O tawekondo foi um esporte que se adaptou aos Jogos Olímpicos. Para entrar no programa das olimpíadas de Sydney 2000, o esporte teve de encolher o número de categorias. Nos campeonatos mundiais, são oito categorias no masculino e outras oito no feminino, porém em olimpíadas, são quatro de cada sexo, com a junção de duas categorias em uma. São 16 lutadores, o que faz com que em duas lutas, os atletas já se classifiquem para as semi finais. Cada país só pode levar dois atletas de cada sexo no total, sendo o máximo de atletas 4 por nação.
Para iniciar, os favoritos nas categorias mais leves femininas. Na categoria até 49kg, a atleta de Taipei Shu Chun Yang, vencedora do torneio pré olímpico mundial ano passado é a principal favorita da prova. Compatriota da atual campeã olímpica, Yang possivelmente seguirá os passos da amiga e dar ao ouro para a ilha da China. Ela ficou com o bronze no mundial de 2007 na categoria super penas, que é juntada com a pena durante as olimpíadas. Medalha de prata nos Jogos Asiáticos de 2006, ela terá grandes adversárias em Pequim.Sua principa adversária é a chinesa Wu Jingyu, campeã mundial da categoria superpena em 2007 e vencedora do torneio teste de Pequim, no fim do ano passado.
A cubana Daynellis Montejo Poll, que conseguiu a vaga pelo vice campeonato do pré olímpico mundial ano passado, perdeu na primeira rodada do Pan do Rio, depois de empatar uma luta em 0x0. Foi medalha de bronze no mundial de 2005. A tailandesa Yaowapa Boorapolcha, bronze na última olimpíada, conseguiu a classificação pelo pré olímpico asiático e tem chances reais de medalhar de novo, já que vem de uma prata no mundial.
Já a canadense Ivett Gonda , bronze no pré olímpico mundial, ficou com o bronze no mesmo Pan, o que demonstrou o nivel da competição realizada no Rio de Janeiro. A sueca Hanna Zajc, vencedora do pré olímpico europeu também aparece como um dos principais nomes da categoria, assim como a suiça Manuella Bezzola, segunda da Europa. A colombiana Gladys Mora, campeã do pré olímpico pan-americano, também aparece como uma das favoritas.
Aposta
Wu Jingyu (CHN)- Ouro
Shu Chun Yang (TPE)- Prata
Daynellis Montejo Poll (CUB) - Bronze
Ivett Gonda(CAN)- Bronze
Na categoria até 67kg, a favorita é a sul-coreana Hwang Kyung-Seon, medalha de bronze em Atenas e campeã mundial nas últimas duas edições do torneio. Porém, ano passado foi prata no torneio qualificatório mundial.
A francesa Gwladys Epangne é a sua principal rival, já que vem de um vice campeonato mundial e um título no qualificatório do ano passado batendo Seon na final.
A croata Sandra Saric, bronze nos últimos mundiais, ficou na terceira posição no pré olímpico mundial e chega como um das favoritas para medalha.
A turca Sibel Guller tenta manter a força de seu país no esporte. Guller levará a bandeira de um dos quatro países que assegurou as quatro vagas possíveis para Pequim. Campeã européia de 2007, ela caiu nas quartas de finais do mundial de 2007 mas chega como uma das possíveis medalhistas.
A canadense Karine Sergerie foi vice campeã das Américas e garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos, também pintando como uma das possíveis medalhistas depois do ouro no último mundial.
A representante
Aposta
Hwang Kyung-Seon (COR) - Ouro
Gwladys Epangne (FRA) - Prata
Karine Sergerie (CAN) - Bronze
Sandra Saric (CRO)- Bronze
Nenhum comentário:
Postar um comentário