domingo, 15 de junho de 2008

Favoritos na canoagem

A canoagem destribui ao todo 16 medalhas nos Jogos Olímpicos, 12 na versão velocidade e quatro no slaloom. Começaremos as análises pelas provas de velocidade, que são divididas em canoa e caiaque. O caiaque, chamado de K, tem as provas divididas em 500m e 1000m e homens e mulheres. As mulheres disputam apenas as provas dos 500m, no k-1, k-2 e k-4. Já os homens remam nas provas k-1 500m e 1000m, k-2 500m e k-2 1000m e o k-4 1000m.

Na prova de k-1 500m feminino a húngara Katalin Kovács é a favorita para a medalha de ouro. Dona de quatro medalhas olímpicas, k-2 e k-4 nos últimos dois Jogos com um ouro e três pratas, ela ganhou o mundial de 2007 da prova, totalizando com isso 30 medalhas em mundiais, inclusive o k-1 1000m neste mesmo mundial.
No último mundial, a finlandesa Anne Rikala foi medalha de prata na competição. Quinta colocada na prova do mundial de 2006, pode brigar pelo pódio.
A alemã Katrin Wagner-Augustin foi bronze no mundial e é a maior adversária de Kovacs. Dona de duas medalhas olímpicas em 2000, a atleta ganhou três medalhas no mundial de 2005 e pode vir forte na briga pela prova.
A italiana Josefa Idem disputará sua sétima olimpíada e aos 44 anos ainda tem chances de medalha. Prata no mundial de 2006, ela tem no currículo quatro medalhas olímpicas, três delas nessa prova, sendo ouro em 2000 prata em 2004 e bronze em 2006. Ano passado, foi oitava colocada no mundial.

A chinesa Zhong Hongyan, dona de duas medalhas de prata nas Copas do Mundo do ano passado e bronze no mundial de 2006 brigará por uma medalha.
No mundial do ano passado, a ucraniana Osypenko-Radomska e Carrie Joshnson ficaram na quarta e na quinta posições no mundial do ano passado e podem brigar pela medalha.

Aposta
Katalin Kovács (HUN) - Ouro
Katrin Wagner-Augustin (ALE) - Prata
Josefa Idem (ITA)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A ucraniana Inna Osypenko-Radomska passou os primeiros 500m na terceira posição e com uma recuperação incrível ficou com a medalha de ouro apenas quatro milésimos de segundo a frente da italiana Josefa Idem, numa chegada emocionante. O bronze ficou com a alemã Katrin Wagner-Augustin deixando a favorita húngara Katalin Kovács em quarto, cansando no final depois de passar a primeira metade da prova em primeiro
No k-2 500m, as alemãs Fanny Fischer e Nicole Reinhardt terão um grande duelo com as húngaras Tímea Paksy e Dalma Benedek. No mundial do ano passado, as alemãs ficaram com a medalha de ouro com menos de meio segundo de vantagem sobre Pisky, que tem um total de 15 medalhas em mundiais e benedeck.
A luta pelo bronze será intensa. As tchecas Jana Blahová e Michala Mruzková ficaram com o bronze no mundial de 2006 mas em 2007 chegaram apenas na sétima posição. As francesa Anne Laure Viard e Marie Delattre ficaram com o bronze no mundial do ano passado e talvez sejam as favoritas ao terceiro lugar.

As eslovacas Martina Kohlova e Ivana Kemitova, quartas colocadas no mundial do ano passado quando ficaram 0s3 da medalha de bronze. As polonesas Monika Borowicz e Dorota Kuczkowska ficaram em quinto e tentam repetir a medalha de suas compatriotas Aneta Pastuszka/Beata Kulesza em 2004.

Aposta
Tímea Paksy e Dalma Benedek (HUN) - Ouro
Fanny Fischer e Nicole Reinhardt (ALE) - Prata
Anne Laure Viard e Marie Delattre (FRA) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
As húngaras Tímea Paksy e Dalma Benedek confirmaram o favoritismo e ficaram com a medalha de ouro, com o tempo de 1min41s308, quase 1s a frente da dupla polonesa que ficou com a prata. As francesas ficaram com a medalha de bronze surpreendendo as alemãs e quase tirando a medalha de prata da França, menos de dois décimos atrás.

No k-4 500m, mais uma disputa entre Hungria e Alemanha, desta vez com vantagem para as alemãs, que venceram as últimas três edições das olimpíadas, duas delas com a Hungria em segundo lugar.

No mundial do ano passado, Maren Knebel, Katrin Wagner-Augustin, Conny Wassmuth e Carolin Leonhardt venceram o mundial com oito décimo de vantagem para as húngaras. Das quatro germânicas, apenas Carolin é remanescente do time de Atenas 2004, mas a renivação foi feita de maneira espetacular e o time continua o melhor do mundo.
A Hungria também renovou três das quatro atletas de 2004, quando ficou com a prata apenas 0s2 atrás das adversárias campeãs e tem chances reais de tirar o ouro das favoritas.

A briga pelo bronze deverá se restringir entre Polônia e China. As européias, quartas colocadas em Atenas 2004, ficaram com o bronze no mundial do ano passado com a equipe formada por Monika Barowicz, Anieta Koniecna, Margolzata Chojnacka e Ewelina Wojnarowska ficando a menos de 0s70 À frente da equipe da China. Este ano, na etapa da Alemanha da Copa do Mundo, a Polônia ficou na frente por mais de dois segundos...Será uma briga boa.
Outro países europeus estão como azarões nesta prova, como Itália, Espanha e Portugal, bem como a Austrália.

Aposta
Alemanha- Ouro
Hungria- Prata
Polônia- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A equipe alemã venceu por 74 centésimos o time da Hungria, que ficou com a terceira prata olímpica consecutiva que ficou na mesma colocação nos Jogos de Sydney-2000 e Atenas-2004.A Austrália foi a medalhista de bronze na categoria, chegando 2,4 segundos após as líderes.
A equipe da Polônia, favorita ao bronze, chegou a menos de um décimo do time australiano que surpreendeu com o bronze. As polonesas haviam passado em terceiro a primeira metade da prova enquanto as australianas apenas em quinto.

Nenhum comentário: