sexta-feira, 20 de junho de 2008

Favoritos no trampolim acrobático

O trampolim acrobático entrou no programa dos Jogos Olímpicos em 2000, em Sydney. Desde lá, foram entregues quatro medalhas de ouro, duas no individual feminino e duas no individual masculino. Em Pequim, não será diferente, e serão duas medalhas entregues, uma na competição feminina e outra no masculino.


Dentre as mulheres, a campeã mundial é a russa Irina Karavaeva, que foi campeã mundial em 2000 e deixou a medalha escapar em 2004. Ela já foi três vezes campeã européia e outras três campeã do mundo. No mundial do ano passado, ela obteve a nota de 38,60. Na final da Copa do Mundo, sofreu uma queda e ficou na sexta posição. Outra russa, Natalia Chernova também brigará pela medalha mas está num degrau abaixo, não conseguindo medalha no último mundial mas foi vice em 2005, atrás apenas de sua compatriota.

A chinesa Shangshang Huang foi vice campeã mundial e terá de contar com a torcida se quiser ficar com a medalha. Medalha de bronze em Atenas, ela ficou no mundial do ano passado, à meio ponto da russa. Porém, na final da copa do Mundo de 2006, ficou na oitava posição depois de sofrer uma queda em sua apresentação.

Quem ficou com o bronze no último mundial foi a canadense Rossannagh Maclennam, campeã pan-americana da modalidade e uma das maiores vencedoras da modalidade dentre as que ainda competem. Porém, outra canadense deverá das mais trabalho em Pequim. Karen Cockburn sofreu uma queda no último mundial e ficou na oitava posição. Medalha de bronze em Sydney e prata em Atenas, ganhou a medalha de ouro na final da Copa do Mundo de 2006 e é uma das favoritas ao título.

Quem corre por fora é a alemã Anna Dogonadze, que vem conseguindo sempre bons resultados em finais de mundiais e copas do mundo mas nunca conseguiu um pódio importante. No último mundial foi quinta colocada, uma posição à frente da posição obtida ano passado.
Aposta
Irina Karavaeva(RUS) Ouro
Karen Cockburn (CAN) - Prata
Shangshang Huang (CHN) - Bronze
Dentre os homens, os favoritos vêm do país anfitrião dos Jogos Olímpicos. No mundial do ano passado, teve uma dobradinha dos chneses, com Shuai Ye em primeiro e Dong Dong em segundo, separados apenas por sete décimos. Os dois são novos e conseguiram seus primeiros grandes resultados neste mundial

Quem ficou com o bronze no último mundial foi Yasuhiro Ueyama, que somou apenas dois décimos a menos que Dong. O japonês foi campeão da final da Copa do Mundo de 2006, quando somou 40.80 ponyos. Outro japonês, Tetsura Sotomora vem conseguindo medalhas em mundiais, como o bronze de 2005 e a prata na final da Copa de 2006. Irá brigar pelo pódio.
O alemão Henrik Stehlik, medalha de bronze em Atenas, foi quinto no último mundial

Aleksander Russakov, medalha de prata na final da Copa do Mundo de 2006, terminou em sétimo no mundial do ano passado e terá de melhorar um pouco se quiser manter a tradição russa na modalidade, em que o país levou medalha nas duas disputas olímpicas já ocorridas. Ele, campeão mundial de 2005, não vem em uma boa fase mas tem tudo para medalhas.

Aposta
Shuai Ye (CHN) - Ouro
Aleksander Russakov (RUS) - Prata
Yasuhiro Ueyama(JAP)- Bronze

Nenhum comentário: