quarta-feira, 4 de junho de 2008

Remo masculino

Depois das seis provas no remo feminino, é hora de analisar os 8 favoritos nas competições do remo masculino. Hoje, as provas do dois sem, quatro sem, quatro sem peso leve e oito com. O remo masculino é disputado desde 1900, sendo um dos esportes há mais tempo no maior evento esportivo do mundo.

Na prova de dois sem, a dupla australiana é a principal favorita ao ouro. Drew Ginn, dono de três medalhas douradas no esporte e atual campeão olímpico da prova, esta de dupla nova. Com a aposentadoria de James Tomkins , o parceiro agora é Duncan Free, que participou do quatro sem em Atenas e ficou em sétimo lugar. A dupla foi campeã mundial em 2006 e 2007 e este ano venceu a etapa da Copa do Mundo de Monique e foi bronze na Suiça.

No mundial, a dupla da Nova Zelândia ficou com a medalha de prata, mais de 5s atrás de seus companheiros de continente. Nathan Twaddle e George Bridgewater, dupla quarta colocada em Atenas 2004, vem mais forte para Pequim, tentando ganhar a medalha que escapou há quatro anos. Este ano, foram vice campeões das duas etapas da Copa do mundo que disputaram, mesma posição obtida no mundial de 2006.

Os britânicos Colin Smith e Matthew Langridge ficaram perto da final em Atenas, quando ficaram em sétimo, mas agora querem mais do que uma "simples" vaga entre os seis melhores. Medalhistas de bronze no mundial do ano passado, a dupla tenta colocar o país de volta ao pódio na prova depois de dois Jogos Olímpicos ausente. Este ano, porém, a dupla ainda não remou junto em competições oficiais, o que faz com que a falta de entrosamento talvez atrapalhe.

No mundial do ano passado, a quarta posição ficou com a dupla francesa. Este ano, Laurent Cadot e Erwan Peron ficaram com a quarta posição na etapa da Suiça da copa do mundo e ano passado conseguiram duas medalhas de bronze.
A dupla sul-africana tenta repetir o bronze de Atenas 2004. Donovan Cech e Ramon Di Clemente ficaram com a prata na etapa da Monique deste ano e, mesmo com a quinta posição no mundial do ano passado, são candidatos ao pódio. A dupla foi prata no mundial de 2005 e sétimo em 2006.

A Sérvia renovou sua dupla, já que o parceiro de Nikola Stojic em Atenas nasceu em Montenegro e desta forma não pode competir pela Sérvia, agora dividida. Stojic foi finalista olímpico em 2004 e agora faz dupla com Goran Jagar, de 24 anos.
A dupla atual medalha de prata olímpica, os croatas Sinisa Skelin e Niksa Skelin não chegaram na final do mundial do ano passado ,ficando em terceiro na final B, mas não podem ser esquecidos na luta por uma medalha, já que venceram este ano a etapa da Copa do Mundo de Monique.

Aposta
Drew Ginn e Duncan Free(AUS) - Ouro
Nathan Twaddle e George Bridgewater (NZL) - Prata
Donovan Cech e Ramon Di Clemente (AFS) - Bronze

A prova do quatro sem promete ser a mais equilibrada do remo nas olimpíadas. Menos de 1s30 separaram os três primeiros colocados e sexto lugar no mundial ficou apenas 4s do quarteto vencedor.
Quem venceu o mundial do ano passado foi a equipe da Nova Zelândia, formada por Carl Meyer,James Dallinger, Eric Murray e Hamish Bond. O quarteto disputou apenas uma etapa da Copa do Mundo este ano e não foi bem, ficando em sexto em Monique. O time foi bronze no mundial de 2006 e ficou em quinto na prova de Atenas 2004. De lá, sobraram Meyer e Murray e a equipe conseguiu mesclar com jovens talentos, medalhistas no mundial sub 23 de 2007. A equipe fez uma prova brilhante no mundial do ano passado, passando os primeiros 1000m em sexto e chegando ao último quarto da prova de 2000m na quarta posição, fechando a prova com um sprint final extraordinário.

A equipe italiana foi prata no mundial, depois também de um sprint final, tendo passado os primeiros 500m em último lugar e a metade da prova na quarta posição. No fim, porém, a equipe formada por Carlo Mornati, Alessio Sartori, Niccolo Mornati e Lourenzo Carbocinni não conseguiu superar a Nova Zelândia. Este ano, a equipe foi prata na etapa de Monique da Copa do Mundo e ficou em quinto na Suiça, mostrando o tamanho do equilíbrio da prova. Prata nos mundiais de 2005 e 2006, o time é atual medalha de bronze olímpico, com Sartori sendo o único remanescente do grupo já que Carbocinni havia sido cortado de última hora e os irmãos Mornati fizeram parte do oito com.

Quem foi bronze no mundial foi a equipe holandesa, que liderou boa parte da prova. Geert Cirkel, Matthijs Vellenga, Jan-Willem Gabriels e Gils Vermuelen tentam levar a Holanda ao pódio inédito na prova, que ficou de fora da final em 2004. Por isso, a equipe se renovou e nenhum dos atletas disputou esta prova em Atenas. Porém, não são inexperientes e três deles ficaram com a prata no oito com na mesma olimpíada. Este ano, a equipe foi prata na etapa da Suiça e quarta colocada na etapa de Monique. Bronze também no mundial de 2006, a equipe teve um 2007 de gala, com dois ouros uma prata e um bronze em copas do mundo.

A equipe britânica á atual bi campeã olímpica da prova e busca o tri, mesmo depois da quarta posição no mundial do ano passado. Steve Willians, Peter Reed, Alex Patridge e Andy Hodge são uma mescla de veteranos e novatos, com Willians tendo participado do ouro de Atenas e Patridge e Hodge com participação no oito com de Atenas. O time venceu a etapa da Copa do mundo de Monique mas não foram sequer para a final A na Suiça. Ano passado, venceram duas etapas da copa do mundo e, mesmo favoritos no mundial, sucumbiram e ficaram fora do pódio, não conseguindo chegar ao tri campeonato mundial da prova.
Eslovenos e franceses ficaram em quinto e sexto no mundial e, apesar de fazerem grandes provas, dificilmente brigarão pelo pódio. Os canadenses não conseguiram vaga para defender a medalha de bronze obtida em Atenas.

Aposta
Nova Zelândia- Ouro
Itália- Prata
Grã Bretanha- Bronze

A prova do quatro sem peso leve terá sua quarta edição olímpica em Pequim e dificilmente verá a Dinamarca levando o terceiro ouro na prova, já que os escandinavos ficaram em sexto no mundial.

A medalha de ouro no mundial ficou com a Grã Bretanha, que apesar de toda tradição no remo nunca ganhou medalha nesta prova em olimpíadas. Richard Chambers, Paul Mattick, James Lindsay-Fynn e James Clark ficaram em primeiro com um sprint final depois de passar os 1500m em quarto lugar. A equipe se juntou apenas em 2007 para remar a prova e não conta com nenhum veterando de outras olimpíadas, o que pode ser uma faca de dois gumes. O time conseguiu uma prata e uma quinta posição nas etapas da copa do mundo deste ano e em 2007 ficaram com dois ouros, uma prata e um bronze, o que demonstra o favoritismo da equipe para a prova em Pequim.

Os franceses Franck Solforosi, Jeremy Pouge, Jean-Christophe Bette e Fabien Tiliet ficaram com a medalha de prata no mundial do ano passado e tem tudo para repetir a colocação, ou até melhorá-la para Pequim. O time saiu da quarta para segunda posição no último quarto da prova e mostrou ter um sprint final muito forte. O time, prata no mundial de 2006 e campeão em 2005, rema junto desde o início do ciclo olímpico, o que faz com que o time tenha tudo para repetir o ouro conquistado em 2000, em que Tilet esteve presente. Este ano, o time ficou com um bronze e uma quarta posição nas copas do mundo.

Os italianos, atuais medalha de bronze olímpico, ficaram também com o bronze no mundial do ano passado, depois de liderar os 1500m inicias da prova. Três dos quatro atletas atuais da equipe fizeram parte do time em Atenas, Catello Amarante, Salvatore Amitrano e Bruno Mascarenhas, com o novato Jiri Vlcek. Campeões europeus de 2007, o quarteto disputou apenas
uma copa do mundo, não chegando na final A da competição em Monique.

Os canadenses ficaram em quarto no mundial do ano passado mas mesmo assim são fortíssimos candidatos à medalha, para repetir o pódio de 1996, quando ficaram com a prata. Lain Brambell, Jon Beare, Mike Lewis e Daniel Parsons disputaram apenas uma etapa da copa do mundo, ficando em último na final B. Brambell e Beare disputaram os Jogos de Atenas e ficaram na quinta posição exatamente nesta prova. O time também foi quarto no mundial de 2006.

A China tem uma de suas maiores chances de medalha no remo masculino nesta prova, em que ficou em quinto no mundial, depois de liderarem boa parte da prova. Este ano, o quarteto venceu asduas etapas da copa do mundo, provando estar forte para, em casa, conquistar o primeiro pódio do esporte na história. O time formado por Zhongming Huang, Chongkui Wu, Li Zhang e Jun Tin foi campeão do mundial de 2006 e não remou bem no principal torneio de 2007.
A Dinamarca, único país que conquistou medalha em todas as edições olímpicas da prova, vem renovada sem nenhum dos campeões de 2004. O time foi sexto colocado no mundial do ano passado e este ano conseguiu uma prata, na etapa da Suiça da copa do mundo. Pode surpreender e voltar ao pódio, mas é difícil.

Aposta
China- Ouro
França- Prata
Grã Bretanha- Bronze
O oito com, mais tradicional prova do remo, tem o Canadá como principal candidato ao ouro. O octeto do país das taigas, campeão dos Jogos de Barcelona 1992, tenta voltar aos belos tempos, tentando o ouro na última das provas do programa do remo. O time, que venceu a etapa da Suiça da Copa do mundo este ano, tem muitos remanescentes da decepcionante quinta posição de Atenas 2004, como Kevin Light, Ben Rutledge, Adam Kreek, Kyle Hamilton e o timoreiro Brian Price além de Jake Wetzel, medalhista no quatro sem em Atenas.
Os alemães foram vice campeões mundiais ano passado, pouco mais de 3s atrás dos canadenses. O time, que ficou em quinta na etapa de Monique da Copa do Mundo, foram campeões mundiais em 2006 e tem metade de seu time remanescente da quarta posição dos Jogos de Atenas.
Os britânicos ficaram menos de 0s5 dos alemães no mundial e tentarão repetir o título olímpico de 2000. Dos atuais representantes da rainha na prova, muitos estiveram na decepcção de Atenas, quando ficaram na nona posição mas nenhum estava na medalha de ouro de 2000.
No mundial de 2006, o time ficou em quinto lugar e este ano o time foi prata na etapa de Monique da Copa do Mundo e bronze na Suiça.

Os americanos são atuais campeões olímpicos mas ficaram apenas na quarta posição no mundial de 2007. Com uma equipe totalmente renovada, o time busca voltar aos velhos tempos, quando ganhou todas as provas olímpicas do oito com entre os Jogos de 1920 e 1956.
Os russos acabaram eliminados da final do mundial mas chegam como possíveis candidatos ao pódio mesmo sem terem disputados copas do mundo este ano. Ano passado, fizeram o melhor tempo das eliminatórias da prova no mundial.

Aposta
Canadá- Ouro
Alemanha- Prata
Grã Bretanha- Bronze

2 comentários:

Net Esportes disse...

Fantástico trabalho de vocês nesse blog, ótimas análises, parabéns

se puderem entrem no meu blog

http://netesporte.blogspot.com/

Net Esportes disse...

divulgo no orkut também, é meio difícil a divulgação, o seu eu encontrei no google !!!!!