sábado, 7 de junho de 2008

Favoritos no ciclismo pista masculino

Depois das analises do ciclismo pista feminino, hoje teremos três provas masculinas do esporte das duas rodas: Velocidade, perseguição e a prova por pontos. Para Pequim, serão sete categorias entre os homens uma a menos que há quatro anos, quando era disputada a prova contra relógio na pista.

Na prova de velocidade, o inglês Chris Hoy é o atual campeão mundial da prova. Este ano, o campeão olímpico da prova contra relógio na pista em 2004, ficou com a medalha de ouro no mundial, somando agora 9 ouros em mundiais e um total de 18 pódios. Em olimpíadas, ele foi medalha de prata em 2000 na prova por equipes. Ele não vinha disputando a prova de velocidade individual até sua principal prova, contra relógio, ser extinta do programa olímpica. Agora, ele se concentra no keirin, prova que ele também é campeão mundial e que será analisada amanhã, e na velocidade individual e por equipes.

O líder do ranking mundial é o francês Kévin Sireau, que ficou com a medalha de prata no mundial deste ano. Com apenas 21 anos, o atleta é uma das revelações do ciclismo europeu e tem tudo para medalhar em Pequim. Foi vice campeão, este ano, da etapa de Los Angeles da Copa do Mundo.
O outro francês na prova será o medalhista de bronze no mundial deste ano e terceiro no ranking mundial, Mickaël Bourgain. Medalhista de bronze por equipes em 2004, ele quer agora a medalha no individual. Ele foi medalha de bronze também no mundial de 2006.

O holandês Theo Bos é outro grande candidato para a medalha. Campeão mundial de 2007 e medalhista de prata na prova em Atenas 2004, é detentor do recorde mundial e figura na nona posição do ranking mundial. Na final olímpica de 2004, ele perdeu para o australiano Ryan Bayley que hoje vem na sexta posição no ranking mundial, sem ter conquistado medalhas nos últimos mundiais, sendo a de bronze em 2004 sua última conquista.
O veterano italiano Roberto Chiappa corre por fora na briga por medalhas. Ele foi quarto colocado no mundial deste ano e, aos 35 anos, busca sua primeira medalha olímpica, depois da sétima posição nos Jogos de Sydney 2000, nona posição em Atlanta 1996 e quarta posição em Barcelona 1992. Ele é o quinto colocado no ranking mundial.

Aposta
Theo Bos (HOL) - Ouro
Kévin Sireau (FRA) - Prata
Chris Hoy (GBR) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
Chris Hoy ficou com a medalha de ouro ao vencer na final seu compatriota Jason Kenny por duas corridas a zero. Mickaël Bourgain ficou com o bronze, que havia eliminado Theo Boss, meu favorito ao ouro, nas quartas de finais.

Na prova de perseguição, o atual campeão mundial é o britânico Bradley Wiggins, que foi campeão também em 2003 e 2007 além de ser o atual campeão olímpico da prova. No ranking mundial, ele é o vice líder.

O holandês Jenning Huizenga no mundial deste ano ficou na segunda posição e é o atual líder do ranking mundial. Na final do mundial, entretanto, ele ficou 5s atrás do campeão Wiggins.

O russo Alexei Markov, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996 por equipes ficou com bronze no mundial deste ano. Ele também tem um bronze olímpico no keirin, prova que também disputará em Pequim. No ranking mundial, o décimo colocado dos Jogos de Atenas 2004 nesta prova, se encontra na sétima posição.
O jovem americano de apenas 18 anos Taylor Phinney é o terceiro do ranking mundial. Ele vem competindo com bons resultados nas copas do mundo e é o atual campeão mundial junior.
O alemão Robert Bartko, campeão olímpico de 2000 chega como um dos principais candidatos ao pódio. Quatro vezes campeão mundial da prova e prata no mundial de 2007, ele é apenas o 21º do ranking mundial mas tem u mretrospecto invejável nos torneios mais importantes, com um total de 9 medalhas em mundiais.
O espanhol Sergi Escobar tentará repetir o bronze na última edição dos Jogos Olímpicos. Medalha de bronze no mundial de 2007 e prata em 2005 ele é sexto no ranking mundial e tem boas chances de pódio.

Aposta
Bradley Wiggins(GBR)- Ouro
Robert Bartko (ALE) - Prata
Jenning Huizenga (HOL)- Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
O campeão olímpico foi Bradley Wiggins, que bateu o recorde olímpico nas semi finais, e acabou com o ouro na final, vencendo o surpreendente Hayden Roulston, da Nova Zelândia, na final com mais de 3s de vantagem. O bronze terminou com Steven Burke, da Grã Bretanha que venceu o russo Alexei Markov na disputa pela terceira posição.

Na prova por pontos, o bielorusso Vasil Kiryienka é o atual campeão mundial, vencendo este ano na Grã Bretanha. Medalha de bronze no mundial de 2006, ele foi campeão este ano com 24 pontos. Ele é quinto colocado no ranking mundial.

O francês Christophe Riblon foi vice campeão mundial este ano, no primeiro grande resultado em competição de grande porte, pulando para 16ª posição o ranking mundial. O holandês Peter Schep, especialista na prova do madison, foi bronze no mundial deste ano e campeão em 2007.
O espanhol Joan Llaneras, campeão olímpico de 2000 e vice em 2004, foi campeão mundial de 2007 e é o maior favorito ao ouro olímpico. Tem ao todo 14 medalhas em mundiais, cinco delas de ouro. O atual campeão olímpico é o russo Mikhail Ignatiev, que foi bronze no mundial de 2007 mas ainda não garantiu sua vaga em Pequim.

O belga Iljo Keisse, espcialista no madison, foi medalha de bronze no mundial de 2007 e tenta melhorar muito sua posição obtida em Atenas quando foi 11º. O líder do ranking mundial é o australiano Cameron Meyer, medalha de bronze no evento teste de Pequim ano passado. O polonês Rafał Ratajczyk é vice lider do ranking mundial e atual campeão europeu junior, podendo surpreender.
Aposta
Joan Llaneras (ESP) - Ouro
Christophe Riblon (FRA) - Prata
Vasil Kiryienka (BLR) - Bronze
NOS JOGOS OLÍMPICOS
A medalha de ouro ficou com o espanhol Joan Llaneras que fez o que lhe caracteriza. Leva a prova "nas mãos" no início e começa a ganhar os sprints no final, conseguindo "pegar" o pelotão, ganhando 40 pontos, assim como o medalhista de prata o alemão Roger Kluse e o o terceiro colocado Chris Newton, da Grã Bretanha. Com dois pontos a mais que o alemão, o espanhol ficou com o ouro.

Nenhum comentário: