terça-feira, 17 de junho de 2008

Dúvidas olímpicas- Esgrima

A esgrima estará em Pequim com dez provas, uma a menos que em Atenas, mas segue com disputas em três tipos diferentes de armas.
O florete tem um peso máximo de 500g e sua extensão não pode passar de 110cm. A lâmina é de aço e pode chegar até a 90cm. O floretista deve atingir, com a ponta da arma, o tronco do adversário para pontuar. Nos Jogos Olímpicos, se tem a disputa por equipes feminino e o individual para os dois sexos.

A espada dá pontos aquele esgrimista que encostar a arma em qualquer parte do corpo do adversário. Tem de ter no máximo 770g com as mesmas medidas do florete, até 110cm de extensão e 90cm de lâmina de aço. Nos Jogos Olímpicos, se tem a disputa individual para os dois sexos e a por equipes no masculino.

O sabre é a menor das três armas da esgrima. Com um máximo de 105cm e com a lâmina de até 88cm, o atleta pode acertar qualquer parte da cintura para cima do adversário com qualquer parte da arma para pontuar. Em Pequim, será a única arma que terá quatro competições: Individual e por equipes tanto no masculino como no feminino.

No individual, é vitorioso o atleta que atinge 15 pontos, ou quem tiver a maior pontuação ao final de três tempos de três minutos cada. Se o tempo terminar e a disputa estiver empatada em menos de 15 pontos, disputa-se uma prorrogação de um minuto até alguém marcar um ponto.
Já por times, cada um é formada por três esgrimistas. Quando um dos atletas atinge cinco pontos, entram outros dois para continuar o combate, seguindo o placar deixado pelo companheiro, e assim por diante, até que uma das equipes chegue a 45 pontos.

Nenhum comentário: