segunda-feira, 9 de junho de 2008

Favoritos no Montain bike

O montain bike é uma prova relativamente nova em Jogos Olímpicos. Homens e mulheres disputam suas provas desde 1996, em Atlanta.

No masculino, o francês Julian Absalon liderou o ranking mundial no ano de 2007 e tem tudo para chegar ao bi campeonato da prova em Pequim 2008, já que foi ouro em Atenas 2004. Seu principal rival será o mesmo de 2004, o espanhol José Antonio Hermida, que ficou com a prata em Atenas e hoje é o segundo do ranking mundial. A disputa será boa, mas Absalon é atual tetra campeão mundial enquanto o espanhol conseguiu apenas uma medalha nos últimos quatro mundiais.

Muitos outros europeus estarão na briga pelas medalhas também, mas estão um passo atrás de Absalon e Hermida. O sueco Fredrik Kessiakov aparece em terceiro no ranking, mas é seguido de perto pelo suiço Christoph Souser. Kassiakov disputou os Jogos de Atenas mas não ficou sequer entre os 10 primeiros e buscará esse ano a medalha em Pequim, onde estará mais preparado. Souser foi bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney e tem boas chances de medalha, sendo bronze nos mundiais de 2005 e 2006.

Paul Palissen, da Belgica, bateu na trave na medalha em Atenas, onde ficou em quarto um minuto atrás do medalhista de bronze, o holandês Bart Brentjens. Agora, o quinto colocado no ranking, busca ficar com a medalha que escapou em 2004.

Aposta
Julien Absalon(FRA)- Ouro
José Antonio Hermida(ESP)- Prata
Paul Palissen(BEL) - Bronze


NOS JOGOS OLÍMPICOS
Uma dobradinha entre Julien Absalon e Jean-Christophe Peraud garantiu à França o ouro e a prata, respectivamente. O suíço Christoph Sauser terminou na terceira colocação e levou o bronze.Vencedor também em Atenas-2004, Julien Absalon liderou por toda a corrida e ganhou a prova de ponta-a-ponta com relativa facilidade. O francês cruzou a linha de chegada em 1h55min59, mais de um minuto de diferença em relação ao seu compatriota e quase dois minutos à frente do terceiro lugar. Jose Antonio Hermida Ramos ficou em décimo e Paul Palissen 19º.




A prova de montain bike feminino terá nos Jogos de Pequim sua quarta edição. Iniciada em 1996, nos Jogos de Atlanta, a compatição foi vencida duas vezes pela italiana Paola Pezzo e a atual campeã olímpica é a norueguesa Gunn Rita Dahle.Como sempre as européias são as principais favoritas á prova, mas poderão ter problemas com duas chinesas e com uma canadense que é atual medalha de prata olímpica.


A russa Irina Kalentieva é a ciclista a ser batida nos Jogos Olímpicos da China, já que lidera o ranking mundial da prova. Ela foi campeã mundial no ano passado e prata em 2006.


Porém, sua principal rival é a alemã Sabine Spitz que perdeu de apenas duas atletas nos Jogos de 2004, da norueguesa Gunn Rita Dahle, que atualmente é número 33 do ranking, mas tem no currículo os títulos mundiais de 2005, 2006 e 2007 e ainda e da canadense Marie Helena Piemont, que foi prata em Atenas. Spitz conseguiu o titulo europeu da categoria em 2007, que não contou com a participação da Russia e foi medalha de prata em 2007.


As chinesas Ren Cheng yan e Ying Liu apareceram em terceiro e quarto respectivamente no ranking de medalhas e podem levar a primeira medalha da China no montain bike.No mundial de 2007, disputado em setembro, a russa que lidera oranking acabou ficando com o título, deixando Spitz em segundo.A canadense Marie Helena Piemont, prata em Atenas, ficou em quarto no mundial, atrá de Cheng e se consolidou como uma das favoritas a medalha em Pequim.

Aposta
Irina Kalentieva (RUS)- Ouro
Sabine Spitz (ALE) - Prata
Gunn Rita Dahle(NOR)- Bronze

NOS JOGOS OLÍMPICOS
A alemã Sabine Spitz conquistou a medalha de ouro. A atleta da Alemanha, com um ritmo muito forte desde o início, liderou a prova de ponta a ponta. A polonesa Maja Wloszczowska ficou com a medalha de prata ao bater a russa Irina Kalentyeva, minha favorita para o ouro.
Sabine usou a estratégia de abrir vantagem sobre as adversárias nas primeiras quatro voltas e tentar manter a vantagem no final da prova. O percurso acidentado dificultou a atleta alemã nas últimas duas voltas. Entretanto, a tática adotada pela européia deu certo, já que as adversárias não conseguiram tirar a liderança da alemã, que terminou a prova com um tempo de 1h45min11.A polonesa até tentou acelerar o ritmo com objetivo de iniciar uma reação, mas apenas se distanciou da terceira colocada. Com o tempo de 1h45min52, Maja, que não estava entre as favoritas, conquistou a medalha de prata.
Rita Gunn Dahle não terminou a prova

Nenhum comentário: