domingo, 29 de junho de 2008

Últimos favoritos no tawekondo

O tawekondo é um esporte muito bem dividido em termos de medalhas. Atletas das Américas, da Ásia, da Europa e até da África estão entre os favoritos para medalha.
No feminino, a divisão ainda é desigual, com China e Coréia do Sul sendo favoritas nas categorias, duas em cada. Uma estratégia das equipes para os principais favoritos não se enfrentarem, já que as atletas dos países são as melhores em todas as categorias e cada país pode levar somente duas mulheres ao todo. No masculino, outros dois coreanos são favoritos além da presença de muitos europeus entre os melhores do mundo. Os quatro melhores permanecem sendo Coréia do Sul, China, Taipei e EUA.


Quadro de 2004 Aposta para 2008
Taipei 2ouros 1 prata - Coréia do Sul 4 - -
Coréia do Sul 2 - 2 China 2 - -
China 2 - - Taipei 1 3 -
EUA 1 1 - EUA 1 - -
Irã 1 - 1 Turquia - 1 1
Grécia - 2 - França - 1 -
França - 1 1 México - 1 -
México - 1 1 Mali - 1 -
Cuba - 1 - Alemanha - 1 -
Turquia - 1 - Canadá - - 2
Egito - - 1 Cuba - - 2
Venezuela - - 1 Espanha - - 1 Holanda - - 1 Grécia - - 1

Para terminar as análises do tawekondo e ir para o basquete feminino amanhã, restando apenas as provas de natação e atletismo, vamos às categorias mais pesadas do esporte, até 80kg e acima de 80kg.
Na categoria até 80kg, o canadense Sébastien Michaud surprendeu no pré olímpico mundial do ano passado e ficou com o título. Medalha de bronze no mundial do ano passado, ele veio ao Rio para disputar os Jogos Pan-americanos e foi eliminado na primeira luta. O americano Steven Lopez, entretanto, é o favorito para medalha de ouro já que vem de dois títulos olímpicos, em 2000 na categoria até 69kg e em 2004 já nesta categoria. Ele foi prata no pré olímpico mundial do ano passado e tem em seu currículo sete títulos mundiais desde meados da década de 1990.

O turco Bahri Tanrikulu foi campeão da Europa, garantindo vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Antes, havia sido campeão mundial e prata em Atenas 2004 e por isso é um dos favoritos para medalha em Pequim. O iraniano Hadi Saei, campeão olímpico em 2004 na categoria até 68kg, venceu o campeonato asiático e garantiu vaga para a categoria até 80kg em Pequim. Quatro vezes medalhista em mundiais, ele ainda se adapta a nova categoria e sequer tem a vaga garantida na seleção do Irã.

O venezuelano Carlos Vasquez, bronze no mundial de 2005 e no Pan de 2007, conseguiu a vaga vencendo o pré olímpico das Américas e pode surpreender na luta pela medalha.

Aposta
Steven Lopez (EUA) -Ouro
Bahri Tanrikulu (TUR) - Prata
Sébastien Michaud (CAN) - Bronze Hadi Saei (IRA) - Bronze

Na categoria pesada, acima de 80kg, o francês Mickael Borot venceu o pré olímpico mundial ano passado, batendo na final o atleta de Mali Daba Keita. Keita é outro dos favoritos para medalha de ouro, principalmente depois do título mundial de 2007.

O sul-coreano Cha Dong Min tentará manter a hegemonia de seu país na categoria, já que os dois ouros disputados na história olímpica entre os pesados foram para o país asiático. Soon ainda não tem vaga garantida, mas é o favorito para ficar com o lugar que a Coréia do Sul tem direito nesta categoria, devido ao bronze no pré olímpico mundial ano passado conquistado por Min.

O cubano Gerardo Ortiz, campeão pan-americano da categoria no Rio de Janeiro, conseguiu o título no pré olímpico das Américas e chega como um dos candidatos à medalha. O atual medalhista de prata olímpico,o grego Alexandros Nikolaidis, foi vice campeão do pré olímpico europeu e garantiu a vaga para tentar repetir o feito de quatro anos atrás. O campeão europeu foi o espanhol Jon Garcia Aguado, outro candidato ao pódio.

Aposta

Cha Dong Min (COR) - Ouro

Daba Keita (MAL) - Prata

Geraldo Ortiz (CUB) - Bronze

Mickael Borot(FRA)- Bronze

3 comentários:

Blog do Pedro Campelo disse...

Estou ancioso pra que vc avalie o atletismo e a natação.....

Tomara que suas previsões, seja efetivadas em pelo menos 90%!

Guilherme Giorgi Costa disse...

ehehhe então Pedro deixei o atletismo e a natação por último porque as seletivas americanas dos dois esportes estão acontecendo nesta semana!

Abraço e obrigado pelos elogios!

Anônimo disse...

sera que alguem pode corrigir o nome do esporte por favor: Taekwondo, Taekwondo, TAEKWONDOOOOOOO!!!!