segunda-feira, 2 de junho de 2008

Primeiros favoritos no remo

Hoje, começaremos as análises dos favoritos no remo. O esporte dará em Pequim 14 medalhas de ouro, as mesmas que foram entregues em Atenas 2004. Começaremos com três das seis provas femininas. Iniciando com as provas em duplas, o double skiff, o double skiff peso leve e o dois sem timoreiro.

No dois sem timoreiro, a dupla de Belarus é atual campeã mundial, Yuliya Bichyk e Natallia Helakh venceram o mundial com o tempo de 7min06s56. Na final, elas ficaram menos de dois segundos à frente das medalhistas de bronze, as romenas atuais bi campeãs olímpicas Georgeta Damian e Viorica Susanu.
As romenas são, apesar do bronze no mundial, as favoritas ao ouro, pelo histórico que tem. Já as bielorussas, bronze em Atenas, ficaram na quinta posição este ano na etapa da Copa do Mundo de Monique, preparatória para Pequim.

No mundial do ano passado, quem ficou com a prata foi a Alemanha, com a dupla formada por Nicole Zimmermann e Elke Hipler. Elas ficaram menos de um segundo atrás das bielorussas. Elas foram campeãs européias ano passado na competição em que suas principais adversárias não participaram.

As australianas Kim Crown e Sarah Cook foram quartas colocadas no mundial do ano passado e este ano venceram a etapa de Monique da Copa do Mundo. Ainda vindas da Oceania, a dupla Juliette Haigh e Nicky Coles, da Nova Zelândia, tentam repetir a final olímpica de 2004, quando ficaram na quinta posição, mesma posição do mundial do ano passado. Elas ficaram em quinto na etapa da França da Copa do Mundo e ano passado venceram a etapa da Suiça da Copa do mundo.
Por fora, a dupla chinesa pode surpreender. Com uma incrível melhora em relação aos últimos anos, a dupla Yage Zhang e Yulan Gao, que ficaram em sexto no mundial e este ano venceram a etapa da copa do mundo de Monique.

Aposta
Georgeta Damian e Viorica Susanu(ROM) - Ouro
Yuliya Bichyk e Natallia Helakh (BIE) - Prata
Yage Zhang e Yulan Gao (CHN) - Bronze


No double skiff peso leve, as australianas Amber Halliday e Marguerite Houston são as atuais campeãs mundiais e podem acabar com o reinado romeno na categoria. A Romênia ficou com os três ouros já disputados mas sequer levou delegação para o mundial do ano passado e nem para etapas da Copa do Mundo este ano.

Quem foi prata no mundial do ano passado foram as filandesas Sanna Sten e Minna Nieminen, que chegaram menos de 0s2 atrás das australianas. Na copa do mundo da Suiça, elas ficaram com o bronze e chegaram na sexta posição em Monique. São vice campeãs européias e tem tudo para medalhas.

As dinamarquesas KAtrin Olsen e Juliane Rasmussen ficaram em terceiro no mundial do ano passado. Este ano, entretanto, elas estão com tudo e venceram as Copas do mundo da Suiça e de Monique, onde conquistaram o bi campeonato da prova. No mundial de 2006, ficaram com a prata.O bronze também ficou com as alemãs Berit Carow e Maria Louise que empataram com as dinamarquesas. A disputa em Pequim deverá ser ainda mais acirrada.

A Grécia, com Chrysi Biskitzi e Alexandra Tsiavou, vem cada vez mais forte, principalmente depois da quinta posição no mundial do ano passado. Bronze no mundial de 2006, a dupla é atual campeã européia e foi vice campeã da etapa da Copa do mundo de Monique.
Mais uma vez, China vem forte. Dongxiang Xu e Shimin Yan foram campeãs mundiais em 2006 e depois da sexta posição em 2007, tem chances reais de medalhar em casa. O país, que foi quinto em 2004 na prova, tenta sua primeira medalha entre as mulheres no esporte. Este ano, venceram a etapa de Monique e foram bronze na Suiça.

Aposta
Amber Halliday e Marguerite Houston (AUS) - Ouro
Sanna Sten e Minna Nieminen (FIN) - Prata
Berit Carow e Maria Louise (ALE) - Bronze

No double skiff, Qin Li, que foi quinta no double skiff leve em Atenas, e Liang Tian são as favoritas para os Jogos de Pequim. Competindo em casa, as chinesas não devem ser páreo para as rivais. A dupla venceu todas as competições que disputou desde 2007.

Quem foi prata no mundial do ano passado foram as neo-zelandesas Georgina Evers-Swindell e Caroline Evers-Swindell, que são atuais campeãs olímpicas e perderam as últimas competições para as chinesas. Elas venceram todas as competições de 2006, excessão do mundial, mas desde 2007 não vencem as arqui rivais orientais.

A disputa pelo bronze deverá ser um capítulo à parte. As britânicas Elise Laverick, bronze em Atenas 2004, e Anna Bebington ficaram com o bronze no mundial do ano passado. Porém, esse ano, a dupla ainda não remou com sua maior força e conseguiu apenas dois quintos lugares nas etapas da copa do mundo.
As romenas Joana Papuc e Simona Musat remaram com a bandeira de maior tradição do remo feminino, e poderão surpreender, principalmente pelo fato de não terem remado nas copas do mundo deste ano, pois estão intensificando as forças para a prova do oito com.
As tchecas Jijka Antosova e Gabriela Verekova ficaram em quinto no mundial e em quarto na etapa de Monique este ano. Foram campeãs européias e mundiais sub-23 e ficaram em sétimo no mundial de 2006. Estão evoluindo e podem surpreender.
A alemã Peggy Waleska, prata em Atenas, remará com uma nova parceira, Christiane Huth, e tentará repetir a medalha. A dupla ficou em sexto no mundial do ano passado e este ano foi bronze na Copa do Mundo da Suiça e prata em Monique.

Aposta
Qin Li e Liang Tiang(CHN) - Ouro
Georgina Evers-Swindell e Caroline Evers-Swindell(NZL) - Prata
Peggy Waleska e Christiane Huth(ALE) - Bronze

Nenhum comentário: