sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ciclismo pista feminino

O ciclismo pista tem 10 provas disputadas em Jogos Olímpicos, sete delas entre os homens e outras três entre as mulheres. Hoje, começaremos as análises do esporte das duas rodas com as provas do sexo frágil, que são Persiguição individual, Velocidade individual e por pontos. Ao contrário dos homens, as mulheres não tem nenhuma prova por equipes. Além disso, a prova de 500m contra o relógio, que ocorreu em Atenas, foi cortada do cronograma.

Na prova de perseguição individual, a britânica Rebecca Romero é extrema favorita. A atleta venceu o mundial da modalidade em 2008, competindo em casa, completando a prova mais de 7s à frente de sua adversária na final. Atleta ganhadora da medalha de prata no remo em 2004, ela decidiu migrar para as duas rodas em 2006 e logo em seu primeiro mundial conquistou a medalha de prata em 2007. Se conseguir o feito, será a segunda mulher da história a conseguir medalha em dois esportes diferentes. E as chances são enormes, até porque lidera também o ranking mundial.

Sua adversária na final da prova no mundial do ano passado foi a americana Sarah Hammer, campeã mundial de 2006 e que será a grande adversária de Romero. Ela foi duas vezes medalha de bronze em etapas da copa do mundo este ano, mesma posição obtida no evento teste de Pequim, ano passado.
A australiana Katie Mactier, medalha de prata nos Jogos de Atenas 2004, ficou com o bronze no último mundial e tem chances reais de medalha. Vencedora de três etapas da copa do mundo em 2007 e do mundial de 2005, pode ter sua experiência a favor na luta pelo pódio.

A lituana Vilija Sereikaite é a terceira no ranking mundial, a frente até mesmo de Katie. Mesmo apenas na 11ª posição do mundial deste ano, ela surge como grande candidata ao pódio, com a prata na etapa da Dinamarca da Copa do Mundo além do bronze no campeonato europeu.
A colombiana Maria Luisa Wilhans corre por fora na luta por uma medalha. Sexta colocada no ranking mundial, ela terminou em oitava no mundial deste ano. É atual campeã tanto dos Jogos Pan-americanos como do Pan-americano de ciclismo. Aos 40 anos de idade, disputa sua terceira olimpíada.
Aposta
Rebecca Romero (GBR)- Ouro
Katie Mactier (AUS) - Prata
Sarah Hammer(EUA) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Numa final britânica, mostrando o domínio total do país nas provas de pista do ciclismo, Rebecca Romero levou a melhor sobre Wendy Houvenaghel e ficou com a medalha de ouro com mais de 2s de vantagem. Lesya Kalitovska, da Ucrânia, foi bronze ao vencer a neozelandesa Alison Shanks, que havia passado por Sarah Hammer na primeira rodada. Katie Mactier levou uma volta de Rebeca Romero e deu adeus a competição ainda na primeira fase.

Na prova de velocidade individual, a britânica Victoria Pendleton é a principal favorita. Campeã mundial de 2005, 2007 e 2008 e vice de 2006, a atleta vive uma fase íncrivel, conseguindo várias etapas da copa do mundo.

Entretanto, a vitória não será fácil. A chinesa Guo Shuang vem forte para tentar a primeira medalha de ouro da história do ciclismo chinês. Medalhista de bronze no mundial de 2007 e prata em 2008, tem chances reais de continuar a evolução das medalhas. É atual medalhista de ouro do campeonato asiático. Foi medalha de bronze na etapa da Dinamarca da Copa do mundo e no evento teste do ano passado.
A australiana Anna Meares, medalha de bronze em Atenas nesta prova e prata na extinta prova dos 500m contra relógio, ficou "apenas" com o bronze no último mundial mas tem chances reais de pódio. Venceu a copa do mundo de Los Angeles ano passado e ainda levou bronze em Manchester.

A líder do ranking mundial é a americana Jennie Reed, campeã mundial do keirin, prova não olímpica. Na prova de velocidade, ela é vica campeã pan-americana e da copa do mundo de Los Angeles. Porém, vem de derrotas para as principais adversárias. A cubana Lisandra Guerra é quarta colocada do ranking mundial e foi medalha de prata no mundial de 2007. Especialista na prova contra relógio, ela tentará a medalha na velocidade pois sua principal prova foi cortada do programa.
A bielorrussa Natallia Tsylinskaya é outra migrante da prova contra relógio, já que foi bronze nesta prova em Atenas. Quinta no ranking, ela foi bronze no mundial de 2007.

Aposta
Victoria Pendleton (GBR) - Ouro
Anna Meares (AUS) - Prata
Guo Shuang (CHN) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A final acabou sendo a esperada entre os especialistas. Victoria Pendleton e Anna Meares disputaram a prova derradeira com vitória da britânica nas duas primeiras corridas, o que fez com que a terceira não acontecesse. Guo Shuang ficou com o bronze ao vencer a holandesa Willy Kanis.

Na prova por pontos, a jovem de 21 anos Marianne Vos, da Holanda, é a atual campeã mundial e vem como uma das favoritas. Especialista em provas de estrada, ela está cada vez mais próxima das pistas e é uma grande candidata ao pódio.

Outra jovem promessa foi medalha de prata no mundial deste ano. A dinamarquesa Trine Schmidt, de 20 anos, terminou 7 pontos atrás da medalhista de ouro.Foi medalha de prata na etapa da Dinamarca da Copa do mundo. Outra jovem dinamarquesa, Mie Lacota, foi prata no mundial de 2007 e briga pela vaga olímpica que o´país tem direito.
A italiana Vera Carrara é atual medalhista de bronze no mundial e pode repetir o feito nos Jogos Olímpicos. Ela ficou em quarto lugar nos Jogos de Atenas e agora busca a medalha.
A australiana Katherine Bates é a mais experiente da turma. Correndo no circuito mundial desde 2000, ela foi campeã mundial ano passado e ficou na sétima posição nos Jogos de Atenas, além de ter sido prata no mundial de 2001. Também briga por medalha Catherine Cheatley, da Nova Zelândia, que foi bronze no mundial de 2007.

Aposta
Katherine Bates (AUS) - Ouro
Marianne Vos (HOL) - Prata
Vera Carrara (ITA) Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A holandesa Marianne Vos passeou no velódromo de Pequim ao ganahr 20 pontos pelo fato de ter dado uma volta em todo pelotão, além de ter levado 13 pontos nos sprints. O ouro veio com 33 pontos, 15 a mais que a cubana Yoanka Gonzalez, que ficou com a prata. Leire Olaberria ficou com o bronze com o mesmo número de pontos da colombiana Maria Luisa Calle, mas vencendo por ter terminado em primeiro no pelotão. Katherine Bates acabou na sexta posição e Vera Carrara em 14º.

Nenhum comentário: