sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dúvidas Olímpicas- Pentatlo e Triatlo

O pentatlo moderno é composto pelas seguintes provas: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Todas as modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, são disputadas em um dia. O campeão é aquele que somar o maior número de pontos no final do dia.
Os resultados das primeiras quatro provas -tiro, esgrima, natação e hipismo- são convertidos, por uma tabela de equivalência, em tempo e determinam a ordem de largada e o tempo entre os competidores para a última prova: a corrida. O líder larga primeiro. Depois o segundo, seguido pelo terceiro e assim sucessivamente. No tiro, cada competidor tem direito a vinte disparos, um para cada alvo. A arma utilizada é uma pistola 4,5 mm de ar comprimido. Cada disparo -há dez metros de distância- tem que ser efetuado em 40 segundos. Durante a prova os atletas atiram na posição de pé com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio. O acerto no anel central rende 200 pontos. Se o atleta conseguir a pontuação mínima de 172 por alvo, terá garantido mil pontos de bônus. Para cada ponto a cima, soma-se 12 aos mil. A cada ponto abaixo, são descontados 12 pontos.
A competição de esgrima é disputada com todos se enfrentando entre si. O tipo de arma usada é a espada. Se ninguém for tocado, os dois saem perdedores. Cada toque no adversário soma-se ponto e desconta-se no rival. O competidor que vencer 70% dos combates recebe 1000 pontos no pentatlo. Cada vitória a mais ou a menos corresponde a uma pontuação que depende do número de competidores.

Na natação, a prova de 200 m livre é disputada em piscina de 50 m. Para os homens, o tempo de 2min30 equivale a mil pontos. Cada segundo abaixo ou acima causa uma perda ou acréscimo de dez pontos ao nadador. Cada milésimo equivale à perda ou ao acréscimo de um ponto. Para as mulheres, o tempo de 2min40s equivale a mil pontos. A perda ou o acréscimo de pontos segue o mesmo modelo da competição masculina.

Já a competição de hipismo é composta por doze obstáculos - de no máximo 1,20 m de altura - em um percurso de 350 a 450 m. O tempo para o trajeto é estabelecido de acordo com a distância. Os cavalos são sorteados no início da competição. Antes da prova, os cavaleiros têm 20 minutos para conhecer o percurso e o animal.Cada conjunto inicia o percurso com 1200 pontos. Cada falta ao longo do percurso causa desconto. Um refugo perde 60 pontos, derrubar um obstáculo equivale a 28 pontos a menos e, caso o cavaleiro caia da montaria, 40 pontos serão descontados. Os atletas também perdem ponto caso excedam o tempo permitido.

A corrida é a competição decisiva do pentatlo. A diferença de pontos acumulados nas outras provas entre os atletas é convertida em segundos. Cada dois pontos de diferença entre os atletas equivale a meio segundo.O percurso é realizado em pista de cross-country de 3000 m de extensão. Os homens que completarem o percurso em até 10 min e a mulher em até 11min20 ganham mil pontos de bônus.
No triatlo, a competição começa com a prova de natação (1,5 km), seguida pelo ciclismo (40 km) e finalizada com a corrida (10 km). O vencedor é o atleta que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Na natação, os atletas largam juntos. Eles têm que percorrer um curso triangular, demarcado por bóias. Após terminar o percurso no mar, imediatamente o triatleta se dirige à área de transição para pegar seu equipamento e iniciar os 40 km da prova de ciclismo. Durante o percurso, o atleta só pode se mover em cima da bicicleta. Caso um dos pneus fure, é permitido que o competidor carregue sua bicicleta até uma estação de troca para seguir a prova.

Na prova de ciclismo é permitido que os atletas façam uso do vácuo para melhorar sua performance. Até 1995, esse artifício era proibido. O vácuo consiste em se posicionar próximo do adversário que está à sua frente para tirar proveito da força imprimida pelo rival e não sofrer de modo acentuado a resitência do ar. As regras estabeleciam que um competidor deveria manter uma distância de no mínimo 10 metros em relação ao atleta da frente.
Ao finalizar a prova de ciclismo, os atletas passam novamente por uma área de transição antes de iniciar os 10 km de corrida. Na área de transição, as regras são bem específicas. O competidor deve utilizar somente o espaço a ele destinado, não podendo de maneira alguma impedir o progresso dos adversários. Na corrida, os atletas não podem competir com o torso nu, descalços, portando os óculos ou com a touca de natação. As penalidades geralmente são aplicadas quando um atleta interfere propositadamente no desempenho dos outros competidores ou quando viola as regras expressas da competição. Se alguém infringir alguma regra ou atrapalhar um oponente durante a prova de natação, ficará retido por 30 segundos antes de iniciar o ciclismo. No ciclismo, são utilizados cartões amarelos e vermelhos, geralmente quando o triatleta causa perigo aos outros competidores. Dois cartões amarelos, que são de advertência, correspondem a um vermelho, que significa a desqualificação do competidor.

Nenhum comentário: