segunda-feira, 23 de junho de 2008

Favoritos no hóquei na grama

O hóquei na grama talvez seja o esporte coletivo olímpico menos conhecido entre os brasileiros. Talvez por isso nossas seleções ainda não estejam nem no nível sul-americano e lembrando das goleadas sofridas tanto entre os homens quanto entre as mulheres nos Jogos Pan-americanos do Rio ano passado.

Nas olimpíadas, os homens entrearam em 1908 enquanto as mulheres começaram a disputar em 1980. Desde lá, as australianas venceram três vezes enquanto entre os homens, a Índia, com oito ouros, é a maior vencedora.
Para Pequim, dentre os homens, o grupo A será formado por Alemanha, Espanha, Coréia, Nova Zelândia, Bélgica e a anfitriã China. Serão quatro as vagas para as quartas de finais e a principal favorita da chave é a Alemanha, atual bi campeã mundial e medalha de bronze olímpica. Porém, a vaga germânica foi suada. Depois de não ficar entre os três primeiros no pré olímpico europeu,o time disputou o terceiro pré olímpico mundial e conseguiu o título com cinco vitórias em cinco jogos. No europeu, o time teve uma dolorosa derrota nos penaltis para a Espanha nas semi finais e posteriormente por 4x3 para Bélgica na luta pelo bronze e ficou de fora das três vagas destinadas ao continente. O goleiro Ulrich Bubolz, o defensor Philipp Crone e o atacante revelação Christopher Zeller são os destaques do time.

Curiosamente, os dois times que derrotaram a seleção bi campeã mundial estão no mesmo grupo A. A Espanha, que terminou com o vice no europeu ano passado, foi eliminada no mundial pela mesma Alemanha, na mesma semi final e na mesma disputa de penaltis, alimentando cada vez mais a rivalidade entre os dois países que "se iniciou" na disputa pelo bronze de Atenas 2004, quando os espanhóis saíram derrotados por 4x3. O ataque formado por Santi Freixa e Pablo Amat, esse último ainda remanescente da prata conquistada em 1996 nos Jogos de Atlanta, é a principal arma do time para conquistar a vaga olímpica.
Já a Bélgica, mostra forte evolução e deve ficar com a quarta vaga, mesmo depois de sequer disputar o mundial de 2006 e ser última colocada em 2002.

A terceira vaga do grupo deve ficar com a Coréia do Sul. O time ficou na quarta posição no mundial depois de perder as semi finais para Austrália e a disputa do bronze na prorrogação para equipe da Espanha, conseguiu sua classificação com o título conquistado no campeonato asiático quando venceu a índia na primeira fase e tirou a chance de classificação do time de maior tradição de todos os tempos, que acabou sucumbindo também no pré olímpico mundial, ficando de fora do torneio olímpico. Kim Yong-bae é o destaque da equipe sul-coreana.
A equipe da China, vice campeã dos Jogos Asiáticos, poderá surpreender e conseguir uma das quatro vagas. Mesmo sem ter disputado o mundial de 2006, o time mostrou sua força ao garantir por si própria a vaga. Isso porque o país já teria vaga garantida por ser anfitrião, mas o time ficou com a prata nos Jogos Asiáticos, posição que lhe daria o passaporte para disputar a olimpíada.

A Nova Zelândia é a zebra do grupo. Tem chances de classificação, não será o saco de pancadas do grupo, mas se tudo ocorrer dentro do esperado( O que é difícil se tratando de uma olimpíada) o time ficará na sexta posição. No mundial do ano passado, o time até que foi bem na primeira fase mas terminou na oitava posição. A vaga olímpica veio no torneio da Oceania, em que ficou com a segunda vaga, atrás da Austrália.

O grupo B é formado por Austrália, Holanda, Grã Bretanha, Paquistão, África do Sul e Canadá.
A equipe favorita para a primeira vaga é a Austrália. Atual campeã olímpica e vice mundial, o time conseguiu seu lugar em Pequim conquistando o campeonato da Oceania de hóquei. O time, que impediu o tri campeonato olímpico da Holanda em 2004, não terá vida fácil na chave, apesar de contar com Jamie Dwyer, melhor jogador do mundo da modalidade.

A Holanda deverá brigar com os australianos pela primeira posição do grupo. Seleção de grande tradição, o time conquistou a vaga com o título conquistado no fortíssimo campeonato europeu, em que derrotou na final a Espanha. Contando com Teun de Nooijer, um dos melhores meio campistas do mundo e veterano de três Jogos Olímpicos(Ouro em 1996 e 2000 e prata em 2004) o time lutará com Austrália pela ponta do grupo. Porém, no último mundial, o time decepcionou e não conseguiu classificação para as semi finais.

Paquistão e Grã Bretanha deverão ficar com as duas vagas restantes do grupo para as quartas de finais. As equipes se enfrentaram no jogo que decidiu o quinto lugar da última Copa do mundo com vitória para os ingleses(No mundial, é a equipe da Inglaterra e não Grã Bretanha, como nas olimpíadas) por 1x0. O Paquistão, que herdou da Índia o "amor" pelo hóquei, conseguiu a vaga pela terceira posição nos Jogos Asiáticos enquanto os britânicos venceram o segundo pré olímpico mundial. Porém, o jogo entre eles será de suma importância pois o time do Canadá poderá brigar pela vaga nas quartas de finais.

A seleção do Canadá venceu os argentinos nos penaltis dos Jogos Pan-americanos de 2007 e conseguiu a vaga olímpica tirando os tradicionais rivais dos Jogos. O time sequer disputou o último mundial mas chega em Pequim credenciado pelo ouro no Pan derrotando os argentinos que ficaram em décimo no último mundial.

A África do Sul, que venceu o pré olímpico africano, não deverá criar problemas para as seleções mais fortes do grupo mas se Canadá bobear pode perder o jogo para eles. 12º no último mundial, o time que ficou de fora de Atenas 2004 quando Egito conseguiu a vaga e ficou na última posição, será o provável saco de pancadas da competição.

Nas quartas de finais, acredito em vitórias de Alemanha e Espanha diante do Paquistão e da Grã Bretanha além da classificação da Austrália e da Holanda diante de Bélgica e Coréia do Sul.
Como sempre, nos esportes coletivos, paro minhas apostas nas semi finais(quando não paro antes) e apenas coloco a tradicional aposta dos três primeiros
Aposta
Alemanha- Ouro
Austrália- Prata
Holanda- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A Alemanha confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A vitória na final veio em cima da Espanha por 1x0.
Espanha e Alemanha eram do mesmo grupo na primeira fase. Os espanhóis terminaram em primeiro, com 12 pontos - quatro vitórias e uma derrota -, enquanto os alemães ficaram em segundo, invictos, com 11 pontos - três vitórias e dois empates.
Nas semifinais, a Alemanha só ganhou da Holanda nas penalidades. No tempo normal, as equipes ficaram no 1 a 1, placar que permaneceu na prorrogação. Nos pênaltis, os alemães fizeram 4 a 3. Já a Espanha, não precisou de tempo extra, fez 3 a 2 nos australianos e avançou.Na decisão da medalha de bronze, a Austrália levou a melhor sobre a Holanda e garantiu o lugar no pódio com o placar de 6 a 2.
Infelizmente, acabei me equivocando, ao pensar que o regulamento do hóquei na grama era semelhante ao de outros coletivos, em que existe as quartas de finais. No hóquei, os dois primeiros do grupo vão ás semi finais e os outros disputam posições intermediárias.

Dentre as mulheres, o grupo A será composto por Holanda, Austrália, China, Espanha, Coréia e África do Sul.

A equipe da Holanda, campeã mundial seis vezes e atual medalha de prata olímpica, tem tudo para ficar com a primeira posição. Atual campeã mundial da modalidade, o time conseguiu a vaga olímpica graças ao vice campeonato europeu, quando perdeu para Alemanha por 2x0, numa revanche da final olímpica de 2004, também vencida pelas germânicas por 2x1.

A segunda vaga deverá ser disputada entre Espanha e Austrália. As européias conseguiram a vaga olímpica com a vitória no primeiro qualificatório mundial, depois de fracassar no europeu em que terminou em quarto lugar e ficar sem a vaga olímpica. No mundial de 2006, a seleção caiu na prorrogação nas semi finais diante da própria Austrália e posteriormente na disputa do bronze contra Argentina, fechando na quarta posição.

As australianas, atuais vice campeãs mundiais, conseguiram a vaga graças ao vice campeonato conquistado no campeonato da Oceania, com derrota para a Nova Zelândia. O time alternou bons momentos, como na vitória por 3x0 diante daArgentina na primeira fase e ruins momentos como o empate em 0x0 com as japonesas. Os destaques da equipe são Nikki Hudson e Angie Skirving, esta última presentena medalha de ouro conquistada em 2000.

China e Coréia do Sul deverão brigar pela quarta vaga do grupo. As duas seleções se encontraram na disputa pelo nono lugar do último mundial, com vitória para Coréia do Sul por 2x1. Nos Jogos Asiáticos, China levou a melhor e venceu por 1x0, para posteriormente ser vica campeã da competição, perdendo a final para as japonesas. A vaga da China para as olimpíadas veio pelo fato de ser o país sede enquanto as coreanas venceram o terceiro pré olímpico mundial, batendo as canadeneses dentro do Canadá.
A equipe da África do Sul deve ser o saco de pancadas do grupo. Nona colocada em Atenas, o time conseguiu a classificação para as olimpíadas com a vitória no campeonato africano. Na Copa do Mundo, o time ficou em 12º lugar, última posição.

O grupo B tem Argentina, Alemanha, Grã Bretanha, EUA, Japão e Nova Zelândia.
Argentina e Alemanha devem ficar com as duas primeiras posições do grupo. A Argentina confia nas suas meninas, musas nacionais, que ficaram com o bronze nos últimos Jogos Olímpicos e também no último mundial. Comandadas por Luciana Aymar e Magdalena Aicega o time que venceu os Jogos Pan-americanos ano passado tenta repetir a dose em Pequim.

A Alemanha á a equipe atual campeã olímpica mas ficou apenas na sétima posição no mundial de 2006. O time que tem algumas remanescentes do ouro de 2004, ficou em quarto em seu grupo no torneio, perdendo dois jogos, para Espanha e Inglaterra, mas consegui um empate diante da Holanda, futura campeã do mundo. A vaga olímpica veio com o título europeu de 2007, quando venceu a Holanda na final depois de passar pelas britânicas nas semi finais.

A equipe da Grã Bretanha bateu duas vezes a Alemanha no mundial de 2006 mas foi eliminada do Europeu exatamente pelas germânicas, o que leva a crer numa bela disputa pela segunda, ou até pela primeira posição do grupo, caso a Argentina não consiga confirmar seu favoritismo.
As britânicas ficaram em sétimo no último mundial e garantiram a vaga nas olimpíadas com a medalha de bronze obtida no europeu do ano passado. Com uma forte defesa(Crista Cullen foi eleita a melhor defensora do mundial de 2006) arrancou um empate diante da Holanda no mundial e pode complicar a vida dos favoritos em Pequim.

O grupo parece que vai embolar bastante, já que no mundial de 2006, Japão e EUA venceram respectivamente Alemanha e Inglaterra no torneio de consolação, se classificando para disputar a quinta posição enquanto as européias jogaram pelo sétimo lugar.
EUA e Japão jogaram no mundial de 2006 na disputa pela quinta posição e quem saiu vencedora da partida foi o Japão, com um magro 1x0. A vaga olímpica japonesa veio com a vitória nos Jogos Asiáticos enquanto as americanas venceram o segundo pré olímpico mundial para se garantirem em Pequim.

A seleção da Nova Zelândia vai para Pequim para surpreender. Sexta colocada em Atenas e nona no mundial de 2002, a equipe não disputou o mundial de 2006 mas conseguiu a vaga ao ficar com o ouro no campeonato da Oceania, batendo a Austrália na final. Não é favorita para vaga, mas pode surpreender...
As quartas de finais deverão ter jogos equilibradíssimos e não me arrisco a adivinhar os confrontos, já que nem os classificados nem as posições nos grupos estão fáceis de serem previstas. Com as análises de cada uma das equipes e com os palpites para os medalhistas encerro o Hóquei na grama, o mais desconhecido esporte coletivo olímpico para os brasileiros.

Aposta
Holanda- Ouro
Argentina- Prata
Austrália- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Após vencer sem dificuldades as leonas argentinas na semifinal, as holandesas chegaram à final invictas com o requinte de favoritas. Apesar do peso nas costas, elas não se importaram com a pressão da torcida local e chegaram ao segundo ouro na modalidade com uma vitória de 2 a 0 sobre as chinesas.
A Holanda terminou a primeira fase com a melhor campanha de todas as 12 equipes desta edição. As holandeses somaram 15 pontos, com cinco vitórias. Na semifinal, superaram as temíveis argentinas, as leonas, pelo placar tranqüilo de 5 a 2.As chinesas não tiveram uma classificação tão fácil. Elas terminaram com a mesma pontuação da tricampeã olímpica Austrália - 10 pontos, três vitórias, um empate e uma derrota - e só se credenciaram para disputar a semifinal contra a Alemanha pelo critério de desempate.

Nenhum comentário: