sábado, 28 de junho de 2008

Primeiros favoritos no tawekondo

Começaremos as analises do taewkondo hoje, com as categorias mais leves, até 58kg e até 68kg. Lembrando que cada país só pode levar dois atletas por sexo então alguams categorias não teremos chineses e coreanos brigando pela medalha.
Na categoria até 58kg, a estrela é o atleta de Taipei Mu Yen Chu, campeão ano passado do torneio mundial pré olímpico e atual campeão olímpico da categoria. Quem surpreendeu neste pré olímpico foi o alemão Levent Tuncat, que ficou com a segunda vaga, sem precisar disputar o campeonato europeu. O atleta da Filipinas Tshomlee Go ficou com a terceira vaga do mundial.

O mexicano Guillermo Perez, que conseguiu a vaga pelo vice campeonato das Américas, chega como um dos favoritos para medalha depois da prata no mundial de 2007. O brasileiro Marcel Ferreira o venceu na final do campeonatos das Américas e por isso pode ser considerado um dos postulantes ao pódio. Marcel foi medalha de bronze no mundial de 2007 e seu irmão, Márcio, foi prata em 2005.

O espanhol Juan Antonio Ramos, campeão mundial de 2007, foi terceiro colocado no pré olímpico europeu e conseguiu apenas a terceira vaga. Porém, é um dos sérios candidatos para medalha. Quem o venceu no europeu foi o português Pedro Povoa, que ficou com o título do continente.

Aposta
Mu Yen Chu (TPE) - Ouro
Levent Tuncat (ALE)- Prata
Juan Antonio Ramos (ESP) - Bronze
Na categoria até 68kg, o sul-coreano Son Tae-jin é o principal favorito para medalha de ouro. Ele venceu o pré olímpico mundial do ano passado e ainda descancou da seleção de seu país o medalhista de bronze olímpico Song Seob.

O cubano Gessler Viera Abreu, campeão mundial em 2007, ficou com o vice campeonato do pré olímpico e será o maior adversário do sul-coreano em Pequim. O turco Servet Tazegul foi campeão europeu e chega como um dos candidatos para medalha, mostrando a força do tawekondo turco, que colocou a equipe completa em Pequim.
O atleta de Taipei Sung Yu-Chi, campeão mundial em 2007, é um dos favoritos para medalha mesmo não tendo conseguido a vaga pelo pré olímpico mundial, tendo que vencer o campeonato asiático.

O holandês Dennis Bekkers foi bronze no mundial de 2007 e conseguiu a vaga depois da terceira posição no pré olímpico europeu. O peruano Peter Lopez, vice campeão pan-americanono Rio e medalha de ouro no pré olímpico das americas tenta surpreender e ficar com uma medalha, assim como Daniel Manz, da Alemanha, vice campeão da Europa.

Aposta
Son Tae-jin (COR) -Ouro
Sung Yu-Chi (TPE) - Prata
Dennis Bekkers (HOL) - Bronze Gessler Viera Abreu (CUB)- Bronze

Nenhum comentário: