terça-feira, 24 de junho de 2008

Favoritos no tênis individual


O tênis voltou a ter a olimpíada como um dos principais torneios do calendário. Um dos esportes mais nobres do mundo, estreou em Jogos Olímpicos na primeira edição, em 1896, e foi disputado até 1924, quando foi excluído dos Jogos e voltou somente em 1988. Quando voltou, as grandes estrelas do tênis abriram mão de disputar o evento, fazendo com que fosse sondado a retirada do esporte dos Jogos. Porém, a partir de 2004, os principais jogadores voltaram às disputas, principalmente pelo fato do torneio contar pontos para o ranking da ATP.
No simples masculino, a competição promete um grande duelo entre o suiço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal. Como o torneio será disputado em quadras rápidas, o favoritismo fica para o suiço que lidera o ranking mundial há mais de quatro anos e tem entalado na garganta a derrota nas semi finais de Atenas 2004.

Nadal, principal atleta em quadras de saibro, ganhou um torneio importante na grama rescentemente além de ter chegado até as semi finais no aberto da Austrália deste ano, em quadra semelhante a da China.

Quem pode "estragar" o grande duelo é o sérvio Novak Djokovic, que ainda briga com Nadal pela segunda posição no ranking. Rescentemente vem perdendo jogos decisivos para o espanhol, o que o coloca como azarão para chegar à final. Porém, no Australian Open, no início do ano, ele foi o vencedor eliminando Roger Federer nas semi finais. Também venceu o master series de Indian Wells.
O russo Nikolay Davdenko é o quarto no ranking mundial e deve brigar por bons resultados em Pequim. Vencedor do Master series de Miami, o atleta russo tem reais possibilidades de chegar nas semi finais, mas tem desvantagem nos confrontos contra os que estão à sua frente no ranking.
O espanhol David Ferrer pode ser a surpresa da competição. Quinto colocado no ranking mundial, o tenista espanhol é especialista no saibro mas pode surpreender nas rápidas quadras em que serão disputados os Jogos. Andy Rodick, sexto no ranking mundial, desistiu de participar dos Jogos para participar do ATP de Washington, na mesma semana.

David Nabladian, sétimo da ranking, pode surpreender e trazer uma medalha para Argentina. Vencedor dos Masters Series de Madrid e Paris, ano passado, ele pode repetir o desempenho na China e ficar com uma medalha.
O tênis pode trazer gratas surpresas na competição, mas tem nos atletas citados acima seus favoritos no torneio de simples.

Aposta
Roger Federer (SUI) - Ouro
Rafael Nadal(ESP) -Prata
Novak Djokovic (SER) - Bronze

Entre as mulheres, com a ausência da aposentada Justine Henin, então número 1 do mundo, a favorita para medalha de ouro é a sérvia Ana Ivanovic, atual número 1 do mundo e vencedora de Roland Garros e vice do Aberto da Austrália, além do título no master series de Indian Wells.

Quem deve atrapalhar a sérvia é a musa russa Maria Sharapova, segunda colocada do ranking mundial. Vencedora do Austrália Open no início do ano, na minha opinião é a maior favorita para medalha de ouro por ser melhor nas quadras rápidas.

Quem perdeu rescentemente a segunda posição no ranking mundial a sérvia Jelena Jankovic, que atualmente é terceira colocada do ranking. Ela caiu nas semi finais nos dois grand slams já disputados esse ano, além de ter sido vice campeã do Master Series de Miami.

Para apimentar ainda mais o duelo entre Rússia e Sérvia, duas russas aparecem nas posições sub-sequentes no ranking mundial. Svetlana Kuznetsova e Elena Dementrieva são quarta e quinta colocadas e tem em seus currículos nove títulos cada uma.

Não se pode esquecer das irmãs Williams, que venceram juntas as duplas de 2000. Venus e Serena estão respectivamente em sexto e sétimo no ranking mundial, mas aparentemente pelo fato de terem disputados apenas 13 torneios nas últimas 52 semanas. Porém, isso não é desculpa já que Sharapova disputou 14, mas vale a pena comparar com Kankovic, que jogou 22, e Dementrieva que jogou 20.

Ultimamente, Serena venceu o Master Series de Miami enquanto Venus não venceu este ano ainda. Mas deve lutar fortemente pela medalha.
Aposta
Ana Ivanovic(SER) - Ouro
Jelena Jankovic (SER) - Prata
Maria Sharapova (RUS) - Bronze

Nenhum comentário: