domingo, 15 de junho de 2008

Dúvidas olímpicas- Ciclismo

O ciclismo destribui 18 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, 10 delas na pista. As provas tem nomes estranhos, como keirin, até existe uma competição em duplas, a madison. Além disso, provas de perseguição e por pontos acontecem. Afinal, que que são esses nomes?

A competição de keirin é disputada só para homens nos Jogos Olímpicos mas abre espaço para as mulheres em competições internacionais. São oito voltas na pista do velódromo. Nas primeiras cinco voltas e meia os competidores seguem uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo até chegar aos 45 km/h, para, em seguida, abandonar a pista e deixar os competidores disputarem as medalhas nas últimas duas voltas e meia.
Já a prova de madison é em duplas. Dois ciclistas se alternam na pista: enquanto um descansa girando na parte alta do velódromo, o outro corre o mais rápido possível na parte de baixo da pista. Quando acontece a troca, o ciclista que está na parte de baixo toca o selim do companheiro para que este prossiga pedalando. A cada vinte voltas a dupla pontua. Ganha quem completar o maior número de voltas. Se houver empate, o vencedor será o que somou mais pontos. Apenas disputada por homens em olimpíadas.

A prova por pontos, que é disputado tanto para homens quanto para mulheres em olimpíadas é a prova mais longa do ciclismo de pista (40 km para homens e 25 km para mulheres). A cada sprint de dez voltas, os quatro mais rápidos recebem uma pontuação. O primeiro, cinco pontos; o segundo, três pontos; o terceiro, dois pontos; o quarto, um ponto. No último sprint, a pontuação é dobrada. Ganha quem somar o maior número de pontos. São disputadas apenas provas individuais.

A prova de velocidade individual acontece tanto para homens quanto para mulheres. Dois ciclistas entram no velódromo para competir um contra o outro. A prova de velocidade é eliminatória, realizada em três voltas. O percurso tem 1.000 metros, mas só os 200 metros finais são cronometrados. Nos primeiros 800 metros, os competidores andam o mais devagar possível, evitando ficar na frente para não dar a vantagem do vácuo ao adversário. Na competição por equipes, que em Jogos Olímpicos é apenas disputado entre homens, é realizada por dois times de três ciclistas. As equipes largam de posições opostas do velódromo e na primeira volta são lideradas por um ciclista, que sai de cena quando a volta é completada. Na segunda volta, outro ciclista assume a ponta saindo da pista ao término do percurso. Na última etapa, o terceiro competidor completa a prova e, em seguida, são somados os pontos dos três ciclistas para se estabelecer o vencedor.

Na perseguição, Os competidores largam em posições opostas do velódromo. Ganha quem ultrapassar primeiro o adversário, ou quem completar o percurso (3 km para as mulheres, 4 km para os homens) em menos tempo. São disputadas provas individuais, para homens e mulheres, e por equipes, somente para homens. Na perseguição por equipes quatro ciclistas largam de lados opostos, completando 14 voltas. Vence o país que terminar primeiro o percurso com três atletas ou aquele cujo terceiro componente ultrapassar o terceiro da equipe adversária.

Na estrada, existe a prova de estrada resistência, geralmente com longos percursos, de mais de 5 horas no masculino e 3hs no feminino em que o resultado geralmente é definido apenas no sprint final. Já a competição contra relógio, a corrida é individual. Cada um faz seu percurso sozinho e marca seu tempo, quem fizer o menor tempo vence. A diferença é que na estrada, o vacuo define enquanto contra o relógio o corredor vai sozinho todo percurso.

Nenhum comentário: