecimento para Kuwait e Cazaquistão, que tinham levado as vagas no masculino e feminino, respectivamente.
As autoridades da Coréia do Sul apresentaram um protesto formal pela péssima atuação da dupla de árbitros jordanianos escalada de última hora para a partida entre a equipe e o Kuwait, em 1º de setembro.A partida acabou surpreendentemente vencida pelo adversário por 28 a 20, classificando os kuwaitianos a Pequim.
Inicialmente era prevista a presença dos alemães Lemme e Ullrich, mas ambos foram substituídos horas antes do início da partida pelos jordanianos.O russo Alexander Kozhukov, delegado da IHF, repreendeu os árbitros publicamente mais de uma vez. A federação determinou que o Pré-olímpico fosse disputado novamente até o fim de janeiro na Romênia.
Porém, os kuwaitianos se recusaram a voltar à quadra.

O país contou com a influência do príncipe Sheikh Ahmed Al-Fahad Al-Sabah, membro da Federação Asiática de handebol e do Conselho Olímpico da Ásia. Ele queria manter a vaga conquistada no torneio masculino.
Al-Sabah não só se recusou a aceitar a nova disputa, mas também ameaçou punir os países que participassem da competição. Com isso, Kuwait, Emirados Árabes, Qatar e Cazaquistão apoiaram a decisão de não participar do Pré-olímpico novamente.
Com isso, apenas Coréia do Sul e Japão repetiriam as partidas no masculino e no feminino, com partida entre as duas seleções nas duas disputas.

No handebol masculino, o grupo A é o do Brasil e é composto por Croácia, Polônia, além de França, Espanha e China (país-sede).
A China pode ser considerado uma carta fora do baralho. Classificada apenas pelo fato de ser país sede, não vem disputando os campeonatos mundiais e deve ser um saco de pancadas do grupo.

O Brasil, 19º colocado nos últimos dois mundiais, pode engrossar partidas diante dos adversários europeus mas deve conseguir apenas uma vitória no grupo e ficar na quinta posição, para disputar o torneio de consolação com os eliminados da outra chave. O time conseguiu a vaga graças ao título alcançado no pan-americano do ano passado, quando chegou ao bi campeonato.
Os outros quatro países provavelmente serão os quatro classificados para as quartas de finais.

O time da Polônia é favorito para ficar com o primeiro lugar na chave somente pelo fato de ser atual vice campeão mundial pois não vem conseguindo bons resultados. A vaga foi conseguida durante o primeiro pré olímpico mundial, jogando diante de Islândia, Argentina e Suécia. A equipe não mostrou um excelente handebol, empatando com os suecos,tradicionais no esporte mas que vivem uma péssima fase, e venceram a Argentina e a Islândia com dificuldades. No mundial do ano passado, perdeu para a França na fase de classificação mas se recuperou nas quartas e na semi ao bater Rússia e Dinamarca. No campeonato europeu, no início deste ano, sequer ficou entre as quatro melhores, conseguindo apenas a vaga para os pré olímpicos mundiais.

O time da França, quarto colocado no último mundial e terceiro em 2005, não conseguiu por muito pouco a classificação pelo campeonato europeu deste ano, quando perdeu nas semi finais para os croatas por apenas um gol de diferença, ficando de fora da disputa pela única vaga direta do continente. No pré olímpico mundial, conseguiu a primeira colocação no segundo torneio, em que disputou a vaga com Tunísia, Espanha e Noruega e ficou com o título do torneio. No mundial de 2007, venceu a Croácia nas quartas de finais e perdeu para Alemanha e Dinamarca, ficando na quarta posição. Mostrou não ser um time consistente quando perdeu para Islândia na primeira fase do mundial de 2007, mas posteriormente passou pela Polônia.

A Espanha foi campeã mundial de 2005 mas não conseguiu repetir o título em 2007, caindo nas quartas de finais diante da Alemanha. A vaga olímpica veio com o vice campeonato do segundo torneio pré olímpico, quando perdeu para frança. Neste mundial, perdeu para a Croácia. No europeu deste ano, perdeu para Suécia e França por um gol e ficou longe da vaga direta.
A Croácia foi vice campeã mundial em 2005 e ano passado fechou o torneio na quinta posição. A vaga olímpica veio com o título do terceiro pré olímpico, quando derrotou Rússia, Argélia e Japão. O passaporte para Pequim poderia ter vindo mais cedo, mas o time perdeu para Dinamarca na final do europeu por 24x20. Neste torneio, o time já havia perdido na primeira fase para os próprios dinamarqueses mas bateu a Polônia para conseguir vaga nas semi finais.
Acredito que Croácia e França ficarão nas duas primeiras posições e Espanha e Polônia briguem pela terceira vaga. Se fosse uma aposta, colocaria Croácia em primeiro, França em segundo, Polônia em terceiro e Espanha em quarto. O Brasil corre por fora por uma vaga e pode surpreender o time da Espanha ou da Polônia, mas é complicado.

O grupo B será formado por Alemanha, Dinamarca, Rússia, Coréia do Sul, Islândia e Egito. O Egito, apesar de cada vez melhor, não deve conseguir a classificação. O time que ficou em 17º no último mundial e 14º em 2005, deve conseguir emplacar bons resultados, mas falta algo ainda para conseguir vitórias diante dos times europeus. Sua única chance de vitória seria diante da Coréia, que ficou em 15º no último mundial depois de derrotar por 36x30 os africanos no torneio de consolação. A vaga sul coreana veio de forma conturbada(leia no início da matéria).

Os atuais campeões mundiais são os alemães que são so favoritos no grupo B da competição. Depois da nona posição em 2005, os germânicos conseguiram o título vencendo a Islândia na única partida diante de um dos times da chave. Já com a vaga olímpica garantida, o time disputou o campeonato europeu neste ano, que valia como pré olímpico, e ficou na quarta posição com derrotas para a Dinamarca, nas semi finais, e para França na luta pelo bronze. Apesar disso, é favorito para ficar com a primeira das vagas.
Os dinamarqueses, campeões do mais difícil torneio continental do mundo, podem até conseguir a primeira posição do grupo, mas é mais provável que fique na segunda posição. O time ficou com a medalha de bronze no último mundial tendo vencido a Islândia na prorrogação nas quartas de finais e perdido para Polônia nas semi finais. Durante o torneio, o time que ficou apenas em 13º no mundial de 2005, venceu a Rússia e Espanha o que faz com que o time deva ficar com a segunda posição no grupo.

Rússia e Islândia devem brigar pela terceira posição. O primeiro ficou em sexto no mundial depois de cair nas quartas de finais diante da Polônia enquanto o segundo ficou em oitavo depois de perder na prorrogação para Dinamarca. Neste mundial, os dois se enfrentaram com vitória russa por 28x25. Os dois times foram muito mal no campeonato europeu, em 14º e 11º respectivamente. A vaga russa veio com o vice campeonato do terceiro pré olímpico mundial vencendo Japão e Argélia sem dificuldades. Já os islandeses, venceram de forma heróica os suecos por 29x25 na disputa pela segunda posição do primeiro torneio pré olímpico.

Os oito times europeus em disputa devem passar para as quartas de finais. De acordo com minhas apostas, Alemanha enfrentaria os espanhóis num confronto que envolveria os dois últimos campeões mundiais. Pelos desempenhos recentes, colocaria a Alemanha como semi finalista mas em um jogo equilibradíssimo. Acredito num confronto entre Croácia e Islândia, com vitória croata

Agora, as outras quartas de finais iriam pegar fogo. Rússia X França e Dinamarca X Polônia seriam jogos que eu não me arriscaria palpitar. Isso, se os confrontos acabem estes mesmo, já que as posições apostadas devem ser trocadas devido a dificuldade e equilíbrio das equipes do velho continente.

"Pararei" os palpites por aqui, mas mantendo a tradição de todas as competições dos Jogos Olímpicos de Pequim, colocarei minha aposta para os três primeiros colocados. Será um chute...

Aposta
Croácia- Ouro
Dinamarca- Prata
Alemanha- Bronze

O torneio feminino olímpico não deverá ser menos equilibrado. Com domínio das equipes européias, a competição tem tudo para ser uma das mais emocionantes dos Jogos Olímpicos, mesmo sem a atual campeã olímpica, Dinamarca.

No grupo A, Noruega, Romênia, Angola, China, Cazaquistão e França.

Neste grupo, a equipe do Cazaquistão deve ser o saco de pancadas do grupo. Décimo oitavo no último mundial, o time conseguiu a vaga no confuso campeonato asiático, que no caso das mulheres não teve a repetição do torneio, mantendo a vaga para as cazaques.
A China deve ficar de fora da segunda fase. Apesar de ter feito um bom papel em 2004, quando ficou na sexta posição, o time decaiu bastante ficando em 17º no mundial de 2005 e 21º em 2007, perdendo para seleções inexpressivas como Japão e Tunísia.

A equipe da Angola pode surpreender não só na fase de grupos como na segnda fase. As africanas surpreenderam no mundial do ano passado ao passar pela Áustria na primeira fase, indo em segundo lugar no grupo paraa fase seguinte. A surpresa continuou na segunda fase, quando venceu França, Croácia e Macedônia, parando apenas nas quartas de finais diante da Alemanha por 33x30. Candidatas à surpresa da competição, podendo até roubar uma terceira posição do grupo.
A França poderá lutar pelas primeiras posições, tendo chances de vitória diante da Romênia e da Noruega, mas precisará de muito cuidado diante das angolanas, que venceram o confronto entre as seleções no mundial de 2007. Neste torneio, a França ficou na quinta posição depois de ser eliminada pela Romênia nas quartas de finais por 34x31. A vaga olímpica veio no terceiro pré olímpico continental, com vitórias sobre Costa do Mafím, Coréia do Sul e Congo. No europeu de 2006, classificatório para Pequim, o time perdeu nas semi finais para Noruega, que se tornaria campeã do campeonato.
A Romênia deverá ficar com a segunda vaga do grupo. Quarta colocada no último mundial, as romenas venceram as francesas no torneio o que demonstra o favoritismo para a segunda vaga. A vaga olímpica veio no segundo torneio pré olímpico, com vitórias sobre Hungria, Japão e Polônia.

A Noruega é favorita para o grupo. Atual campeã européia e vice campeã mundial, a equipe tem tradição no esporte e brigará por uma medalha. No mundial do ano passado, o time perdeu para a França na segunda fase mas se recupetou no mata-mata se classificando para a final.
No grupo, colocaria as norueguesas em primeiro, a Romênia em segundo seguido por França e Angola.

O grupo B terá uma briga mais parelha pelas quatro vagas. As equipes integrantes são Brasil, Suécia, Coréia do Sul, Hungria, Alemanha e Rússia. As análises são muito complicadas de serem feitas pelo tamanho do equílibrio do grupo.

Alemanha e Rússia devem conseguir as duas primeiras vagas da chave. As russas são campeãs mundiais, no torneio em que empataram com o Brasil e superaram as húngaras nas quartas de finais. Já as alemãs, ficaram com o bronze no mundial, em que empataram com a Hungria e perderam para Romênia nas primeira fase, para depois superá-las na disputa pelo bronze.

A Hungria é favorita para a terceira vaga, apesar de que as quatro equipes restantes do grupo joguem um handebol parecido e possam brigar palmo - a - palmo pelas quartas de finais. As húngaras venceram as suecas na luta pela quinta posição do europeu sem grandes dificuldades e no mundial do ano passado caíram nas quartas de final por um gol de diferença diante da Rússia.

Coréia do Sul e Brasil deverão brigar pela última vaga do grupo. As asiáticas, prata nas duas últimas olímpicas, nas quais eliminou o Brasil nas quartas de finais, ficaram em sexto no último mundial mas perderam para as brasileiras no mundial de 2005, quando as sul-americanas conseguiram a sétima posição. O Brasil acabou tendo seu mundial crucificado ano passado numa inesperada derrota para a Macedônia, eliminando o time ainda na primeira fase. Depois, empatou com a Rússia ficando apenas um gol da classificação, que seria um milagre devido a derrota na segunda rodada.

Acredito que as suecas são as mais fracas do grupo, apesar de que irão dar muito trabalho para todos os times. Elas não se classificaram para o mundial de 2007 e ficaram na sexta posição do europeu de 2006. A vaga olímpica veio com o vice campeonato no primeiro pré olímpico mundial, quando perdeu para Alemanha por apenas um gol e venceu Cuba e Croácia.

Apesar de ser muito complicado de se prever, ainda me arrisco em palpitar em algumas partidas das quartas de finais. A campeã do grupo A deve ser a Noruega e enfrentaria o Brasil, quarta força da chave B. Uma vitória brasileira seria heróica, mas muito difícil de acontecer, apesar das brasileiras terem vencido as norueguesas em torneios preparatórios.

Outro jogo que eu apostaria seria na campeã do grupo B Rússia contra a Angola, num jogo parecido com a quarta de final citada acima. A Angola é uma força emergente no handebol e terá que se superar muito para conseguir bater a tradicional equipe russa, atual campeã mundial.
Nas outras quartas de finais, não sei em quem apostaria. É complicado arriscar palpites, por isso termino com minha tradicional aposta para as medalhistas, mas é um chute...Um chute...

Aposta
Noruega- Ouro
Rússia- Prata
Alemanha- Bronze

Nenhum comentário: