quinta-feira, 19 de junho de 2008

Últimos favoritos na canoagem

A canoagem é um dos tantos esportes de domínio quase total dos europeus. Na canoagem velocidade feminina, é difícil alguma das 9 medalhas saírem do velho continente. Destaque para a briga entre Hungria e Alemanha, que devem ficar com ouro e prata nas três provas.
Na canoa masculino, o domínio europeu não é supremo, mas é enorme. Possivelmente atletas da China e de Cuba subirão ao pódio, mas provavelmente acompanhado de europeus, mais precisamente alemães, que também dominam essa modalidade do esporte.
No caiaque masculino, a Alemanha também domina, novamente com a Hungria na cola. A única modalidade da canoagem em que os alemães não são tão favoritos e na slalom.
Nela, eslovacos devem repetir resultados de Atenas, quando ganharam três medalhas.

Quadro de 2004 Apostas para 2008
Alemanha 4ouros 4 pratas 1 bronze Alemanha 6ouros 4 pratas 5 bronzes
Hungria 3 1 2 Hungria 4 2 1
Eslováquia 2 1 1 Eslováquia 3 - -
França 2 - 1 Grã Bretanha 2 1 -
Espanha 1 1 - Canadá 1 1 -
Canadá 1 - 2 França - 2 1
Noruega 1 - 1 Espanha - 2 -
China 1 - - República Tcheca -2 -
Suécia 1 - - Polônia - 1 2
Austrália - 2 - Bielorussia - 1 -
Itália - 2 - Itália - - 1
Grã Bretanha - 1 2 Cuba - - 1
Rússia - 1 2 Romênia - - 1
Cuba - 1 - China - - 1
EUA - 1 - Noruega - - 1
Nova Zelândia - 1 - Lituânia - - 1
Bielorussia - - 1
Polônia - - 1
República Tcheca - - 1
Ucrânia - - 1




Para terminar as análises da canoagem, as provas de slaloom. A canoagem disputada em corredeiras é disputada em olimpíadas desde 1972 e atualmente tem quatro provas em disputa. O C-1 e o C-2 para homens, além do k-1 para homens e para mulheres.

No C-1 individual masculino, o eslovaco Michal Martikan é o favorito para medalha de ouro. Medalha de ouro da prova nos Jogos de Atlanta 1996 e prata em 2000 e 2004, o experiente atleta é o atual campeão mundial da competição. No currículo, tem 11 medalhas em mundiais, sendo prata em 2006 e bronze no ano de 2005 além do ouro em 2002 e 2003.No mundial, ficou 1s36 na frente do medalhista de prata.
O francês Tony Estanguet é seu maior rival. Atual bi campeão olímpico da prova(em 2004 venceu por menos de 0s1), Tony foi vice campeão mundial ano passado perdendo no terceiro quarto da descida segundos preciosos. Em mundiais, é freguês de Michael. Em olimpíadas, quem é o freguês é o eslovaco. Vamos ver em Pequim...

A medalha de bronze deverá ser outra disputa emocionante. O atual medalhista de bronze em mundiais é o australiano Robin Bell,que ficou com a quarta posição em Atenas 2004 e nono em Sydney 2000.
O alemão Jan Benzien ficou em quarto no último mundial e tenta subir ao pódio, assim como seu compatriota Stefan Pfannmoeller fez em Atenas 2004. Vem sendo bastante consistente nos campeonatos, sempre entre os primeiros, mas nunca com o título de competições importantes. Seu maior êxito foi ganhar a vaga na equipe de Stefan, que foi bronze no mundial de 2006.

O britânico David Florence ficou em quinto no mundial, a menos de 1s da medalha de bronze. Deverá ser outro atleta a brigar pelo terceiro lugar. O mesmo acontecendo com Pierre Labarelle, da França, sexto colocado nos últimos dois mundiais.

Aposta
Michal Martikan (ESL)- Ouro
Tony Estanguet (FRa) - Prata
Jan Benzien (ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Michal Martikan conquistou mais um ouro para a Eslováquia ao vencer a prova com um total de 168s, com uma penalização de 2s. A prata foi de até forma surpreendente, para o britânico David Florence. Robin Bell foi bronze, pegando a medalha que havia lhe escapado em Atenas. O equilíbrio da competição fez com que dois favoritos, Tony Estanguet e Jan Bezien, ficassem pelo caminho e não chegassem á final.
Na competição do C2 masculino, a dupla favorita é a dos irmãos Peter e Pavel Hochschorner, atual bi campeã olímpica da competição e campeã mundial no ano passado, em evento disputado em Foz de Iguaçu. A vitória deverá ser tranquila, mesmo tendo ficado apenas com o bronze no mundial de 2006.
Os franceses Pierre Luquet e Christophe Luquet, também irmãos, ficaram com a medalha de prata na última edição do mundial mas não parecem capazes de bater os atuais bi campeões olímpicos.

Os italianos Andrea Benetti e Erik Masoero parecem estar mais maduros que em Atenas, quando ficaram na sexta posição. Atuais medalhistas de bronze no mundial, vêm conquistando resultados importantes em Copas do Mundo.
Os alemães Marcus Becker e Stefan Heize, quartos colocados no último mundial menos de meio segundo da medalha de bronze, terão chances reais de pódio. Vice campeões mundiais de 2006, são atuais vice campeões das olimpíadas e apesar da fase não ser tão boa, devem subir ao pódio.

Os tchecos Jaroslav Volf/Ondrej Stepanek foram medalha de bronze na última edição dos Jogos Olímpicos e foram campeões mundiais de 2006. Ano passado, ficaram apenas com a quinta posição no mundial, mas chegarão em Pequim como um dos favoritos para medalha.

Aposta
Peter e Pavel Hochschorner (ESL)- Ouro
Jaroslav Volf/Ondrej Stepanek (RTC)- Prata
Marcus Becker e Stefan Heize(ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS

Peter e Pavel Hochschorner ficaram com a medalha de ouro na prova mesmo tendo levado uma punição de 2s em cada uma das descidas na final. Ainda assim ,ficaram 2s á frente dos tchecos Jaroslav Volf/Ondrej Stepanek que ficaram com a prata e quase sete á frente dos russos que surpreenderam no bronze, tirando por menos de 1s o terceiro lugar dos franceses, que fizeram a melhor segunda descida entre todos mas haviam falhado na primeira. Os alemães ficaram em sexto depois de terem feito o melhor tempo nas semi finais. Erraram feio e se esforçaram para não sofrer 50s de punição.
Na prova do k-1, a França continua como país dominante da competição. O atual campeão olímpico Benoit Peschier deu lugar na equipe para o atual campeão mundial da prova Sebastien Cambot na equipe nacional.
O alemão Fabian Doerfler terminou o ano de 2007 como líder do ranking da Copa do Mundo e foi prata no campeonato mundial, menos de 2s atrás do francês.

O britânico Campbell Walsh, medalhista de prata em Atenas 2004, terminou na terceira posição nos últimos dois mundiais além de ser o atual campeão europeu. Ficou em quarto no ranking da Copa do mundo de 2007 e é um dos favoritos para medalha.
O suiço Michael Kurt foi vice campeão do ranking da Copa do Mundo ano passado mas não foi bem no mundial do ano passado. Tem chances de pódio, assim como o italiano Daniele Molmenti, quinto colocado no mundial do ano passado e o espanhol Cerles Santiago, sexto colocado.
Aposta
Campbell Walsh (GBR) - Ouro
Sebastien Cambot (FRA) - Prata
Fabian Doerfler (ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Fabian Doerfler perdeu a vaga para Alexandre Grimm na equipe alemã. E os alemães não se arrependeram. Grim passou de quarto para primeiro em relação as semi finais e ficou com o ouro com pouco mais de meio segundo sobre o francês Fabien Levere. O bronze ficou para o atleta de Togo, que só esteve em seu país uma vez, Benjamin Boukept. Campbell Walsh teve problemas nas semi finais e ficou distante da final.
Na única prova feminina em disputa na canoagem slalom, a alemã Jennifer Bongardt, nona colocada em Atenas 2004, é a atual campeã mundial da prova além de ter sido medalhista de bronze no mundial de 2006.
Porém, a eslovaca Elena Kaliska, atual campeã olímpica e quarta colocada nos Jogos de 2000, é a real favorita para a prova. No mundial do ano passado, ela ficou apenas 0s94 atrás da campeã, não conseguindo o título mundial pela segunda vez seguida, já que foi quarta colocada no mundial de 2006.
A tcheca Stepanka Hilgertova foi bronze no mundial do ano passado apenas 1s50 atrás da medalha de ouro. Quinta colocada nos Jogos de Atenas, ela foi campeã olímpica de 1996 e 2000 e aos 40 anos tenta sua terceira medalha olímpica.
A birtânica Fiona Pennie, vice campeã mundial de 2006 e sétima em 2007 tem chances de medalha, assim como a francesa Mathilde Pichery, quinta colocada no mundial de 2007 e sexta em 2006 .
Aposta
Elena Kaliska (ESL) -Ouro
Stepanka Hilgertova (RTC) - Prata
Jennifer Bongardt (ALE) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Elena Kaliska confirmou a fama de seu país na canoagem slalom e ficou com a medalha de ouro com uma incrível superioridade de 14s sobre a segunda colocada, a australiana Jacqueline Lawrence. A austríaca Violetta Petters foi bronze.Stepanka Hilgertova levou 150s de penalização e ficou em nono, depois de passar em terceiro nas semi finais. Jennifer Bongardt levou 50s de penalização nas semi finais e ficou em 16º.

Nenhum comentário: