sábado, 7 de junho de 2008

Dúvidas Olímpicas- Diferenças do Remo

Hoje, estrearei uma coluna que possívelmente ocorrerá de dois em dois dias em que responde as dúvidas mais frequentes dos amantes do esporte quando o assunto são as provas que serão disputadas nos Jogos Olímpicos.

Para começar, as diferenças nas provas de remo. Single skiff, double skiff, double skiff peso leve, dois sem, oito com...Que diabos são isso?

O remo é dividido basicamente em duas categorias: Parlamenta simples e parlamenta dupla. Na parlamenta simples, cada remador utiliza as duas mãos com o mesmo remo, o que faz com que não possa existir, obviamente, provas individuais de parlamenta simples. Com isso, as provas de parlamenta simples são as de Dois sem, Quatro sem, Quatro sem peso leve e oito com.

Na parlamenta dupla, em que cada remador usa dois remos, temos as provas chamadas de "skiff". Nesta categoria, temos o single skiff, o double skiff, o double skiff peso leve e o skiff quádruplo.

Outra dúvida que surge é o que significa o "com" ou o "sem" nas provas dois sem, quatro sem, oito com. O "com" significa que os atletas tem um timoneiro no barco, uma pessoa que apenas dita o rítmo das remadas e não rema durante a prova. Obviamente, a palavra "sem" significa que não tem esta pessoa. O timoneiro é tão, ou mais, importante que os remadores, pois eles tem uma visão geral da prova e pode mudar a estratégia da equipe, ditando de forma mais rápida ou cautelosa o rítmo do time.

O remo ainda tem competições chamadas de "peso leve" Nestas provas, a média de peso dos atletas deve ser de 72kg no masculino e 64kg no feminino. Além disso, nenhum atleta pode pesar menos de 67,5kg no masculino e de 60kg entre as mulheres.

Nenhum comentário: