segunda-feira, 30 de junho de 2008

Basquete feminino

Cada vez mais os Jogos Olímpicos estão próximos e hoje teremos os favoritos no basquete feminino, já que o masculino ainda não tem os 12 classificados. Como viajarei para o Canadá hoje por volta das 22h, não postarei no blog amanhã, já que estarei no avião. Passarei o mês no Canadá, estudando inglês, mas com certeza atualizarei o blog quase que diariamente, com as análises das provas de natação e atletismo, esportes que os EUA estão tendo as seletivas nesta semana. Ainda faltaria o volei de praia e o basquete masculino.

O grupo A do basquete feminino contém as seleções da Australia, Bielorussia, Brasil, Coréia do Sul, Letônia e Russia.

A seleção australiana, campeã mundial de 2006 e medalha de prata olímpica em 2000 e 2004 é a grande favorita para ficar na primeira posição e ter sua vida facilitada nas quartas de finais do torneio. A equipe é uma grande algoz das brasileiras, que foram batidas por elas nas semi finais olímpicas de 2000 e 2004, além da mesma fase no mundial de 2006 e na primeira fase também destes campeonatos. O time bateu a Letônia sem dificuldades no mundial por W.O.

A Rússia conseguiu vencer as norte americanas no mundial de 2006, nas semi finais, mas acabou por perder a medalha de ouro para a Austrália na final. As russas são presença constante entre as semi finalistas desde 2000, quando o time perdeu nas quartas de finais olímpicas para o Brasil dois pontos de diferença. A vaga olímpica veio pelo pré olímpico europeu, em que conseguiu a medalha de ouro batendo a Letônia, Espanha e Lituânia.

A terceira e a quarta vagas terão uma disputa muito intensa, mas com favoritismo para Brasil e Bielorussia. As brasileiras, com um time renovado, chegarão em Pequim para tentar a quarta semi final seguida, depois da prata em 1996, bronze em 2000 e quarto lugar em 2004. No mundial do ano passado, as brasileiras ficaram na quarta posição, perdendo para Austrália e EUA e batendo a Letônia durante a campanha. A vaga veio na repescagem do último pré olímpico, em que venceu a Espanha, perdeu para Bielorussia na prorrogação e vitória complicadíssima sobre Cuba na decisão da vaga.

As bielorussas são a novidade do basquete feminino e o time vem fazendo excelentes campanhas, como no europeu do ano passado quando terminou na terceira posição com vitórias sobre as fortes equipes da Letônia e da República Tcheca.

Ainda podem brigar por uma dessas duas vagas as seleções da Letônia e da Coréia do Sul. A equipe européia, quarta colocada no europeu, deu sorte no pré olímpico mundial, quando caiu numa chave fácil, sem precisar passar por nenhuma grande equipe. Já a equipe de Coréia do sul vem numa renovação desde a quarta posição nos Jogos Olímpicos de 2000, e pode surpreender com uma das vagas, apesar de pouco provável. No mundial de 2006, o time foi apenas 13ª colocada perdendo todos seus jogos da primeira fase e a vaga veio no pré olímpico asiático quando venceu inclusive a equipe da China
Portando, no grupo A, acredito na Austrália e na Rússia nas primeiras posições, o Brasil em terceiro e a Letônia na quarta.

No grupo B, estarão presentes as seguintes seleções: China, Rep.Tcheca, Mali, Nova Zelândia, Espanha e EUA.

As americanas, que ficaram com o bronze no mundial e se classificaram vencendo o pré olímpico das Américas, devem ficar na primeira posição no grupo e rumarem para a medalha de ouro, que seria a quarta seguida. Sem as presenças de Austrália e Rússia no grupo, a facilidade na primeira fase deve ser enorme para as yankees.
Espanha e República Tcheca devem brigar pela segunda posição do grupo. A Espanha, quinta colocada em Atenas e oitava no mundial de 2006, depois de fazer um jogo parelho com as russas, vem melhorando a cada ano em busca do primeiro pódio em competições importantes.
A vaga olímpica veio no pré olímpico mundial, depois da derrota para o Brasil e vitórias sobre Ilhas Fiji e Cuba.

Já a República Tcheca é uma seleção ainda mais ascendente. Sem ter ido para Atenas, a equipe se mostrou muito forte no mundial de 2006, quando chegou nas quartas de finais como surpresa tendo vencido inclusive a Rússia, mas caiu diante do Brasil nas quartas de finais. Depois da quinta posição no campeonato europeu, o time jogou o pré olímpico mundial e conseguiu a vaga olímpica sem muitas dificuldades já que não enfrentou nenhuma grande equipe.

A quarta vaga deverá ser uma briga entre Nova Zelândia e China, com vantagem para as anfitriãs. O time da Oceania, conseguiu a vaga pelo vice campeonato do pré olímpico continental, e ainda deu sorte que a campeã mundial foi a Austrália e, desta forma, a vaga continental ficou em aberta. O time não disputou os últimos mundiais e vai para Pequim credenciado apenas pela vitória conquistada sobre Ilhas Fiji no pré olímpico da Oceania por 118x31. Para a Austrália, perdeu por 87x46.
Já China, é favorita para a vaga. Contando com a torcida, o time que foi vice campeão asiático em 2007, tem reais chances de bater a Nova Zelândia e conquistar a quarta vaga. No mundial de 2006, ficou em 12º mas conseguiu vitórias importantes contra Cuba e França, além de um jogo parelho com República Tcheca.

A equipe de Mali conseguiu sua primeira classificação para eventos importantes, vencendo o pré olímpico africano batendo Senegal, que havia se saído melhor no jogo entre as equipes na primeira fase. Porém, deve ser o saco de pancadas do grupo. Se vencer a Nova Zelândia será um lucro, a vaga para as quartas de finais, quase impossível.

Acredito que as americanas fiquem em primeiro seguidas de Espanha, República Tcheca e China.

Nas quartas de finais, me arrisco a fazer minhas apostas. As americanas, obviamente, deverão passar pela Letônia(provável quarta colocada do grupo A) enquanto a Austrália não deve ter dificuldades para vencer as donas da casa.
Aproveitando o embalo, acredito no confronto Brasil e Espanha, repetindo o duelo na mesma fase dos Jogos Olímpicos de Atenas, quando o Brasil se deu melhor. Acredito em nova vitória tupiniquim e mais uma vaga nas semi finais. No outro duelo, a seleção russa deve passar pela Bielorussia e fazer as semi finais mais tradicional do basquete feminino: Austrália, EUA, Rússia e Brasil.

Aposta
EUA- Ouro
Austrália- Prata
Rússia- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Um dos palpites mais fáceis de ser feito. O basquete feminino, ao contrário do masculino, vem "piorando" cada vez mais. As americanas estão em um nível muito superior, as australianas vêm um degrau abaixo e as russas num terceiro patamar, muito a frente das demais equipes.
O pódio de Atenas se repetiu, em número, gênero e grau.
As americanas não sofreram para ganhar o ouro, venceram as australianas por 92x66 e espantaram o fantasma do último mundial, quando perderam para Rússia, equipe derrotada nas semi finais por 67x52.
A grande surpresa ficou por conta da equipe chinesa, que ficou em quarto lugar surpreendentemente, tendo vencido a Espanha na primeira fase e Belarus nas quartas de finais. Ressalto que a chave chinesa era muito favorável, com a presença das duas piores equipes, na teoria, dos Jogos: Mali e Nova Zelândia. Mas o time chinês mostrou uma evolução incrível e, apoiado pela torcida, venceu quatro jogos e ficou em segundo na chave.
A decepção foi o Brasil que, mesmo numa chave mais forte, tinha obrigação de se classificar. Perdeu três jogos nos últimos minitos e terminou a primeira fase com apenas uma vitória, quando já estava eliminada, contra Belarus, e ficou em 10º lugar.

Nenhum comentário: